Powered by Rock Convert

Quanto tempo leva para seu nome ficar sujo?

 

Isso vai depender sempre de dois fatores:

  • Da paciência do credor e;
  • Do tipo de dívida.

Veja exemplos:

  • Se você estiver devendo por exemplo a prestação da compra de uma geladeira feita em uma loja a prazo, com apenas um dia de atraso o credor já poderá enviar aos três principais órgãos de análise de crédito, o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para indicar que você é um mau pagador. Veja os três principais órgãos:
  • Serasa Experian (Centralização de Serviços dos Bancos)
  • SPC (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito)
  • SCPF (Serviço Central de Proteção ao Crédito),

No entanto, essa negativação (ou popularmente falando o “nome sujo”) não é automática. O que significa dizer que a empresa responsável pela listagem de seu nome no cadastro dos inadimplentes ainda levará um tempo para comunicá-lo sobre a situação. E se esse for o seu caso você terá dez dias corridos para quitar a dívida antes de o seu CPF entrar para a famosa lista das pessoas com nome sujo.

E o que significa estar com o nome sujo?

 

Ter o nome sujo na praça significa que a pessoa não poderá conseguir mais crédito em vários estabelecimentos e em diversas situações, tais como:

  • Fazer uma nova compra a prazo, financiar um imóvel, conseguir um empréstimo no banco, obter um cartão de crédito, abrir conta em agência de banco, liberar cheque especial etc.

O devedor só poderá ter seu nome retirado do cadastro de inadimplentes se vier a quitar sua dívida ou então se procurar renegociá-la com o credor. Até pouco tempo atrás isso deveria ser feito diretamente com o próprio credor.

  • No entanto, recentemente o Serasa disponibilizou um app(Aplicativo no celular) para facilitar a vida tanto do credor quanto do devedor, Serasa Limpa Nome, que agiliza de forma digital a renegociação e quitação da dívida, chegando a interessantes descontos em caso de pagamento à vista na faixa de até 90%.

O tempo que leva para o nome ficar sujo pode variar bastante..

 

Como foi mencionado anteriormente, há dois fatores principais (paciência e tipo de dívida) que podem fazer esse tempo de entrada do nome sujo do credor no cadastro de inadimplentes variar. E olha que essa variação pode ser bem grande.

Powered by Rock Convert
  • Uma das possibilidades é a do caso da conta de luz, em que a lei de defesa do consumidor estabelece um prazo mínimo de 90 dias de atraso para que o credor possa colocar na lista negra o nome do devedor.
  • Outra possibilidade é aquela em que o credor, a fim de manter um bom relacionamento com o cliente, pode levar alguns meses ou até curiosamente alguns anos para enviar o nome do devedor ao cadastro de inadimplentes.

Ou então, em raríssimas exceções, não negativar o nome do devedor em momento nenhum… Alguns especialistas estabelecem um tempo médio, sugerindo que as empresas levam após várias tentativas frustradas por carta e por telefone de cobrança e renegociação entre 60 e 90 dias para colocarem o nome do devedor no cadastro de maus pagadores.

Dica aos devedores!

 

Muitas pessoas às vezes desconhecem o fato de terem o nome listado nos três principais cadastros de nome sujo do país. E só percebem ou tomam conhecimento do problema quando precisam de um crédito ou de um empréstimo em alguma instituição ou quando então desejam fazer uma nova compra a prazo em algum estabelecimento. O ideal seria a pessoa consultar periodicamente essas empresas de análise de crédito.

Mas atenção: o nome pode aparecer em uma e não aparecer em outra, e por isso é preciso considerar essa possibilidade na hora de fazer a consulta, que pode ser realizada pela internet, gratuitamente, no próprio site do Serasa, por meio do endereço www.serasaconsumidor.com.br.

O Serasa também tem faz consultas sobre o nome sujo pessoalmente, seu endereço é:

Av. Doutor Heitor José Reali, 360 – CEP 13571-385, São Carlos, SP)

 

 

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares