Investir em imóveis é conhecido por ser um tipo de aplicação seguro e rentável, sendo uma das maneiras mais tradicionais de investimento, com retorno financeiro garantido e com uma oscilação menor do que muitos outros investimentos, inclusive menor do que a própria economia brasileira.

O cenário atual ⏤ com constantes reduções da taxa Selic, que atingiu a mínima histórica em 2020, inflação baixa e com juros dos financiamentos imobiliários em queda ⏤ faz deste o ideal momento para investir, em apartamentos, casas, terrenos ou loteamentos.

Confira, a seguir, as principais vantagens de investir em imóveis!

Segurança financeira

Com certeza a principal vantagem de investir em imóveis é a segurança financeira, afinal, este tipo de investimento é um dos poucos que consegue manter o seu valor mesmo em épocas de crise financeira.

Os investimentos imobiliários, por não estarem diretamente relacionados com a bolsa de valores e os bancos, tampouco poderem ser congelados pelo governo, apresentam riscos muito menores. Tal segurança faz deste investimento ideal para quem deseja garantia de renda para o futuro, com ganho vitalício. 

Valorização imobiliária

A constante demanda por moradias, justificada pelo aumento populacional e o déficit habitacional no Brasil, gera uma alta procura e faz com que o valor dos imóveis existentes cresça ano a ano. Isso, somado aos lançamentos imobiliários diferenciados, faz com que os valores subam ainda mais.

Um imóvel, portanto, novo ou em bom estado, localizado em ponto estratégico, em região nobre ou em ascensão, só tende a aumentar ao longo do tempo. Esta valorização imobiliária faz dos investimentos em imóveis ainda mais atrativos e rentáveis. 

Isso acontece porque o setor imobiliário tem um alto valor ativo tangível, o que significa que sempre haverá valor em um imóvel, ao contrário de outros investimentos, que podem resultar em pouco ou nenhum valor ativo tangível, como um carro novo, por exemplo, do qual o valor diminui com o passar do tempo. 

Para que o valor do imóvel realmente cresça ao longo do tempo, além de uma boa localização, um empreendimento com qualidade construtiva e diferenciais, manter o imóvel em perfeito estado, realizando reformas e manutenções, valoriza o investimento, possibilitando ainda mais lucro. 

Renda extra 

Investir em imóveis pode ser uma fonte de renda e gerar lucros mensais para o investidor, mesmo quando o contexto não é favorável para a venda de imóveis.

Nestas instâncias, alugar o imóvel é a melhor opção, pois cria uma renda passiva, que pode servir como um salário, em que o investidor proprietário do imóvel recebe um valor mensal, que pode ser utilizado tanto para cobrir as despesas do imóvel quanto para uma renda extra.

Diversificação de portfólio 

Quando o tema é investir ou não no mercado imobiliário, é recorrente questionar a liquidez desse tipo de aplicação, e a resposta é que sim, é mais baixa do que outros investimentos, afinal um imóvel pode demorar para concluir-se e sua venda seja efetivada.

Por isso, recomenda-se investir em aplicações com liquidez e graus de riscos diversos. Neste sentido, investir em imóveis ganha ainda mais valor, pois compõe uma porção de investimento seguro. 

Compor um portfólio diversificado, mesclando investimentos com características diferentes, possibilita mais flexibilidade e geração de maior lucro ao investidor. 

Hora de escolher o imóvel para investir 

A segurança e a rentabilidade dos investimentos imobiliários fazem deste um tipo de aplicação bastante atrativa para pessoas físicas, que veem nisso uma oportunidade de crescimento de patrimônio.

Neste caso, é importante ter atenção na escolha dos imóveis para investir, prezando por unidades excelentes e com alta procura. Para isso, é importante estar atento a algumas características, como: padrão da construção, saber sobre as empresas construtora e incorporadora, bem como a localização do imóvel.

Dar preferência a empresas conhecidas, de renome, por exemplo, é algo que pode garantir mais segurança ao investimento.

A localização é algo essencial a se ter em conta quando o tema são imóveis, por tanto, optar por uma zona valorizada, um bairro em crescimento ou um ponto estratégico na cidade é sempre mais viável. Com uma propriedade comercial ou residencial em uma boa localização, o ganho é quase certo e vitalício.

Investir em bairros e cidades reconhecidos pela qualidade de vida, por exemplo, é uma ótima opção. Caso esteja pensando em investir em Minas, confira estes apartamentos à venda em Belo Horizonte!

Além disso, comprar um imóvel pode parecer algo um tanto complexo e podem surgir dúvidas pelo caminho. Para te ajudar nisso, confira o e-bookBusca e Aquisição de Imóvel: A Jornada” e descubra como esse processo pode ser mais simples e certeiro!

Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.

Comentários