Powered by Rock Convert

Na hora de procurar a linha de crédito mais barata, as condições diferenciadas do empréstimo com garantia de veículo chamam a atenção. Porém, ao conhecer o processo de perto, nem todo mundo se sente seguro em refinanciar veículo.

As perguntas que mais surgem em torno disso são:

“Por que a empresa pede meu carro como garantia?”

“Posso perder meu automóvel durante o processo?”

“Como sei que a empresa é confiável?”

E muitas outras.

Quando você está conhecendo essa modalidade é normal surgirem muitas dúvidas. Por isso, preparamos um guia para você entender melhor como funciona o refinanciamento de veículo e como encontrar uma instituição confiável.

Como funciona o refinanciamento de veículo

Essa linha de crédito é conhecida por oferecer valores elevados, taxas de juros reduzidas e prazos bem atrativos. Por isso, está entre as modalidades mais apropriadas para realizar projetos de vida, reduzir dívidas e até investir no próprio negócio.

No entanto, para a instituição financeira conseguir oferecer isso a você, precisa estar segura de que receberá o dinheiro de volta.

Para isso, exige-se uma garantia real de pagamento, como um bem – nesse caso o carro. E, ao refinanciar veículo, você o atrela à operação, mas pode usá-lo normalmente; a posse continua sua.

Dessa forma, você prova para a empresa que é um bom pagador e reduz o risco de inadimplência. Consequentemente, a empresa diminui os juros e estende os prazos.

Etapas da contratação

  • Solicitação: Você preenche algumas informações básicas e diz de quanto precisa. A empresa prepara uma proposta de crédito preliminar.
  • Análise de crédito: Você encaminha alguns documentos. A empresa avalia se a proposta favorece seu perfil financeiro.
  • Vistoria: A empresa marca uma avaliação do seu automóvel.
  • Fechamento e liberação: Você assina o contrato e tem o valor liberado.

Então, refinanciar veículo é seguro?

Sim. Essa é uma operação totalmente segura, desde que você a faça em uma instituição confiável. É fundamental pesquisar bastante antes de contratar e comparar as condições de pagamento para evitar problemas.

Algumas dúvidas que costumam surgir são:

Posso perder meu carro?

Se você ficar inadimplente, isso pode acontecer. Entretanto, esse não é o objetivo da instituição financeira. E também não é porque você atrasou um dia a data de pagamento que já vai ter o bem tomado.

Você tem a oportunidade de conversar com a empresa para encontrar a melhor forma de quitar essa dívida.Se mesmo assim você permanecer inadimplente, e as possibilidades de negociação tiverem se esgotado, é enviado um aviso do início do processo de tomada.

É possível vender ou comprar veículo alienado?

Você só pode transferir esse bem a outra pessoa depois que a dívida estiver quitada. Portanto, se quiser vender ou comprar um carro alienado durante o processo de pagamento, precisa antes saldar as parcelas restantes.

5 passos para garantir um empréstimo seguro

Você pode seguir algumas dicas para ter certeza de que a empresa é confiável.

  • Pesquise o CNPJ e a Razão Social dessa empresa no site da Receita Federal para ver se ela existe mesmo. Esses são os dois registros que confirmam a existência do negócio;
  • Certificado de segurança do site: veja se ao lado esquerdo do campo da URL está escrito “seguro”, com um cadeado verde;
  • Não pague nada adiantado! Muitas empresas de má fé pedem que você deposite valores antecipadamente. Mas, isso é proibido. Você só deve começar a pagar as parcelas depois da liberação do dinheiro na sua conta;
  • Confira o que a mídia falou da empresa. Procure notícias que mencionem a instituição para saber se ela de fato existe, e até para ver que tipo de informação publicaram sobre ela.
  • Solicite o contrato e leia com atenção. Se precisar, contrate um profissional que entenda os detalhes deste documento. Mas, geralmente se a empresa já passou nos quesitos anteriores, dificilmente irá agir de má fé nesta etapa.

Onde contratar

Afinal, quem concede refinanciamento de veículo? Hoje em dia, você pode contratar em inúmeras instituições, não só em bancos. Financeiras, cooperativas de crédito e, em especial, as fintechs cresceram muito nessa modalidade.

Sem contar que se deslocar e perder tempo para fazer a solicitação já é passado. É possível realizar boa parte do processo de contratação pela internet, de forma mais prática e rápida.

A Creditas é uma fintech pioneira em empréstimo com garantia. A empresa tem se destacado bastante no mercado pelas taxas baixas, pelos prazos atrativos e por oferecer valores elevados de crédito.

Dependendo da quantia, você pode solicitar um refinanciamento de veículo Creditas e conseguir até 90% do valor do bem. O prazo de pagamento chega a 48 meses, e a taxa mínima mensal é até 6 vezes menor que o empréstimo pessoal.

Por outro lado, também existe o refinanciamento de imóvel Creditas. Com essa modalidade, você consegue até 60% do valor do bem. O prazo máximo é de 180 meses e a taxa mínima mensal é de 1,09%.

Powered by Rock Convert
Author

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Escrever comentário

Shares