Powered by Rock Convert

Para formalizar uma empresa, são necessários alguns passos. Em meio a tantas responsabilidades e novas atribuições, não se deve esquecer da importância e dos benefícios de uma conta bancária PJ para o negócio.

Ao iniciar o processo de abertura de um negócio, você pode se surpreender com a burocracia envolvida. De fato, é preciso estar em dia com documentos, taxas, legislações específicas e algumas particularidades do meio empreendedor para não prejudicar o negócio.

Em meio a um grande volume de novidades para absorver, falar sobre conta bancária pode até parecer irrelevante – teoricamente, seria mais fácil manter as movimentações financeiras na própria conta de pessoa física do empreendedor. Mas é preciso combater esse pensamento, pois ter uma conta bancária de pessoa jurídica para a empresa pode evitar problemas e riscos, além de oferecer várias facilidades e benefícios.

Veja nosso artigo abordando os custos, os benefícios e o retorno para o negócio proporcionados por uma conta bancária PJ.

Custos

Ao abrir uma conta jurídica para uma empresa, é necessário apresentar diversos documentos relacionados tanto à empresa quanto aos donos e sócios. A documentação exigida varia dependendo da instituição financeira escolhida, portanto se informe corretamente.

É interessante comparar os valores praticados por cada instituição antes de escolher em qual abrir a conta. Pesquise o valor referente ao cadastro (o qual pode ser gratuito ou custar em torno de R$30), aos pacotes mensais (bastante variados, sendo recomendado optar pela opção mais conveniente e dentro das possibilidades financeiras do negócio) e à manutenção da conta (cujos valores também mudam significativamente dependendo da instituição financeira).

Leve também em consideração fatores relevantes para você como comodidade e familiaridade com a instituição para calcular o custo-benefício, pois às vezes, botando no papel, um custo mais elevado pode valer bem mais a pena do que a opção mais barata.

Hoje, é possível abrir contas bancárias pela internet. Caso essa opção seja interessante para você, consulte as informações e providencie o necessário para realizar o processo.

Benefícios

Algumas das vantagens oferecidas quando se possui conta bancária PJ para a empresa são:

  • Separação das finanças pessoais e profissionais;
  • Disponibilização de cartões de crédito e débito com condições diferenciadas;
  • Disponibilização de talões de cheque;
  • Disponibilização de crédito para pequenas empresas;
  • Oferecimento de serviços como consórcios e investimentos;
  • Maior organização e controle financeiro.

Ter uma conta jurídica exige atenção e cautela do empreendedor, mas aliada a planejamento e administração eficientes, ela pode ser uma proteção contra diversas questões arriscadas para a saúde financeira da empresa.

Retorno

A abertura de uma conta bancária PJ representa o grau de maturidade financeira do negócio. Isso se deve ao fato de a conta ser exclusivamente relativa às finanças e imagem da empresa, além de administrada pelo representante legal da mesma. Assim, é possível formalizar, organizar e cuidar do negócio de maneira mais séria e comprometida.

Importante ressaltar que as taxas cobradas para manutenção e uso dos serviços pelas instituições financeiras não serão um desperdício de dinheiro se o empreendedor souber como utilizar as ferramentas disponíveis de acordo com as necessidades do negócio.

Escolher corretamente o banco para abrir a conta jurídica pode impactar a saúde financeira do negócio nos bons e maus momentos. Caso tenha avaliado as opções e se certificado de fazer a melhor escolha, se sentirá mais à vontade para conversar com a instituição sobre negociação e descontos.

Além disso, se enxergar no banco um meio de crescer e desenvolver sua empresa, investindo num bom relacionamento com a instituição, poderá aproveitar soluções personalizadas e condições especiais.

É necessário pensar bem na hora de escolher a melhor instituição financeira para abrir uma conta bancária PJ. Mas uma coisa é certa: esse passo é vital para o sucesso da empresa. Tanto a curto quanto médio e longo prazo, é possível reconhecer os benefícios e perceber que superam, e muito, os custos envolvidos.

Achou o artigo útil? Tem alguma dica sobre abertura de contas jurídicas para empresas? Fale para nós na seção de comentários!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares