Powered by Rock Convert

Neste relatório você vai ficar por dentro do que aconteceu de mais importante no cenário político-econômico do Brasil e do mundo na última semana. Confira!

Os destaques da semana ficaram para a reunião do Copom, que aconteceu na quarta-feira e terminou com o anúncio de mais uma queda na taxa Selic. A Petrobras aumentou o preço médio do gás de cozinha e a peça publicitária sobre a reforma da previdência pode voltar a ser veiculada.  Nos EUA, o presidente Donald Trump tomou a decisão de reconhecer oficialmente Jerusalém como capital de Israel e mudar o a embaixada do país.

.Economia

De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1% no 3º trimestre, em comparação com o trimestre anterior, mostrando a terceira elevação seguida. Os dados mostraram avanço da indústria e do setor de serviços, sendo este último correspondeu ao maior peso na composição do nível de atividade econômica. Por mais um trimestre consecutivo, o consumo das famílias foi o destaque, alta de 1,2% neste trimestre ante o anterior.

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou nesta ultima quarta-feira (06), o corte de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), levando o juros para a margem histórica de 7,0% ao ano. Pela primeira vez na história a taxa básica de juros, a SELIC e a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) serão iguais

O Índice de preços ao consumidor (IPCA) de novembro divulgado pelo IBGE desacelerou 0,28% em novembro, de 0,42% em outubro, ficando abaixo da expectativa do mercado. No ano, ele acumula alta de 2,50% e fica abaixo do piso da inflação (3,00%) e bem abaixo do centro da meta (4,5%), vigente pelo regime de metas inflacionárias. Esse movimento abre espaço para que o Banco Central continue com o ciclo de queda na taxa de juros.

.Cenário Político

O desembargador federal Hilton Queiroz, autorizou o Governo a retomar a peça publicitária sobre a reforma da Previdência, até então suspensa por decisão da juíza federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, de Brasília. A campanha visa a mostrar a importância da reforma previdenciária para a sociedade, principalmente no que diz respeito a equidade entre servidores e trabalhadores do setor privado.

O governo põe em prática as últimas estratégias para conseguir aprovar a reforma da Previdência. O presidente da República Michel Temer afirmou que trabalha ‘intensamente’ para que as mudanças passem no Congresso ainda em 2017.

.Cenário Corporativo

A Petrobras (PETR4) aumentou preço médio do gás de cozinha em 8,9% a partir de terça (5). O reajuste foi motivado devido à alta das cotações do produto nos mercados internacionais.

Nessa semana, o juiz de falências Sean H. Lane, da corte de Nova York, negou pedido feito em julho pelo fundo Aurelius Capital Management, credor da Oi, para que a Justiça americana reconhecesse nos EUA a falência de dois veículos financeiros da Oi na Holanda.

A Vale (VALE3) realizou uma apresentação especial da empresa em Nova York e Londres, para analista e investidores. No evento, os principais executivos da mineradora apresentaram o plano estratégico para 2018, fizeram o balanço de negócios, projetos e investimentos.

Os acionistas da Brasil Pharma (BPHA3) aprovaram na quinta (07) a oferta pública de aquisição de ações (OPA) para saída da companhia do Novo Mercado.

.EUA

No cenário Internacional o presidente dos EUA Donald Trump tomou a decisão de reconhecer oficialmente Jerusalém como capital de Israel e mudar o a embaixada do país.

Apesar do bom humor, o cenário político americano ainda repercute os desdobramentos da notícia em que Michael Flynn, ex-conselheiro de segurança nacional, que admitiu ter mentido ao FBI.

O Payroll, relatório de emprego dos EUA mostrou uma criação de vagas acima do esperado no período. Foram criadas 228 mil vagas de trabalho em novembro, com a taxa de desemprego permanecendo no menor nível em 17 anos, a 4,1%, sinalizando que a economia americana permanece em ritmo mais sólido.

.Europa

O índice de gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro mostrou continuidade no fortalecimento da economia na região, ao mostrar avanço a 57,5 em novembro, de 56,0 em outubro.

As vendas do varejo na zona do Euro caíram 1,1% em outubro na comparação com o mês anterior, mas registrou alta de 0,4% ante outubro do ano passado.

.Ásia

As exportações da China cresceram pelo nono mês consecutivo em novembro a um ritmo mais acelerado, 12,3% em novembro, uma vez que a demanda externa por bens permaneceu sólida. Já as importações, têm crescido a um ritmo de dois dígitos desde janeiro, aumentando 17,7% em relação a um ano antes. Como resultado, o superávit comercial da China aumentou em novembro para US$ 40,21 bilhões, superando as previsões.

O PIB japonês no terceiro trimestre avançou a um ritmo anualizado de 2,5%, acima do esperado, e cresceu 0,6% no 3º trimestre ante o 2º trimestre.

Gostou de ficar por dentro de tudo que aconteceu nos últimos dias? Acesse esse relatório semanalmente e não perca nenhuma informação importante. Te esperamos na semana que vem. Até lá!

Powered by Rock Convert
Author

Toro Radar é uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Escrever comentário

Shares