Powered by Rock Convert

Neste relatório você vai ficar por dentro do que aconteceu de mais importante no cenário político-econômico do Brasil e do mundo na última semana. Confira!

Os destaques desta semana ficam por conta do adiamento da votação do STF para restrição do foro privilegiado. Nos EUA, a divulgação da ata do FOMC não trouxe surpresas em relação à possibilidade de elevação dos juros.

A prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, ficou abaixo do piso das expectativas dos analistas do mercado. O índice desacelerou para 0,32% em novembro, de 0,36% do mês anterior.

No acumulado do ano, foi registrada alta de 2,58%, menor variação para o período desde 1998. O resultado indica que há a possibilidade de corte adicional da taxa básica de juros pelo Banco Central no início do próximo ano.

De acordo com previsões do Banco Central, os investimentos diretos no país (IDP) deverão registrar recuo até dezembro, fechando em US$ 75 bilhões. Em outubro, os ingressos seguiram robustos, somando US$ 8,240 bilhões, mas a expectativa oficial é que, em novembro, caiam para metade desse valor.

.Foro Privilegiado

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, pela segunda vez, o julgamento da proposta que pretende limitar o alcance do foro privilegiado a crimes cometidos por parlamentares durante e em razão do mandato. Os delitos praticados antes da posse e que não guardam qualquer relação com o exercício do cargo seriam levados à primeira instância da Justiça.

Na sessão desta semana, a maioria dos ministros se manifestou a favor de restringir o foro privilegiado. No entanto, o ministro Dias Toffoli pediu mais tempo para estudar o processo e, com isso, impediu a decisão imediata da Corte. Em junho, o placar ficou em 4 a 0 em favor da restrição.

.Cenário Corporativo

A mineradora Vale informou que suas ações preferenciais (VALE5) serão negociadas na B3 somente até sexta-feira (24). A partir de segunda-feira (27) a companhia terá apenas ações ordinárias (VALE3) em circulação. Essa mudança faz parte dos preparativos para adesão ao Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da B3.

.EUA

Essa semana foi marcada pelo baixo volume na Bolsa de Valores norte americana devido ao feriado de Ação de Graças, que deixou o mercado fechado na quinta-feira (23) e com o horário reduzido no pregão nesta sexta-feira (24).

O destaque ficou por conta da divulgação da ata da Reunião de política monetária do FOMC, que não trouxe muitas surpresas. A ata apontou que os integrantes devem elevar a taxa de juros no “curto prazo” dado o fortalecimento da economia, embora alguns membros tenham defendido que o movimento pode depender de sinais de fortalecimento da inflação.

.Europa

A zona do euro registrou índice de gerentes de compras (PMI) composto em 57,5 pontos em novembro, de 56 pontos em outubro. O resultado é o maior em mais de seis meses, indicando expansão da atividade econômica e fortalecimento da expansão das empresas.

.Ásia

No Japão, as exportações avançaram 14% ao ano em outubro, contra expectativa de 15,5%. O resultado foi influenciado pela forte demanda no exterior por carros e ferramentas para fabricar semicondutores, conforme informado pelo Ministério das Finanças do país.

Powered by Rock Convert
Author

Toro Radar é uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Escrever comentário

Shares