Powered by Rock Convert

Um relatório comercial agrupa, primeiro, informações sobre a atual situação da empresa. Isso inclui dados como pessoal, lucros, gastos, capital de giro necessário, produção mensal e outros que se mostrarem necessários.

Logo em seguida, permite que sejam feitas projeções do negócio: quanto ele irá render em alguns meses? Há alguma modificação que, se realizada, trará mais eficácia aos processos?

Logo, são muitas as vantagens deste tipo de documento. Por meio dele, o gestor pode planejar com maior segurança os próximos passos do seu empreendimento.

Pode ainda determinar formas de melhorar as ações corporativas, assim como as relações de comunicação entre os funcionários e com o público externo (clientes).

Como posso fazer um relatório comercial?

Com todas as informações citadas anteriormente, produzir um relatório mercantil parece complexo e trabalhoso. Contudo, com organização e disponibilidade de dados, é fácil obtê-lo e utilizá-lo para o avanço da companhia.

Defina objetivos e linguagem

  • Definir um escopo. Ou seja, um objetivo. De nada adianta produzir um relatório muito genérico, recheado de dados, mas que não irá levar a lugar nenhum.

O crescimento de uma empresa requer planejamento, com base em informações bem analisadas.

Powered by Rock Convert

Um relatório precisa ter uma meta prática. Se o objetivo é aumentar o investimento no marketing da empresa, as informações coletadas devem se referir ao alcance das redes sociais e à conversão de vendas com o uso de publicidade na TV.

De nada adiantará incluir neste documento dados sobre as perdas de insumos na produção mensal, por exemplo.

Outro ponto importante em um relatório deste tipo é o seu público-alvo. Neste caso, não os clientes, mas sim os funcionários da empresa que vão se utilizar dos dados para fazer modificações na companhia.

Caso haja um público técnico, não haverá problemas em apresentar informações dessa forma. Contudo, um público não técnico precisa compreender todo o apresentado, por mais complexo que ele seja. Isso torna fundamental a adaptação da linguagem apresentada.

Um bom relatório comercial precisa apresentar seus dados de forma clara e detalhada. Uma boa dica é investir em gráficos, sempre que possível.

Ofereça perspectivas de mudança

  • Ao mesmo tempo, é essencial oferecer o maior número de dados possível. Claro, desde que eles façam sentido e agreguem valor ao objetivado. Sempre que possível, é interessante também já apresentar sugestões de soluções para a melhora dos índices. Assim, o gestor ou responsável pela tomada de decisões terá no que se basear para mudar.
  • Existem diversas “fórmulas prontas” que poderão funcionar para sua companhia.

Por fim, estruture seu relatório comercial com introdução, sumário, dados, conclusão e o que mais achar necessário.

As informações devem ser as mais completas e claras possíveis, e não apenas um amontoado de dados e percepções. Do contrário, elas dificilmente terão efeito sobre o processo do empreendimento.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares