Anda pensando “quero abrir uma franquia barata”, mas não tem ideia de como fazer? Pois este conteúdo é para você!

Com as etapas que apresentamos, você terá facilidade em iniciar seu negócio e com mais segurança de que ele é o ideal para você.

Mas vale dizer que esse processo requer um pouco de tempo. Decidir abrir um negócio de um dia para o outro não vai dar a você o período hábil para uma análise cuidadosa. 

Por isso, dê tempo ao tempo e realize cada passo da nossa lista. Assim, você correrá menos risco de errar na escolha por sua franquia.

Quero abrir uma franquia, vale a pena?

Abrir uma franquia pode ser uma ótima opção para abrir o próprio negócio. Suas vantagens incluem:

  • Trabalhar com uma marca reconhecida no mercado;
  • Treinamento para atuar;
  • Suporte para o dia a dia da franquia;
  • Plano de negócio preestabelecido;
  • Menor risco de o negócio dar errado;
  • Opções de franquias home office;
  • Sistemas para a gestão do negócio;
  • Economia de escala, já que a franquia faz parte de uma rede etc.

Passos para abrir uma franquia 

A seguir, listamos etapas importantes para você abrir sua franquia em 2022. Acompanhe!

Avalie o que você quer fazer

Na hora de abrir um negócio, é fundamental você escolher algo que queira realmente fazer. Ter essa sinergia com a franquia vai ajudar a manter o entusiasmo e a dedicação à empresa.

Sem contar que abrir uma franquia é sua oportunidade de se realizar profissional e pessoalmente. Se você optar por algo de que não gosta, terá problemas com essas realizações.

Você não precisa nem mesmo ter experiência no ramo que vai investir. As franqueadoras oferecem treinamento completo para você saber o que fazer. Então, a grande maioria delas não exige uma prática anterior do empreendedor.

Calcule o quanto você pode investir

Quanto você quer e pode investir na sua franquia? É preciso ser realista quanto a isso, pois assim você poderá encontrar franquias que caibam no seu orçamento.

Uma dica para fazer esse cálculo é colocar na ponta do lápis quanto você tem guardado. Depois, liste sua renda e suas despesas, e entenda quanto você economiza por mês e que poderia ser aplicado no negócio.

Também vale a pena fazer um planejamento cuidadoso dessa aplicação. Dessa forma, você não terá surpresas que poderiam prejudicar sua franquia ou suas contas pessoais.

Pense outras formas de financiamento

Se você não tem muito dinheiro ou acha que precisa de mais para abrir seu negócio, pode avaliar outras opções para financiar sua franquia.

É uma alternativa, por exemplo, vender um bem que você tem para conseguir o dinheiro. Seu carro, um imóvel etc.

Ou então, você pode fazer um refinanciamento de um desses bens. No refinanciamento, você vai dar um item como garantia ao banco e receberá um empréstimo em troca. 

Você poderá continuar a usar o carro/casa/etc. normalmente durante o período do refinanciamento. Porém, ele só voltará a ser totalmente seu após o pagamento de todas as parcelas do empréstimo ao banco.

Para abrir uma franquia, você também pode buscar por um empréstimo pessoal comum. Algumas redes de franquias ainda têm suas próprias linhas de financiamento para oferecerem aos franqueados.

Pesquise por marcas de franquia

Existem quase três mil marcas de franquias no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por isso, vale a pena pesquisar bem por várias opções na hora de abrir seu negócio. Assim, você terá mais segurança de escolher a melhor franquia para o seu caso.

Para essa avaliação, você pode conferir listas de franquias de diversos segmentos e valores de franquias.

Para considerar as marcas, entenda o que elas fazem e o investimento necessário para abrir a sua. Esses são os primeiros fatores “eliminatórios” de uma franquia: aquelas que fazem algo de que você não gosta e que não cabem no seu bolso, você pode descartar.

Converse com as franqueadoras

Depois de fazer uma boa seleção de franquias, será a hora de entrar em contato com as franqueadoras.

Para isso, basta acessar os sites das marcas. Em geral, elas disponibilizam formulários de qualificação para os interessados. Dessa forma, você deverá preencher as informações e aguardar o contato da marca.

Assim que vocês tiverem a oportunidade de conversar, será o momento de tirar todas as dúvidas sobre a marca. Pergunte mais sobre o negócio, tire todas as dúvidas que surgirem, pergunte sobre as formas de financiamento da franquia e mais.

O ideal é manter um caderno aberto e ir anotando tudo que for importante. Isso vai ajudar na próxima etapa desse passo a passo para abrir uma franquia.

Compare as franquias

Se você está pensando “quero abrir uma franquia barata”, mas ainda se sente perdido, esse estágio do nosso passo a passo é fundamental: você precisa comparar!

Por isso é tão importante entrar em contato com diferentes franquias e tirar suas dúvidas com as franqueadoras. É algo que vai dar a você uma maior base de informações para escolher a franquia mais vantajosa para o seu caso.

Aliás, esse é um ponto importante de destacar: a franquia precisa ser a melhor para você. A rede pode ser considerada a melhor do mercado, mas será que ela combina com o seu perfil? Ela tem os mesmos Valores, Visão e Missão em que você acredita? O negócio chama sua atenção?

Se faça essas perguntas e então compare os modelos de negócio que você já conheceu melhor ao falar com as franqueadoras.

Planeje seu investimento

Com a franquia escolhida, planeje seus passos antes de aplicar seu dinheiro. Estabeleça um bom plano financeiro e as etapas do trabalho que você terá que fazer daí para frente. A franqueadora pode ajudar nessa organização.

Esse cuidado é importante porque, uma vez adquirida, sua franquia vai precisar de dedicação. Logo, você precisa estar disponível para fazer isso.

Agora você já tem a resposta para a pergunta “quero abrir uma franquia barata, como faço?”. Lembre-se: o passo a passo que listamos aqui é fundamental para você abrir seu negócio, mas você também pode incluir nele outras etapas que achar interessante. 

O segredo é se sentir o mais seguro possível sobre o negócio, pois assim sua franquia terá mais chance de sucesso. 

Comentários