Powered by Rock Convert

Neste relatório você vai ficar por dentro do que aconteceu de mais importante no cenário político-econômico do Brasil e do mundo na última semana. Confira!

Nesta semana, o Índice Geral de preços subiu no mês de setembro. Michel Temer optou por centralizar todas as ações do governo relacionadas à companhia na coordenação da Advocacia Geral da União (AGU) sob o comando de Grace Mendonça. O presidente da Comissão Européia declarou que não quer que a Catalunha se torne independente alegando que poderia encorajar outras regiões.

.Indicadores econômicos

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (GPI-DI) subiu 0,62% no mês de setembro, após a elevação de 0,24% no mês anterior. Mesmo com a alta, o indicador acumula deflação de 2,03% no ano e de 1,04% em 12 meses. Itens agrícolas e combustíveis mais caros no setor atacadista levaram ao resultado.

As vendas no varejo, por sua vez, recuaram em sete das dez atividades analisadas pelo IBGE na comparação julho e agosto deste ano. Os principais destaques negativos foram livros, jornais, revistas e papelaria (- 3,1%) e combustíveis e lubrificantes (-2,9%). Essas atividades foram influenciadas pelo fator preço, uma vez que os combustíveis ficaram mais caros e os preços da celulose aumentaram no mercado internacional.

.Cenário Corporativo

A situação da Oi (OIBR4) ficou no radar dos investidores ao longo de toda a semana. O presidente Michel Temer optou por centralizar todas as ações do governo relacionadas à companhia na coordenação da Advocacia Geral da União (AGU) sob o comando de Grace Mendonça. A companhia conseguiu protocolar o seu plano de recuperação judicial na quarta-feira, fato que era o mais aguardado para a semana.

A agência de classificação de risco S&P Global revisou a perspectiva do rating da Rumo (RAIL3) de negativa para estável, refletindo principalmente a estimativa de redução na alavancagem da companhia.

As empresas do setor de varejo ficaram no radar diante das fortes quedas apresentadas após a expectativa de avanço da Amazon no mercado brasileiro, que já prevê a venda de produtos de outras categorias a partir de quarta (18).

.EUA

De acordo com o relatório JOLTS o número de vagas de trabalho que permaneciam abertas até o fim de agosto ficou praticamente estável em 6,1 milhões, ante 6,2 milhões em julho. O número de contratações e desligamentos também permaneceu estável.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu pelo segundo mês consecutivo em setembro refletindo o aumento dos custos da gasolina após os furacões que atingiram o sul dos EUA.

.Europa

O presidente da Comissão Européia Jean-Claude Juncker declarou que não quer que a Catalunha se torne independente alegando que poderia encorajar outras regiões.

Carles Puigdemont, presidente da Generalitat do governo catão, recebeu o prazo de até dia 16 esclarecer a Madri se declarou ou não a independência, dado que em discurso realizado no Parlamento regional nesta semana, ele proclamou a República da Catalunha e segundos depois suspendeu o processo para tentar dialogar com o governo espanhol.

.Ásia

As exportações chinesas cresceram pelo sétimo mês consecutivo em setembro, com contínuo fortalecimento da demanda externa por bens, mostrando um aumento de 8,1%. Já as importações em setembro cresceram 18,7% na comparação anual, sendo que esse crescimento em dois dígitos dura desde janeiro.

Gostou de ficar por dentro de tudo que aconteceu nos últimos dias? Acesse esse relatório semanalmente e não perca nenhuma informação importante. Te esperamos na semana que vem. Até lá!

Powered by Rock Convert
Author

Toro Radar é uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Escrever comentário

Shares