Powered by Rock Convert

Primeiro investimento: onde começar a investir?

O primeiro investimento a gente nunca esquece, principalmente se realmente apresentar um bom ganho. Mas, como quase tudo na vida, o difícil é começar.

A dúvida mais comum para quem desconhece o mercado de ações é justamente essa. São muitas opções e a falta de conhecimento é gigante. Antes de falar do primeiro investimento, vale algumas dicas de passo a passo para você aumentar suas chances de sucesso nessa jornada de investidor.

Primeiro investimento: 5 passos para você começar

Elaboramos aqui um checklist simples de como você pode se planejar para realizar um investimento, principalmente neste começo onde tudo parece desafiador.

1) Desmistificando o valor a investir

Quando se pensa em investimento a primeira coisa que vem à cabeça é a quantia necessária. Para muitos, é preciso ter bastante dinheiro no banco. Porém, a verdade não é essa. Com R$ 30 reais, por exemplo, é possível fazer o primeiro investimento.

2) Estudar

O segundo passo para começar a ser um bom investidor é estudar, é buscar conhecer a linguagem desses investidores. É a partir dessa capacidade de observação que você poderá ir para o próximo item. Mas saia do básico e aprenda sobre aplicações financeiras, economia e política. No mercado financeiro tudo isso se junta!

3) Tenha seu objetivo

Ninguém investe por investir. O primeiro investimento é o ponto pé inicial para quem quer chegar a algum lugar, ainda que seja simplesmente ficar rico, ter independência financeira ou abrir o próprio negócio. Tenha uma meta e trabalha para alcançá-la.

4) Separe quanto pode investir

Saber o valor exato de quanto você pode e quer investir é fundamental. Com base nisso você poderá escolher aquela ação no mercado que mais combina com seu estilo de investidor, que pode ser mais moderado ou arrojado. Lembre-se que você pode investir uma única vez ou investir mensalmente na renda fixa ou renda variável. Tudo conforme seu planejamento.

5) Busque uma instituição financeira

Sozinho você não poderá realizar seus investimentos. Portanto, busque uma corretora confiável que vai oferecer produtos e conhecimentos que resultarão no seu sucesso.

Determine o seu primeiro investimento

Para fazer o primeiro investimento é necessário entender três pontos de qualquer ação:

  • Prazo de aplicação
  • Riscos
  • Valor para começar

A renda variável, por exemplo, é arriscada para quem não conhece o mercado. Lá em cima, citamos o investimento de R$ 30 e ele se enquadra nos títulos do Tesouro Direto, que custam a partir do valor citado. Se a renda variável realmente for seu objetivo, busque entender mais de fundos de ações e multimercado. Apesar de oscilar, os riscos são mais controlados.

  • De um modo geral, hoje há aplicativos que te mostram os bons investimentos do momento, outros que permitem você tirar e colocar o dinheiro em ações que achar melhor.

Ao contrário de 10 anos atrás, hoje está bem mais fácil fazer o primeiro investimento.

Uma das principais razões para você fazer investimentos é aproveitar o futuro e produzir sua riqueza, como ter a casa própria, fazer aquela viagem de férias tão sonhada ou até mesmo ter uma aposentadoria mais tranquila.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares