Ter um bom gerenciamento financeiro é fundamental em qualquer área.  Esse controle ajuda na organização orçamentária, permitindo que pessoas e empresas, por exemplo, saibam exatamente suas condições para cada mês.

É importante destacar que essa ideia vale tanto para o mundo do trabalho como para a realidade individual de cada um, ou seja, dentro de suas casas, na vida particular. Isso pode ser o diferencial para que uma pessoa ou empresa fique endividada ou não, tenha lucros ou não, etc.

Nesse artigo veremos tudo sobre o gerenciamento financeiro. Aqui, entenderemos de que maneira o gerenciamento impacta nas finanças todos os meses, entendendo os benefícios de um bom gerenciamento e as consequências de um controle desorganizado. Confira!

Controle financeiro

Para começar, vale destacar que, para o mundo empresarial, por exemplo, o grande objetivo das empresas é a obtenção de lucro. Naturalmente, esse lucro é obtido através das vendas dos produtos ou da prestação de serviços que a empresa oferece.

Sabemos que todo mês as empresas precisam vender os seus produtos ou serviços para conseguir uma margem de lucro interessante para continuar funcionando, certo? Mas, como obter essa margem sem extrapolar os gastos? Como não perder dinheiro no final do mês, endividando a empresa?

Bom, esse resultado passa muito pelas estratégias utilizadas por cada empresa. O controle financeiro não passa apenas pelas anotações de vendas em uma planilha. São outras estratégias que fazem parte dessa rotina. Para empresas que estão começando, por exemplo, o uso de softwares organizacionais e de controle, como um crm, podem fazer toda a diferença.

Esses softwares organizacionais, como o de gestão e customização de clientes, ERP, entre outros, ajudam as empresas a organizarem seus gastos, entender potenciais receitas, diferença entre o que será gasto e o que será ganho, etc. 

O software ou sistema de gerenciamento de clientes, ou seja, o crm plano, por exemplo, ajuda na gestão dos clientes de uma empresa e isso pode impactar diretamente na receita no final de cada mês, visto que, são esses clientes que consomem e compram os produtos.

Dessa forma, o controle financeiro de uma empresa passa por vários aspectos, que muitas vezes não são discutidos e pensados pelos empresários, dificultando e impactando negativamente na gestão. 

Qual a importância de um bom gerenciamento na empresa e no controle pessoal

Quem já passou por uma crise financeira sabe o quão difícil é passar por essa situação. Não saber quanto dinheiro tem para utilizar no dia a dia, não saber como as dívidas serão pagas, quanto entra e quanto sai. Todas essas situações geram uma série de emoções e tensões que dificultam a rotina das pessoas no dia a dia, tais como:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Infelicidade;
  • Irritabilidade;
  • Outros.

Nesse sentido, assim como um crm gratis pode impactar diretamente na gestão dos clientes de uma empresa, um bom gerenciamento, seja na empresa ou no controle pessoal, impacta diretamente na rotina e também na continuidade de projetos.

Esse gerenciamento é fundamental para que as empresas consigam entender sua margem de lucro, o quanto podem utilizar todos os meses, o que precisa ser investido e o que não precisa, etc. Para o controle pessoal, funciona da mesma maneira.

Benefícios e consequências

Sabendo da importância de um bom gerenciamento das finanças, a partir do controle financeiro e das práticas internas da empresa, como o controle de leads, por exemplo, é importante conhecer os benefícios e as consequências dessas atribuições.

Primeiramente, um bom gerenciamento financeiro pode impactar diretamente no sucesso ou não de uma empresa.  Se uma corporação não possui esse gerenciamento, não entende de fluxo de caixa, nas despesas que possui, financiamentos, capital de giro, entre outros aspectos, ela pode acabar se endividando rapidamente, dificultando a continuidade.

Além disso, o controle financeiro, alinhado ao uso de softwares organizacionais, como o comercial crm, podem permitir que a empresa cresça no mercado por meio de novos investimentos, contratação de novos profissionais especializados, etc.

As consequências da falta de um bom gerenciamento financeiro podem ser as piores possíveis, como o endividamento individual ou da empresa, falência e fechamento dos negócios. 

Para quem está começando a entrar no mundo empresarial, investindo em sua própria empresa, independentemente do setor, entender sobre esse controle financeiro é fundamental para conseguir emplacar no mercado, que é altamente concorrido. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Comentários