Powered by Rock Convert

Um dos maiores benefícios de zelar por manter as suas contas em dia, é o de adquirir credibilidade. E como o próprio termo já diz, ter credibilidade significa ser confiável, ou seja, ser uma pessoa que arca com as suas responsabilidades. Dessa forma, fica fácil compreender o que significa crédito, certo?

Portanto, é muito importante possuir crédito, visto que uma pessoa que o possui, demonstra confiabilidade e responsabilidade com seus compromissos.

Então veja aqui o que é e como funciona o crédito, e tire todas as suas dúvidas.

O que significa crédito?

Credibilidade é um substantivo derivado de crédito, que por sua vez, significa coisa confiada. Por isso, o significado de crédito está associado a qualquer relação ou transação que sugere confiança. Pode-se considerar um crédito, uma quantia de dinheiro que uma pessoa deve a uma entidade (por exemplo, um banco) ou à uma pessoa. Essa dívida sugere uma relação de confiança para a concessão desse crédito.

Portanto, como o crédito está diretamente ligado à confiança, todo tipo de trâmite que envolva confiança entre as partes, pode ser considerado um tipo de crédito. Como, por exemplo, o banco que empresta dinheiro para o cliente está dando crédito (cedendo confiança) a ele; o cartão de crédito já possui esse nome justamente porque fornece um valor de compras ao cliente baseado na confiança, ou seja, a operadora do cartão de crédito confia que esse valor será quitado; e assim por diante.

Quanto a pessoa que empresta dinheiro à alguém (seja para um indivíduo ou para uma instituição), é denominado credor, pois, considerando ainda o critério da confiança, o credor “crê” que receberá seu dinheiro de volta.

Além disso, crédito também pode significar autoridade ou reputação, como por exemplo, os créditos de algum conteúdo publicado, indicam a propriedade dos direitos autorais do produtor do conteúdo. Assim também, quando alguém realiza algo, pode-se dizer que a pessoa receberá os créditos por isso, fazendo com que crédito, nesse caso, signifique reputação. Mas tome cuidado pois crédito rápido e muito fácil pode ser perigoso

Assim, o crédito sobre uma pessoa costuma ser medido por seu histórico, logo, é geralmente obtido através de atos positivos desta pessoa. Por exemplo, dizemos que um estudioso renomado, com livros publicados e PhD, possui crédito em assuntos relacionados ao seu tema de estudos.

Dessa forma, entender o que significa crédito abre margem para que as pessoas compreendam a importância de manter sua reputação, ou seja, sua confiabilidade.

O que é e como funciona o Crédito Pré-aprovado?

Explicando de maneira simples, o crédito pré-aprovado é um tipo de empréstimo em que você, quando correntista de um banco, pode pegar a qualquer momento, sem necessidade de análise de crédito e renda, e sem perder tempo.

Powered by Rock Convert

Apesar de parecer bastante com o famoso cheque especial, há uma diferença muito grande: ele não solicitado de forma automática quando sua conta está no negativo, para conseguir o crédito pré-aprovado é preciso pedir o serviço em um caixa eletrônico de sua agência.

Como qualquer empréstimo, você terá um prazo para pagar ao banco, com reajustes e juros, mas como o valor proposto no crédito pré-aprovado é determinado pelo banco, de acordo com uma análise mensal feita pela instituição, as chances de você poder arcar com o empréstimo são bem grandes. Outras questões como juros, custos de operação e prazos de pagamento variam de banco para banco.

Vantagens e desvantagens do Crédito Pré-aprovado

Confira as principais vantagens do Crédito Pré-aprovado:

  • Empréstimo rápido: Basta solicitar o crédito em qualquer caixa eletrônico. Se você quer contar com uma grana extra em poucos dias, ou pegar um empréstimo rápido para completar o valor de algum gasto ou fazer um pagamento necessário, o crédito pré-aprovado é uma boa opção;
  • Para os que pretendem antecipar uma dívida, usar esse tipo de crédito é uma boa opção, as taxas de juros são mais baixos que os do cheque especial, por exemplo, e o risco de endividamento é bem menor.

Confira as principais desvantagens Crédito Pré-aprovado:

  • Não é possível negociar a dívida ou as taxas de juros, como em outros tipos de empréstimo. Apesar de a grana sair de forma rápida, todos esses detalhes são determinados pelo banco, sem possibilidade de alteração. Então, antes de pegar o crédito pré-aprovado por impulso, tenha uma noção dos valores e avalie o custo final do empréstimo;
  • Esse tipo de empréstimo não lhe ensina a lidar melhor com o seu dinheiro. Utilizar o crédito pré-aprovado significa contrair uma    dívida, o que é uma preocupação, caso você não tenha noção de como arcar com os valores. Você pode gerar um endividamento muitos vezes desnecessário, pegando esse tipo de empréstimo, somente para gastar em situações pouco usuais, que poderiam ser consideradas mais a frente.

Porque existe o conceito de crédito

Como o crédito trata-se  de um termo que traduz confiança e deriva da expressão “crer”, ou seja, acreditar em algo, ou alguém, o crédito, sob o aspecto financeiro, significa confiar recursos financeiros a um tomador, para empregar na quitação de despesas, aplicar em investimentos, financiar a compra de bens, etc.

Para entender um pouco sobre a origem do conceito de fornecer crédito, as primeiras instituições financeiras da história, ou seja, os “bancos” ou casas de crédito, da época, contavam com clientes que depositavam seus bens em ouro e prata para ficarem armazenados com segurança nesses locais.

Com o tempo, essas instituições financeiras notaram que nem todos os clientes que haviam depositado seus metais preciosos (ouro e prata), faziam retirada ao mesmo tempo, de modo que boa parte desses itens permaneciam sob os cuidados da instituição. Isso ocorria por segurança, ou seja, as pessoas mantinham os seus valores guardados nesses locais, por serem mais seguros e confiáveis. 

No entanto, já haviam pessoas, como mercadores e os primeiros empreendedores no ramo da tecelagem, que precisavam de recursos para expandir os seus negócios. Por isso, essas instituições então passaram a emprestar os valores depositados pelas pessoas, e em troca cobravam uma remuneração pelo uso desses bens, durante o tempo em que os mesmos fossem utilizados. Foi aí então que nasceu o conceito que hoje é mais conhecido como cobrança de juros.

Esse trâmite de empréstimo traduz bem o conceito de crédito, visto que essas instituições emprestavam para comerciantes, exigindo garantias em troca. Hoje, no entanto, o crédito tem que ser responsável e formalizado: empréstimos e financiamentos concedidos devem gerar consumo consciente, e ser efetivados a partir de trâmites contratuais junto às instituições financeiras. 
O cartão de crédito demonstra um acordo de confiança entre o consumidor e a administradora do cartão.

Pensando então no conceito de crédito e o que isso acarreta às pessoas como consumidoras, vale ressaltar a importância de manter um histórico de bom pagador, e mais que isso: manter o histórico de pessoa confiável.

Hoje, é possível observar a grande quantidade de pessoas que acabam perdendo sua credibilidade, por endividamento com cartão de crédito, por exemplo, cujos infelizmente fornecem a ilusão de poder de compra para as pessoas que têm menos facilidade para controlar e administrar seus gastos.

Portanto, fique atento e mantenha o crédito sempre disponível para você!

Ficou claro o que significa crédito? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui! Além disso, deixe sua opinião e experiência acerca de crédito e credibilidade!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares