Powered by Rock Convert

Não são poucas as pessoas que estão endividadas ou com o CPF negativado nos Órgãos de Proteção ao Crédito.

Mas saiba que é possível resolver essa situação e para te ajudar falaremos aqui sobre um programa oferecido pelo Procon.

Trata-se do PAS – uma iniciativa da entidade, que visa dar dicas práticas para que a pessoa endividada regularize a sua situação. Veja a seguir como funciona:

O que é o PAS?

A sigla significa Programa de Apoio ao Superendividado. É uma ação do Núcleo de Tratamento do Superendividamento do Procon de São Paulo.

Inscrição no PAS pode ser feita pela internet ou presencialmente. Saia das dívidas já!

Qual o objetivo principal do PAS?

O objetivo é oferecer ajuda às pessoas que têm muitas dívidas, orientando-as a como renegociar esses débitos junto aos credores.

Quais dívidas podem ser atendidas através do PAS?

O PAS auxilia os consumidores que têm dívidas em aberto ou vencer, que se referem a empréstimos, financiamento, compra de produtos e serviços e crédito em geral.

Há limite de valores?

Não, a orientação acontece independentemente do valor da dívida do consumidor.

Quem pode participar do PAS?

Podem aderir ao programa todas as pessoas físicas, com mais de 18 anos e consideradas capazes e com dívidas em aberto. Os agentes do programa farão uma avaliação para verificar se o consumidor se encontra em situação de superendividamento.

Que documentos preciso levar para ser atendido pelo PAS?

Para ser auxiliado pelos agentes especializados, o consumidor deverá levar no dia do atendimento:

Powered by Rock Convert

– RG, CPF e comprovante de endereço;

– Comprovantes de despesas essenciais, como: luz, água, telefone, gás, alimentação, educação, saúde, transporte, entre outros. Se não tiver comprovantes de algum desses gastos, o consumidor deverá anotar em um papel o quanto arca com esses débitos fixos.

– Demonstrativos das dívidas: extratos bancários, faturas de cartões de créditos, carnes de lojas, entre outros.

– Comprovantes da renda: próprio, complementar (se houve, como pensão) e familiar (caso os familiares ajudem no pagamento das contas básicas do cidadão);

– Preenchimento da planilha orçamentária, que poderá ser feito no momento do atendimento, com o auxilio dos agentes do programa.

Como se inscrever no PAS?

O consumidor pode se inscrever no programa de duas formas: pela internet e presencialmente.

Pela internet:

O consumidor pode se cadastrar no site do Procon-SP. Nesse caso, deve acessar o link do programa e escolher a opção “Atendimento Semipresencial” e ler as orientações sobre os dados e documentos que irá precisar para se cadastrar.

Em seguida, deve acessar a opção “Cadastro Preliminar para a Inscrição no PAS – Clique Aqui”. O cadastro será aberto e, após preenchido e submetido, trará as opções de dias e horários para o atendimento presencial.

Presencialmente

O usuário poderá agendar a sua participação em no posto Procon-SP (Rua Barra Funda, 1.032), que funciona das 9h30 às 17h. OBS: No local deve procurar pelo Núcleo de Tratamento do Superendividamento.

Há algum requisito para participar do PAS?

Sim, no dia do atendimento é obrigatório que, primeiramente, o consumidor assista a palestra sobre Superendividamento.

A participação é gratuita?

Sim, todo o processo é gratuito.

Aproveite essa chance e se inscreva no PAS. Saia das dívidas com ajuda do Procon-SP e garanta a sua tranquilidade!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares