Powered by Rock Convert

Quer realizar a compra de um imóvel e está considerando a possibilidade de um consórcio mas não sabe muito bem como ele funciona? Então você chegou ao lugar certo, neste texto vamos falar sobre como funciona o consórcio imobiliário, destacar alguns cuidados que precisam ser tomados antes de ingressar nessa solução financeira e ainda responder algumas das principais perguntas sobre o assunto.

Antes de mais nada, vamos começar falando sobre o crescimento do interesse das pessoas pelos consórcios de imóveis.

A modalidade financeira vem se mostrando como a melhor opção para aqueles que querem adquirir um imóvel, seja ele novo ou usado, fazer reformas ou ampliar um imóvel próprio. A abrangência é tamanha que o consórcio também destina-se a pessoas que possuem imóveis não quitados e querem quitar a dívida.

Saiba mais sobre como funciona consórcio imobiliário!

O que é um consórcio imobiliário?

Um consórcio é uma reunião de pessoas que contribuem mensalmente com uma quantidade de dinheiro para manutenção de um fundo comum. O dinheiro é investido por um determinado tempo e com uma cota também previamente definida.

Quais as vantagens de um consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário é uma excelente opção para aqueles que deseja fugir das altas taxas de juros que são cobradas pelos financiamentos na hora de comprar ou reformar um imóvel.

Como funciona o consórcio imobiliário?

Ao comprar uma cota em um consórcio, você está participando de uma espécie de poupança coletiva, essa poupança é destinada a compra de imóveis através de autofinanciamento. Todos os consorciados fazem pagamentos mensais que vão sendo acrescentados ao montante e rendendo lucros.

Mensalmente é feito o sorteio para a contemplação, por meio do qual todos os participantes concorrem em igualdade de condições.

Além disso, os participantes do consórcio podem ofertar lances com o propósito de antecipar a liberação de sua carta de crédito. Na hora de fazer os lances, pode ainda ser usado o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o valor também pode ser usado para aumentar o valor da carta de crédito na hora da compra do imóvel. É importante no entanto, que esteja tudo conforme imposto pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Para quem é indicado?

Os consórcios imobiliários são indicados para aqueles que desejam efetuar a compra de uma casa, mas que não estão com pressa para fazer isso. Afinal de contas, o consorciado precisa esperar ser contemplado ou mesmo o término do prazo contratual para receber a carta de crédito. Além disso, o consórcio imobiliário é uma ótima opção para aqueles que não conseguem economizar por conta própria, já que ao comprar o consórcio, o cliente é obrigado a depositar o dinheiro todo mês.

Como funciona a liberação da carta de crédito?

A carta de crédito é um documento que lhe dá acesso ao valor acordado no consórcio, ela deve ser usada para a compra do imóvel, mas o cliente também pode optar por fazer outro investimento.

Quando a carta é liberada, seu valor pode ser pago diretamente a empresa que está vendendo o imóvel ou ao conveniado. Em casos nos quais o conveniado queria retirar o dinheiro, ele precisa quitar todas as parcelas restantes e aguardar ainda mais 180 dias. Isso acontece porque a política do Banco Central é voltada para a tentativa de usar o consórcio para compra de bens, e não de criação de uma reserva de dinheiro.

Por outro lado, se o participante tem sua carta de crédito liberada, mas não quer usá-la como crédito imobiliário, ele deve continuar pagando as parcelas e o valor da carta será depositado em uma conta bancária da administradora do consórcio.

Cuidados que devem ser tomados na hora de adquirir um consórcio imobiliário

Primeiramente, antes de decidir comprar uma cota de um determinado consórcio, a primeira coisa que você deve fazer é pesquisar se a administradora em questão está devidamente registrada no Banco Central.

É importante ainda, que você procure uma administradora reconhecida, com a qual os clientes tenham experiências positivas e que esteja de acordo com o perfil daquilo que se deseja comprar.

Na hora de realizar a compra outro ponto importante que merece cuidado é o documento de Contrato de Adesão. É nesse documento que estão expostas todas as regras que regem o consórcio contratado, dessa forma, é imprescindível que você o conheça bem. O contrato de adesão determina questões como o valor do crédito, o prazo para pagamento, as condições de contemplação etc.

Esclarecendo algumas dúvidas:

Agora que já explicamos o que é consórcio imobiliário, como ele funciona e os cuidados necessários na hora de contratar um consórcio, confira as respostas para algumas das principais dúvidas relacionadas aos consórcios imobiliários.

Posso comprar casa, apartamento ou terreno com um consórcio de imóvel?

Sim! Você pode usar o crédito do seu consórcio para comprar qualquer tipo de imóvel, o importante é que o imóvel que você deseja comprar esteja devidamente legalizado e com sua documentação atualizada.

O que fazer se eu não consigo mais pagar o consórcio de casa?

Quando um consorciado tem problemas para pagar as parcelas e percebe que não vai mais conseguir cumprir com o acordado, ele pode explorar três opções. A primeira delas é passar sua participação para outra pessoa, essa pessoa estará comprando a sua cota. A segunda opção é procurar outro bem a mesma administradora esteja financiando e fazer a troca, isso pode suavizar suas parcelas. A terceira opção é, infelizmente, ir até a empresa do consórcio e finalizar sua participação no mesmo, esse processo envolve o pagamento de uma multa e o dinheiro já pago ficará retido até que você seja contemplado e possa retirá-lo.

O que fazer se o imóvel que eu quero tiver um preço diferente da minha carta de crédito?

Quando a casa é mais cara que o valor da carta de crédito, você pode completar o valor com dinheiro, pode ainda usar o saldo do FGTS para isso. Nos casos em que o imóvel custa menos que a carta, aproveite para pagar parcelas do consórcio, taxas relacionadas ao registro do imóvel ou ao IPTU.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares