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Responsabilidade social pode ser difícil de contextualizar, mas é fácil identificar o que não é um comportamento responsável socialmente por parte de uma empresa.

Quando pensamos em ações como a entrega de brinquedos no Natal ou de ovos de chocolate na Páscoa não estamos falando de RS (Responsabilidade Social), mas de filantropia. A confusão é comum, uma vez que, tanto ações de filantropia acabam sendo confundidas com a prática de Responsabilidade Social por parte da empresa, quanto o inverso. Mas afinal, o que vem a ser um comportamento socialmente responsável?

Responsabilidade Social em pormenores

O debate em torno do termo Responsabilidade Social está em alta e o ouvimos acertadamente ou erroneamente empregado praticamente em todo lugar. De modo geral, quando de fato utilizado para expressar um comportamento socialmente responsável, coerente e adequado, adotado por parte da classe empresarial, expressa uma mudança de vida significativa para funcionários e para a comunidade, promovidas por uma determinada empresa.

Quando uma empresa adota um comportamento responsável a forma como passa a ser vista pela comunidade concomitantemente muda, uma vez que um dos preceitos básicos da RS é melhorar a vida das pessoas envolvidas em seus processos produtivos além daqueles direta ou indiretamente afetados por ele.

Bom, agora que sabemos que a prática de responsabilidade social pode contribuir para melhorar a vida da comunidade como poderíamos conceitualizar este termo de forma que você não se esqueça?

Quando falamos de responsabilidade social estamos falando de um compromisso ético e moral que a empresa ou empreendimento adota junto à sociedade civil em que se compromete a buscar um mundo mais justo e igualitário, promovendo o acesso e a qualidade de vida principalmente de grupos minoritários presentes nesta comunidade. Quando falamos de RS não estamos falando de programas de apoio ou ajuda sistêmica voltado especificamente para funcionários, falamos de um programa de intervenção voltado para a melhor qualidade de vida de funcionários e da comunidade formada em volta daquela instituição.

Se uma determinada empresa realiza uma campanha para arrecadar diversos brinquedos que serão doados no Natal para crianças carentes, embora atenda a um dos princípios do conceito de Responsabilidade Social (ações que visem o bem estar local bem como da sociedade civil, não partindo expressivamente da visão capitalista e nem buscando o lucro como principal objetivo) não temos uma ação de RS justamente por falta de continuidade.

Com a doação dos brinquedos estamos falando de ações pontuais.

Embora agreguem valor à vida destas crianças, é uma ação esporádica e não pode determinar se o comportamento da empresa é ou não socialmente responsável. Responsabilidade Social diz respeito a ações que são incorporadas às políticas de atuação da empresa, por exemplo:

Além da entrega de brinquedos no final do ano, são mantidos pelo empreendimento ações de caráter sociocultural que visam o entretenimento e a inserção destes jovens nos espaços culturais, bem como o cultivam o sentimento de pertencimento e promovem oportunidades de aprendizado e crescimento.

A RS é toda e qualquer ação que envolva todo o núcleo empresarial, sendo de caráter contínuo, voluntário (dentre as ações de responsabilidade social não são considerados as ações feitas com o intuito de cumprir determinações legais ou em benefício próprio. Ex: fazer doações para ONGs ou instituições filantrópicas ou ser patrocinador em eventos culturais visando abatimento de impostos) e em prol da comunidade ou sociedade civil.

A ações que podem fazer parte de um programa de RS de uma empresa são as mais diversas, desde questões envolvendo o meio ambiente, saúde, dentre inúmeros outros

O que a empresa pode fazer dentro do conceito de Responsabilidade Social?

As ações de RS de uma determinada empresa podem abranger as mais diferentes áreas, desde cultura, esporte, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.

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As ações feitas, independente das áreas em quais estão catalogadas, devem contribuir para a melhor qualidade de vida da comunidade e da sociedade civil. O principal objetivo dentre outros é minimizar os efeitos negativos que a atuação de uma determinada empresa pode ocasionar.

Benefícios de adotar uma postura socialmente responsável

A imagem da empresa tende a melhorar: Melhor do que qualquer campanha de publicidade que muitas vezes pode vender uma imagem que as pessoas que estão em torno do empreendimento não vêem, ações de RS podem favorecer a imagem da sua empresa e o que as pessoas estão falando dela.

Cria-se desta maneira uma onda de boas impressões da sua empresa.

Sendo este o segundo principal benefício de se investir em uma postura socialmente responsável por parte da sua empresa, quanto mais ativa e participativa a sua marca for aos processos de transformação ou de interesse social, mas o seu empreendimento tende a ser reconhecido.

Ao propiciar oportunidades de capacitação para jovens de baixa renda da comunidade onde está inserida, a empresa está firmando o seu compromisso com a comunidade além de dar a possibilidade de aqueles jovens integrarem o seu roll de funcionários.

Engajamento: Quando você envolve seus colaboradores em ações de RS eles sentem-se valorizados e o espaço de trabalho deixa de ser um lugar unicamente automatizado.

Engajados e envolvidos em seu trabalho em reação em cadeia temos uma melhor e mais rápida linha produtiva e um ambiente de trabalho mais feliz. Consequentemente temos uma empresa com maior poder competitivo.

Exemplo a serem seguidos

Ficou curioso para conhecer algumas empresas que adotam uma postura de RS, mostrando-se engajadas com a sociedade civil?

Separamos algumas para você (a ordem em que elas aparecem não representam nenhuma predileção de nossa parte);

Banco do Brasil: o Banco do Brasil possui um programa de educação financeira para famílias de baixa renda tendo como principal objetivo evitar o endividamento familiar e promover maior conscientização em relação a sua própria administração financeira.

Natura: uma das marcas mais populares de cosméticos por catálogo, a Natura atua na capacitação de famílias de baixa renda para uma correta extração de óleo natural para melhor rendimento e qualidade.

Amanco: Provavelmente você leu cantando. A empresa Amanco utiliza em sua matéria prima material com menor capacidade poluente. Minimizando, desta forma, os impactos ambientais de sua atuação.

Unilever: a Unilever, como postura responsável socialmente, tivemos a ação da marca de alterar a fórmula do seu carro-chefe, o sabão em pó Omo, diminuindo com isso a quantidade de gases do efeito estufa presentes em sua composição.

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