Powered by Rock Convert

Oferecer serviços de pagamento recorrente ou por assinatura é algo cada vez comum para as empresas. Por meio dessa estratégia, o empreendimento consegue obter maior previsibilidade de lucros mensais, e assim garante o controle das suas finanças.

Serviços de streaming, como a Netflix e o Spotify, também são considerados de assinatura. Afinal de contas, o consumidor quita um valor mensal para utilizá-lo.

Em todo o caso, porém, é importante diferenciar um produto por assinatura de um produto parcelado. Se você adquirir um eletrodoméstico, por exemplo, e parcelá-lo, terá que realizar o pagamento recorrente até que as prestações acabem. Contudo, você adquiriu e recebeu um único produto. Logo, esse pagamento não será para uma opção por assinatura.

Benefícios dos serviços de pagamento recorrente ou por assinatura

  • A principal vantagem desse tipo de opção é a comodidade.
  • Facilidade de pagamento.
  • Usufrui de produtos e vantagens exclusivos para assinantes, algo que torna o serviço mais customizado.

Benefícios dos serviços para a empresa

  • Previsibilidade
  • Fidelização de clientes.
  • Possibilidade de obtenção de um estoque enxuto. Se o empreendedor sabe exatamente o que vai precisar no mês, ele provavelmente não vai adquirir insumos a mais, e assim não haverá desperdícios.
  • O empreendedor geralmente percebe apenas uma pequena taxa de inadimplência. Afinal, o consumidor sabe dessa sua despesa mensal, e irá encaixá-la mais facilmente em seu orçamento.

Como uma plataforma de gestão pode ajudar?

É fundamental que uma empresa que oferece serviços de pagamento recorrente conte com plataforma de gestão para o negócio. Isso porque, esse tipo de aplicativo permite a simples inserção de dados financeiros do empreendimento, tal qual o seu acompanhamento.

Logo, é possível ter maior previsibilidade de lucros. Assim como uma facilidade em verificar o aumento ou queda de assinantes, permitindo, sempre que necessário, mudanças rápidas no projeto de negócios.

Uma boaplataforma de gestão pode permitir a visualização bastante dinâmica e até interativa dos dados financeiros da empresa.

Esse tipo de sistema ainda permite ações como a emissão automática de notas fiscais e de boletos. Ou seja: mais do que facilitar o dia a dia, uma plataforma operacional garante a otimização do tempo de trabalho do responsável, já que ele não precisará fazer cálculos ou percepções de dados de forma manual.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares