Powered by Rock Convert

A cada ano que você não aciona seu seguro, você consegue desconto que vai aumentando ao longo do tempo. Assim, se você for mudar de corretor, informe seu seguro atual para ele aproveitar o bônus e você ganhar o desconto.

O que é o bônus do seguro do carro?

O bônus do seguro do carro é uma premiação oferecida pelas seguradoras aos motoristas que não tiveram nenhum sinistro, como um roubo ou uma batida, por exemplo; durante um determinado período de tempo, geralmente um ano.

Como funciona a classe dos bônus?

Na primeira vez em que você faz o seguro do seu carro ele é qualificado como Classe 0 (zero), já que ainda não tem nenhum histórico junto às seguradoras. Se após o final desse ano você não tiver registrado nenhum sinistro, ao renovar a sua apólice você será classificado como Classe 1, se renovar novamente será classificado como Classe 2, e assim sucessivamente.

Cada classificação corresponde a uma diferente porcentagem de desconto. Por exemplo, Classe 0 – 0% de desconto; Classe 1 – 10% de desconto; Classe 2 – 15% de desconto; Classe 3 – 20% de desconto, e assim sucessivamente, até chegar à Classe 10. As seguradoras geralmente usam essas classes e porcentagens, mas não são fixas.

A cada ano que você não aciona o sinistro do seu carro, respeitando prazos e renovando apólices com antecedência, você “sobe” uma classe.

Eu posso perder minha pontuação?

Você perde uma classe cada vez que aciona o seguro, isso porque a seguradora terá gastos com você cada vez que precise dela.

Powered by Rock Convert

Outro fator que te leva a perder gradualmente o bônus é a não renovação do seguro dentro do prazo estipulado pela seguradora. Até 120 dias perde uma classe, até 180, perde duas classes e mais de 180 dias sem contratar nenhuma apólice, você perde totalmente a classificação e retorna à estaca zero. Também pode perder classes com atrasos, assim como atrasos após liquidação de sinistros.

Veja o período e os pontos que pode perder pela demora na tabela a seguir:

Período de Renovação (dias corridos) Aplicação da Classe de Bônus
Até 30 dias de vencimento da apólice Conceder 1 Classe
De 31 a 60 dias de vencimento da apólice Manter a Classe
De 61 a 120 dias de vencimento da apólice Reduzir 1 Classe
De 121 a 180 dias de vencimento da apólice Reduzir 2 Classes
A partir de 181 dias após vencimento da apólice Excluir a Classe de Bônus

Eu perco minha classe de bônus se eu mudar de carro, seguradora ou corretora?

Não! A classe de bônus é um benefício atrelado ao segurado e não ao veículo, à corretora ou à seguradora. Assim, se você escolher mudar alguma coisa na renovação e não sofreu nenhum sinistro na vigência, seu bônus continua com você.

Se resolver trocar de corretora ou de seguradora no meio da vigência, será necessário cancelar sua apólice atual, mas você continuará com sua classe de bônus.

Já se trocar de carro enquanto o seu seguro ainda está vigente, será necessário realizar um endosso do seu seguro. A seguradora fará uma reavaliação do risco e fará a correção do preço do seguro de acordo com ele, podendo deixar o seu seguro mais caro ou mais baixo.

Posso transferir minha classe de bônus para outra pessoa?

No geral, o benefício da classe de bônus é pessoal e não pode ser transferido para outras pessoas, mas existem situações específicas como, transferência entre sócios, cônjuges ou filhos do segurado. Esse processo é conhecido como Transferência de Direitos e Obrigações (TDO).

Lembre-se!

Não esqueça que a classe de bônus é muito importante para calcular o preço na hora de renovar o seu seguro!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário