Powered by Rock Convert

Neste relatório, você vai ficar por dentro do que aconteceu de mais importante no cenário político-econômico do Brasil e do mundo na última semana. Confira!

Máxima histórica da Bolsa de Valores brasileira, acordo da Petrobras com investidores estrangeiros e aumento de salário na Ásia são destaques da primeira semana do ano.

.Bolsa de Valores

Após atingir 79.102 pontos, o Ibovespa renovou a máxima histórica na última quinta-feira (04). A avaliação é que esse cenário foi possível devido ao momento favorável à negociação de ativos de risco no mundo em meio às perspectivas de crescimento global mais forte.

.Índice de Preços ao Produtor

Enquanto os preços ao consumidor seguem dentro da meta, os preços aos produtores apresentaram forte aumento nos últimos meses de 2017. De setembro a novembro, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) avançou 4,78%, de acordo com o IBGE.

Três atividades da indústria de transformação, que respondem por cerca de 30% da composição do índice, foram os principais responsáveis por essa situação: refino de petróleo e produtos do álcool, com avanço de 14,19% de setembro a novembro; metalurgia, com alta de 8%; e outros químicos, com crescimento de 9,11%.

.Reforma da Previdência

Nas próximas semanas, o governo deve apostar no endurecimento do discurso com a base aliada e na adoção de estratégias para retaliação dos deputados infiéis que não se demonstraram favoráveis à reforma da Previdência. Especula-se que os aliados deverão entregar votos se quiserem manter os benefícios do governo, como nomes e cargos.

.Cenário Corporativo

O setor de siderurgia permanece nos holofotes, impulsionado pelas altas do minério de ferro. Além disso, a confirmação de que o primeiro contrato de fornecimento de aço ao setor automotivo para 2018 foi fechado com grande reajuste e animou as perspectivas do mercado.

As ações da Petrobras (PETR4) voltam ao foco dos investidores após a empresa ter fechado acordo, em Nova York, para suspender a ação coletiva movida por um grupo de acionistas e detentores de títulos da estatal.

A ação coletiva era fruto dos prejuízos provocados pelos desvios investigados pela Operação Lava Jato. A estatal concordou em pagar US$2,95 bilhões aos investidores, segundo fato relevante.

.EUA

Na Ata do FED, banco central norte-americano, foi indicado que os integrantes do Comitê de Política Monetária demonstram maior confiança no mercado de trabalho e na economia em geral. As projeções de crescimento para os próximos anos também foram elevadas, com base na perspectiva de aprovação da reforma tributária. Apesar disso, sugere-se que o impulso dado por essa reforma não será grande o suficiente para acelerar o ritmo de elevação da taxa de juros.

Na semana, o mercado também acompanhou o conflito entre Donald Trump e seu ex-assessor, Steve Bannon. A grande questão é que o conflito pode se tornar uma disputa interna na base de apoio de Trump e mais uma dificuldade para o Partido Republicano, que está de olho nas eleições de novembro para o Congresso dos EUA.

.Europa

A economia da zona do euro encerrou o ano de 2017 com o crescimento mais forte em sete anos e com nível de otimismo alto para 2018. O índice de gerentes de compra (PMI) de serviços e indústria subiu para 58,1 pontos em dezembro ante 57,5 do mês anterior, crescimento trimestral de 0,8%.

.Ásia

Os trabalhadores asiáticos deverão ter o maior aumento de salário real no mundo em 2018 devido ao sólido crescimento e às mudanças na estrutura econômica da região. As previsões apontam que os salários reais ajustados pela inflação crescerão 2,8% na Ásia neste ano, em comparação com aumento de apenas 1,5% em todo o mundo.

Powered by Rock Convert
Author

Toro Radar é uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Escrever comentário

Shares