Powered by Rock Convert

Quando o final do ano se aproxima sempre chega aquela vontade de receber o 13º salário. O dinheiro que é tão esperado por todos e faz muitos planos saírem do papel, mas muitas pessoas não sabem como usar corretamente essa grana extra.

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre quem tem o direito de receber o 13º salário, então são elas: trabalhadores de carteira assinada (CLT), aposentados e pensionistas do INSS. Se você está nesse grupo, pense muito bem no que fará com o seu dinheiro extra.

É preciso saber como usar o 13º salário e o que realmente é prioridade.

Independente do valor que vai receber no final do ano, se conseguir realizar um bom planejamento pode sair do vermelho e ainda aproveitar com lazer e quem sabe até com aquelas férias.

Pense em quitar suas dívidas

É preciso sempre pensar se não vale a pena pagar suas dívidas com o 13º salário, essa pode ser uma opção para sair do vermelho. Caso você esteja muito endividado, pode optar em pagar as dívidas mais caras, aquelas que você não consegue pagar com o seu salário mensal. É sempre bom pensar nas contas que possuem os juros mais altos, que sobem descontroladamente. Esse pode ser o caso de quem tem dívidas de cartão de crédito e cheque especial.

Pode aproveitar esse dinheiro e iniciar o ano com saldo positivo

Você pode fazer um planejamento de tudo que precisa pagar no início do ano, isso inclui material escolar, IPVA, IPTU e qualquer outra conta que tenha para pagar. Se você não tem dívidas para pagar, pode separar essas contas que ainda vão vencer e pagar com o 13º salário. Essa pode ser uma boa dica para começar o ano sem dívidas.

Tente não fazer compras por impulso

Muitas pessoas não sabem controlar quando estão com um dinheiro a mais no bolso, e pode ser ainda pior quando recebem um salário extra. Então, tente fugir das compras por impulso e lembre-se que o 13º salário pode realizar alguma meta importante na sua vida.

Sempre pesquise para conseguir economizar

Muitas pessoas querem usar essa renda extra para comprar presentes de natal, essa não é uma atitude errada. O que pode ser considerado errado é se você não realizar uma pesquisa de preços. Lembre-se que essa é uma excelente forma de economizar e ainda sobrar uma graninha.

Compre alguma para você

Você trabalhou o ano todo e merece essa grana extra no final do ano. Por isso, reserve um dinheiro para se presentear. Pense em algo que queira muito e não conseguiu comprar durante o ano. Você também merece!

Esse dinheiro extra pode ser o primeiro passo para começar a investir e melhorar suas finanças.

Reserve esse dinheiro

Já pensou em pegar o seu 13º salário e guardar como uma reserva de emergência? Se você não está no vermelho e suas contas estão em dia, invista ao menos uma parte desse dinheiro. Quem sabe essa não é uma forma de começar a poupar e melhorar o seu orçamento?

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares