Powered by Rock Convert

Neste relatório você vai ficar por dentro do que aconteceu de mais importante no cenário político-econômico do Brasil e do mundo na última semana. Confira!

O destaque da semana ficou por conta do rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela S&P. A agência de classificação cortou a nota de longo prazo de “BB” para “BB-“, alterando a perspectiva de negativa para estável. A justificativa para o rebaixamento foram os progressos menores do que esperado na aprovação de medidas para corrigir a questão fiscal, além da instabilidade política.

Enquanto isso, na Ásia, as importações de petróleo da China recuaram em dezembro, após alcançarem uma máxima de três anos no mês anterior. No ano de 2017, as importações subiram 26,9%.

S&P rebaixa nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s decidiu cortar a nota de longo prazo do Brasil de “BB” para “BB-”, alterando a perspectiva de negativa para estável. A justificativa para o rebaixamento foi o argumento de o que país está fazendo progressos menores do que o esperado na aprovação de medidas para corrigir a questão fiscal, como a reforma da Previdência. A instabilidade política também foi citada.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o comunicado corrobora o que já vem sendo falado sobre os avanços obtidos na economia e a necessidade de aprovar as medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo Michel Temer. A demora do Congresso para aprovar as medidas de correção dos problemas, de acordo com o ministro, é um desafio a ser supera

Índice de Preços ao Consumidor

O desempenho atipicamente positivo dos alimentos fez a inflação ficar, pela primeira vez, abaixo do piso da meta do Conselho Monetário Nacional, de 3% em 2017. O IPCA foi de 2,95% no ano, a menor taxa desde 1998. Apesar disso, o avanço de 0,44% do índice em dezembro indicou que o cenário de inflação tão baixa não se perpetuará em 2018.

Ministério do Trabalho

A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) permanecerá impedida de tomar posse como ministra do Trabalho de acordo com a decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A estratégia do governo federal em orientar a Advocacia-Geral da União (AGU) a recorrer novamente ao TRF contra a suspensão da posse, decidida em primeira instância pela Justiça Federal de Niterói (RJ), fracassou após os recursos serem negados pelo juiz federal Vladimir Vitovsky.

Cristiane Brasil foi condenada em 2016 a pagar R$ 60,4 mil em dívidas trabalhistas a dois ex-motoristas, dessa forma, argumenta-se que a sua posse fere o princípio constitucional da moralidade. Apesar disso, a AGU invoca o princípio constitucional da “separação de poderes” para argumentar que o Judiciário não pode interferir em decisões administrativas do Executivo, como a nomeação de posse de ministros de Estado.

Corrida presidencial

O presidente Michel Temer declarou que Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda, seria um “grande presidente”.

Na sua página do Facebook, o empresário e apresentador Luciano Huck rejeitou a possibilidade de concorrer a cargo público nas eleições de outubro. Essa resposta ocorre após o Partido dos Trabalhadores acionar o TSE contra a entrevista de Huck no “Domingão do Faustão”, da TV Globo. Segundo o partido, a fala se tratava de abuso dos meios de comunicação e de poder econômico considerando a legislação eleitoral.

EUA

O nome de Oprah Winfrey, ex-apresentadora da TV norte-americana, foi incluído na lista de potenciais presidenciáveis democratas para 2020 após discurso de tom político na cerimônia do Globo de Ouro. Oprah, que virou um ícone do movimento negro e a primeira mulher afro-americana a se tornar bilionária no país, apoiou Hillary Clinton em 2016.  

Europa

O Banco Central Europeu pode mudar a orientação aos investidores neste início de ano para melhor refletir a recuperação econômica da zona do euro, segundo ata do banco. Com isso, o BCE deu mais um passo em direção à normalização da política monetária.

A economia da Alemanha cresceu 2,2% no ano passado, o melhor desempenho em seis anos. A expectativa para 2018 é de uma aceleração adicional do crescimento, para 2,5%. O crescimento foi impulsionado pelos elevados níveis de consumo dos alemães. A baixa taxa de desemprego contribuiu para estimular os gastos. Na zona do euro, a taxa de desemprego caiu a 8,7% em novembro, ante 8,8% em outubro.

Ásia

As importações de petróleo da China recuaram em dezembro, depois de alcançarem uma máxima de três anos no mês anterior. As importações chinesas de petróleo ficaram em 8,43 milhões de barris diários em dezembro, recuando dos mais de 9 milhões alcançados em novembro. No ano de 2017, como um todo, as importações subiram 26,9%.

Powered by Rock Convert
Author

Toro Radar é uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Escrever comentário

Shares