Quando inicia um empreendimento, um dos primeiros desafios do empresário é determinar o valor do produto.

A precificação de produtos mostra como achar o preço ideal.

O preço correto

A precificação de produtos consiste em determinar o quanto será cobrado pelo mesmo junto ao consumidor final.

Este cálculo não consiste somente em apurar o custo do produto e aplicar uma margem de lucro.

O primeiro passo é apurar os gastos fixos e variáveis. Os gastos fixos são aqueles que ocorrem todos os meses e não dependem das vendas como, por exemplo, aluguel, salário e impostos. Já os gastos variáveis, como o nome diz, mudam todos os meses. São gastos como, por exemplo, com taxas de cartões.

A precificação é fundamental para cobrir os custos, gerar lucro e ainda entregar valor aos clientes.

Vamos considerar, como exemplo, um produto com valor bruto de R$ 100,00. Considerando-se os custos fixos e variáveis estipulados a 30% e uma margem de lucro desejada de 15%. O preço equivale a 100%. Com isso, teríamos uma equação que seria resolvida desta forma:

Preço de venda = 100% = 100 + (30% + 15%)

Preço da venda = 100% = 100 + 45%

Preço da venda = (100) 100% – 45%

Preço da venda = 100/55

Preço da venda = 1,8181

Por fim, multiplicando-se o resultado novamente por 100, teremos o preço ideal para o produto que é R$ 181,81.

A precificação deve ser revista com alguma periodicidade. O empresário não pode se preocupar somente com a margem de lucro e deve ficar de olho no percentual dos custos fixos.

A concorrência e os clientes

A empresa deve sempre monitorar os preços praticados pela concorrência.

Se um concorrente está praticando preços mais baixos, o empresário deve rever sua precificação.

Deve considerar também outros fatores como qualidade do produto (tanto o seu quanto o do concorrente), prazo de entrega, formas de pagamento oferecidas e qualidade de atendimento.

Outro ponto importante é a percepção do cliente. Alguns clientes podem optar por pagar mais caro por ter um atendimento diferenciado ou com prazo de entrega menor.

O preço pode ser um diferencial importante no posicionamento da marca da empresa e isto exige uma precificação correta aliada a uma boa estratégia de marketing.

É preciso cuidado para não alterar o preço somente para igualar o do concorrente. Isto pode ter efeitos extremos como a perda de clientes ou, por outro lado, vender os produtos por um preço que não traga lucro para a empresa.

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