Powered by Rock Convert

Neste relatório você vai ficar por dentro do que aconteceu de mais importante no cenário político-econômico do Brasil e do mundo na última semana. Confira!

A semana foi de máxima histórica para o Ibovespa, a aprovação das propostas de reforma política na Câmara e no Senado foi um dos grandes destaques. Entre outros pontos, o projeto regulamenta a distribuição do fundo eleitoral. Nos EUA, o payroll de setembro trouxe a primeira redução líquida nas vagas de trabalho desde 2010.

A semana foi de máxima histórica para o Ibovespa, a aprovação das propostas de reforma política na Câmara e no Senado foi um dos grandes destaques. Entre outros pontos, o projeto regulamenta a distribuição do fundo eleitoral. Nos EUA, o payroll de setembro trouxe a primeira redução líquida nas vagas de trabalho desde 2010.

.Indicadores econômicos

O IPCA de setembro foi registrado em 0,16%, abaixo do valor registrado em agosto (0,19%). Em 2017, o índice acumula 1,78%, abaixo dos 5,51% registrados no mesmo período do ano anterior.

.Ibovespa  

Na semana, o Ibovespa ultrapassou a máxima histórica e atingiu os 78 mil pontos. Chamou atenção o fluxo positivo de capital estrangeiro na bolsa brasileira, além da migração de investidores locais de renda fixa para renda variável devido ao cenário de juros menores.

Na quinta-feira (05), a B3 atingiu o recorde de negociações. Foram negociados 2.016.981 mini contratos (WIN) no segmento BM&F.

.Reformas

A aprovação das propostas de reforma política na Câmara e no Senado foi um dos grandes destaques da semana. O texto foi aprovado às pressas pela Câmara na madrugada de quinta (05) e, logo em seguida, analisado pelo Senado. O próximo passo é que o documento seja sancionado pelo presidente Michel Temer até amanhã (07) para valer nas eleições de 2018.

Entre outros pontos, o projeto regulamenta a distribuição do fundo eleitoral, o qual terá cerca de R$ 1,7 bilhão. Os recursos serão distribuídos entre os partidos de acordo com critérios como participação no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.

Já para a reforma da Previdência, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a expectativa do governo é de votação e aprovação durante o mês de novembro. De acordo com Meirelles, a denúncia contra Michel Temer não deve atrapalhar a reforma já que esse seria um tema “amadurecido no Congresso”.

.Denúncia contra Temer

O PSC indicou o deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), relator da segunda denúncia contra Michel Temer na Câmara, para uma de suas vagas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O deputado ocupará o lugar de Marco Feliciano (PSC-SP).

.EUA

O payroll de setembro trouxe a primeira redução líquida nas vagas de trabalho desde 2010. Foram registradas perda de 33 mil vagas, reflexo das interrupções causadas pelos furacões. Já o salário médio por hora trabalhada foi de US$ 26,55 em setembro, 0,45% acima do valor em relação ao mês anterior. O indicador é um dos principais pilares de sustentabilidade para o ajuste da taxa de juros no país.

.Europa

De acordo com ata do Banco Central Europeu (BCE), o conselho discutiu opções para reduzir o seu programa de compra de ativos ao mesmo tempo em que está preocupado com o fortalecimento do euro. No documento, o BCE disse estar se preparando para reduzir o estímulo monetário no início de 2018 devido à recuperação nos indicadores econômicos da zona do euro.

Na Catalunha, o conflito com a Espanha abalou os mercados. Algumas empresas estão elaborando planos para sair da região caso o governo separatista cumpra a promessa de declarar a independência. No plebiscito sobre a independência, considerado ilegal pela Justiça espanhola, o sim pela separação prevaleceu.

.Ásia

Em semana de feriado na China, Coreia do Sul e Hong Kong, o volume negociado nos mercados da Ásia foi abaixo da média.

Apesar disso, o tom foi majoritariamente positivo, impulsionado pelo segmento bancário. O movimento foi reflexo da decisão do Banco Central da China de cortar os depósitos compulsórios exigidos pelas instituições financeiras, com o objetivo de estimular a concessão de crédito.

Gostou de ficar por dentro de tudo que aconteceu nos últimos dias? Acesse esse relatório semanalmente e não perca nenhuma informação importante. Te esperamos na semana que vem. Até lá!

Powered by Rock Convert
Author

Toro Radar é uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Escrever comentário

Shares