Powered by Rock Convert
Os diferentes tipos de empréstimos tem vantagens e desvantagens. É importante conhecer todos para tomar a melhor decisão para você e sua empresa. Quer entender mais sobre o Empréstimo empresarial? Crédito para empresas? Você pode ou não ter? Leia: Empréstimo para empresa: Como funciona? O que é?

Saiba tudo sobre a contratação de empréstimo por pequenas empresas

O sonho de expandir o próprio negócio e conquistar mais clientes impulsiona a contratação de empréstimos pelos pequenos empresários, que recorrem a este tipo de crédito a fim de se destacar no mercado, cada vez mais competitivo. Pensando nisso, organizamos uma série de passos que devem ser percorridos pelos empreendedores para prevenir ao máximo a perda do controle financeiro de seus negócios.

Para começar, é imprescindível avaliar a finalidade do empréstimo. Se o crédito é necessário para melhorias no estabelecimento, bem como para divulgação da marca ou para o pagamento de dívidas da empresa. Se o seu caso for o último, o ideal é renegociar o débito com a instituição financeira e evitar contrair novos compromissos financeiros. Agora se o empréstimo é uma alternativa para conquistar um público mais abrangente, outros passos devem interessar.

Primeiros passos para a contratação de um empréstimo

É importante identificar a necessidade do crédito para saber se o retorno do investimento será de curto, médio ou longo prazo. Alguns empreendedores são resistentes a mudanças devido ao medo de contrair dívidas impagáveis, principalmente em tempos de instabilidade financeira.

Uma alternativa é estar atento ao impacto dos juros nas parcelas e na capacidade de pagamento das prestações. Após a análise dos prós e contras, o empresário precisa de um planejamento para saber se está na hora de arriscar e sair da zona de conforto para expandir os negócios.

Modalidades de empréstimos bancários

Existem algumas necessidades que podem ser observadas pelo empreendedor ao contratar um empréstimo. Em determinadas situações o empréstimo pode estar relacionado a aquisição de um maior capital de giro para que a empresa possa comprar matéria-prima, efetuar pagamento de funcionários e fornecedores a fim de tocar o próprio negócio, sem que as dívidas comprometam o orçamento empresarial.

Outras modalidades são o microcrédito, que consiste um crédito rápido para empresas que faturam, em média, até 200 mil reais por ano. Esta modalidade pode ser utilizada para aquisição de equipamentos, ampliações e, também, para o aumento do capital de giro do negócio.

Existe a possibilidade de adiantamento dos recebíveis, que refere-se ao dinheiro que a empresa tem a receber e transforma os valores em empréstimo de curto prazo. Desta forma, os créditos que o empreendimento receberia de acordo com o prazo negociado com o cliente, vão para o caixa e ajude nas contas e títulos a pagar. Atualmente, é possível obter empréstimos de diferentes formas. Em instituições financeiras ou através de empréstimos online.

As instituições financeiras podem cobrar juros mais altos devido a uma prática chamada de spread bancário, que consiste no valor que os bancos pagam para os investidores a fim de captar recursos para conceder empréstimos a outras pessoas, que pode pesar na hora de contratar um empréstimo. É importante dizer que é necessário uma série de documentos comprobatórios que assegurem o pagamento do valor do empréstimo por parte do empresário.

Outra opção é o empréstimo online, que pode ser requerido de qualquer lugar e tem como vantagem o tempo para a aprovação do crédito, que gira em torno de um mês para ser efetuado. Neste caso, o valor depende do tamanho e do setor empresarial. Esta modalidade normalmente é utilizada para os empreendedores que buscam aumento no capital de giro da empresa e divulgação da marca.

Na maioria dos casos, para obter um empréstimo é importante deixar claro para instituição financeira a possibilidade de ampliação dos seus negócios ou obtenção de mais lucro através de publicidade e propaganda, bem como o compromisso real de pagamento das parcelas do investimento concedido.

Os documentos comprobatórios em relação a regularidade da empresa e, também, as informações financeiras também são necessárias para o sucesso do pedido de empréstimo, porém se diferem de acordo com o banco e tipo de empresa solicitante.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares