Powered by Rock Convert

Neste relatório você vai ficar por dentro do que aconteceu de mais importante no cenário político-econômico do Brasil e do mundo na última semana. Confira!

A última semana foi de máxima histórica no Ibov, o principal destaque ficou por conta da aprovação do envio da segunda denúncia contra Temer à Câmara dos Deputados. Nos Estados Unidos, o Fed manteve a meta da taxa de juros na faixa de 1% e 1,25% ao ano.

.Atividade econômica

A última semana foi de máxima histórica no Ibov, o Relatório de Inflação do Banco Central indicou que a taxa básica de juros (Selic) seguirá em queda. O mercado trabalha com a possibilidade de a Selic cair abaixo de 7% no início do próximo ano, menor nível da história.

O Banco Central aumentou a projeção para o crescimento de 2017, de 0,5% para 0,7%. Para 2018, a expectativa é que o PIB avance 2,2%. De acordo com o mesmo relatório, o consumo das famílias deve avançar 0,4% neste ano e 2,5% no próximo.

O IPCA-15 desacelerou para 0,11%, menor resultado para o mês desde 2006. Um dos principais responsáveis pelo ciclo desinflacionário foi o setor de alimentos e bebidas, que apresentaram queda de 0,94% na prévia de setembro. A queda na tarifa de energia e dos preços dos combustíveis também contribuíram para o resultado.

.Política

O principal destaque da semana foi a aprovação do envio da segunda denúncia contra Michel Temer à Câmara dos Deputados. Por 10 votos a 1, o plenário do STF decidiu pelo encaminhamento da acusação aos deputados, que deverão decidir em outubro se Temer será processado.

Raquel Dodge, sucessora de Rodrigo Janot, assumiu o comando da Procuradoria Geral da República com a missão de conduzir as investigações em curso no Supremo Tribunal Federal. No discurso de posse, a nova procuradora-geral se disse certa de que receberá apoio do Executivo e Legislativo para execução das suas tarefas.

A câmara dos Deputados aprovou o texto base da PEC 282/2016 que prevê o fim das coligações e do estabelecimento da cláusula de desempenho para as siglas terem acesso ao fundo partidário a partir de 2020.

.Cenário corporativo

O Conselho de Administração da JBS (JBSS3) aprovou por unanimidade a substituição de Wesley Batista, preso desde o dia 13, pelo seu pai José Batista Sobrinho. José Batista nomeou Gilberto Tomazoni como diretor de operações globais (COO) e indicou Wesley Batista Filho para a presidência das operações da JBS na América do Sul. O BNDES não concordou com a decisão tomada e já está tomando as providências.

O ministro Dias Toffoli, do STF, acatou o pedido da Cemig (CMIG4) e suspendeu a decisão do TCU que impedia as negociações da companhia com a União. Além disso, o STF derrubou a liminar que impedia o leilão, sendo que a data prevista continua agendada para a próxima quarta-feira (27).

.EUA

O Federal Reserve (Fed) manteve a meta da taxa de juros entre 1% e 1,25% e sinalizou uma possível alta em dezembro/2017.

.Europa

De acordo com a projeção do Banco Central Europeu, a inflação na Zona do Euro tende a suavizar, desacelerando para menos de 1% ao ano no início de 2018.

.Ásia

Após Donald Trump determinar a adoção de novas sanções contra a Coreia do Norte, o líder norte-coreano prometeu seguir com os programas nucleares e de mísseis, além de estudar a adoção de medidas contra os EUA.

A escalada da tensão geopolítica entre os países se deu após Pyongyang realizar o seu sexto e maior teste nuclear no dia 03 de setembro.

Gostou de ficar por dentro de tudo que aconteceu nos últimos dias? Acesse esse relatório semanalmente e não perca nenhuma informação importante. Te esperamos na semana que vem. Até lá!

Powered by Rock Convert
Author

Toro Radar é uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Escrever comentário

Shares