Powered by Rock Convert

Empreendedores lidam com diversos processos e demandas no seu dia a dia. Seja a contratação de um novo funcionário, ou a compra do estoque para vendas do natal. Cada dia traz novos desafios e, muitas vezes, algumas dores de cabeça também.

Mas e na hora de buscar crédito, como podemos nos preparar melhor e evitar os erros mais comuns ao solicitar um empréstimo PJ?

Seja para investir em um novo equipamento, cobrir custos elevados de fim de ano como estoque ou décimo terceiro, ou até expandir o negócio para atender mais clientes – o crédito pode ajudar a sua empresa a dar o próximo passo e crescer ainda mais. Porém, sabemos que este processo pode ser frustrante para muitos empreendedores.

A solicitação de um empréstimo pode seguir uma jornada diferente em cada banco ou instituição financeira, e pequenos erros comuns podem desanimar qualquer empreendedor no momento de solicitação.

Siga em frente para conhecer alguns erros frequentes, e se prepare melhor quando for solicitar crédito para sua empresa.

Erro! Não ter uma visão clara dos números da sua empresa

Sabemos que o dia a dia do empreendedor é cheio de tarefas. Mas apesar disso, é importante separar tempo para estar sempre por dentro dos números relevantes do seu negócio. Afinal, quando falamos de dinheiro e crédito, a primeira preocupação é fazer decisões bem informadas e seguras.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre que números você deve conhecer bem ao solicitar um empréstimo PJ:

Que valor ajudaria a sua empresa neste momento?

Parece óbvio, mas muitas vezes empreendedores solicitam um valor de empréstimo que pode ser abaixo ou acima do que eles realmente precisam.

Quando um empreendedor contrata um empréstimo menor do que o necessário, ele arrisca não conseguir resolver o problema que tem. Por outro lado, tomar um empréstimo maior do que você precisa pode gerar um custo maior para a sua empresa durante o pagamento das parcelas.

Quanto esse investimento vai te ajudar a faturar?

Quando o assunto é crédito, o melhor caminho é usar o dinheiro para investir no negócio. Portanto, um dos primeiros passos é definir qual a sua expectativa de retorno e crescimento para sua empresa a partir deste investimento.

Por exemplo, se uma padaria está investindo em um equipamento novo, como um forno industrial maior que assa pães mais rápido, eles podem calcular quantos pães a mais irão vender por mês e entender o retorno esperado deste investimento.

Quanto de parcela sua empresa consegue pagar por mês?

Este número é essencial, e é muito ligado ao faturamento e custos da sua empresa. Pense como ficam as suas contas no final do mês.

Hoje, quanto sobraria para pagar uma parcela de empréstimo? Quando você investir o valor do empréstimo no seu negócio este valor vai aumentar? Defina que valor de parcela você consegue pagar sem que isso afete profundamente o caixa do seu negócio.

Agora que você tem os principais pontos de atenção no momento de solicitar um empréstimo empresarial, confira alguns erros que empreendedores cometem neste momento. Assim, na hora de investir na sua empresa, você já estará alguns passos a frente para garantir o sucesso.

Erro! Ignorar as situações de restritivos da empresa e dos avalistas

Não é nenhuma surpresa que, ao solicitar um empréstimo, a instituição financeira irá verificar alguns dados relacionados à sua empresa. Sim, estamos falando dos dados dos birôs de crédito como Serasa, SPC, e é claro o SCR.

Por isso, você deve estar atento à situação da sua empresa e de qualquer avalista do empréstimo em relação a estes birôs e os restritivos que podem constar contra o CNPJ e CPF dos avalistas.

Powered by Rock Convert

Informações da empresa via birôs

Antes de solicitar o empréstimo PJ, que tal verificar a sua situação nos principais birôs? Você sabia que pode solicitar um relatório do seu CNPJ no Serasa?

Este simples passo pode te ajudar a identificar possíveis barreiras no seu processo de solicitação de crédito e te poupar de uma grande dor de cabeça ou uma negativa ao solicitar o empréstimo.

Sanar dívidas em atraso antes de solicitar o empréstimo

Se na sua pesquisa você identificou que a sua empresa tem alguma dívida em atraso, é importante resolver esta pendência antes de solicitar o seu empréstimo.

Depois de sanar estes problemas, um outro ponto fundamental é esperar um período de 30 a 90 dias antes de solicitar o empréstimo. Isso porque, os dados dos birôs podem demorar um pouco a serem atualizados. Dessa forma, você garante que a financeira vai ter acesso às informações atualizadas da sua empresa.

Além da situação da empresa, é importante levar em consideração que em operações de empréstimo com avalistas (como os sócios da empresa, por exemplo), a pessoa física também será avaliada.

Quer saber mais sobre isso? Entenda porque pendências financeiras no SCR e no Serasa impactam negativamente na análise de crédito.

Erro! Não ter documentos organizados e em dia

Documentos, certidões, e afins são aqueles itens que certamente podem complicar a sua solicitação de empréstimo caso estejam perdidos, vencidos, ou com informações incorretas.

Documentos acessíveis (empresa e sócios)

Sabemos que na correria do dia a dia da empresa nem sempre temos estes itens em fácil acesso. Mas, ter os documentos organizados pode fazer o seu processo de contratação de empréstimo ficar bem mais ágil.

A nossa sugestão aqui é simples e sem mistério: se organize! Sugerimos ter cópias físicas e digitalizadas de documentos mais importantes da sua empresa. É importante também garantir que tem acesso a documentos financeiros e até à conta de internet banking para baixar extratos e comprovantes de faturamento da empresa.

Garantir que todos estão em dia, com as informações corretas

Além de ter os documentos acessíveis, garanta que todos estão em dia e que as informações que constam são as corretas. Garantir que está tudo correto antes de solicitar o empréstimo vai te poupar burocracia e complicações mais para frente.

Agora que conhecemos os principais erros para sua empresa evitar no momento de solicitar um empréstimo PJ, você está pronto para fazer o seu pedido?

Se você identificou que um investimento no seu negócio através de empréstimo PJ pode te ajudar, use este artigo como um guia para se preparar antes de solicitar o crédito e aumentar as suas chances de aprovação.

Para quem quer um empréstimo rápido, sem aquela famosa burocracia e sem surpresas, a nossa dica é: conheça e pesquise sobre as fintechs. A onda das fintechs popularizou uma modalidade de crédito que vem se expandindo com a demanda de micro, pequenas e médias empresas. Trata-se dos empréstimos online, cujo propósito é facilitar a mediação entre o credor e o cliente.

Esse é o caso da BizCapital, fintech de crédito digital e responsável por produzir esse artigo, que tem como principal motivação dar acessos aos recursos necessários para pequenas e médias empresas brasileiras prosperarem.

Na Biz, por exemplo, seu financiamento PJ é rápido e simples. Pode ser feito de um celular e, com apenas 2 minutos, o empreendedor já identifica se está apto ou não a receber o valor solicitado. O melhor é a possibilidade de ter o dinheiro na conta da empresa em apenas 24 horas.

Você precisa de um financiamento para investir no marketing da sua empresa? Então, comece simulando o seu empréstimo. Conheça a Biz!

Powered by Rock Convert

Comentários