Powered by Rock Convert

O pagamento do 13° salário ajuda no orçamento de diversas famílias brasileiras, confira como receber o benefício antes do fim do ano.

É possível antecipar uma parcela do 13° salário antes do fim do ano, confira como!

O pagamento do 13° salário é aguardado por grande parte dos brasileiros. O dinheiro extra é usado para pagar dívidas, viajar, reformar uma casa ou simplesmente contar com um dinheirinho a mais na conta bancária.

O direito é dado para as pessoas que trabalham de carteira assinada, sejam trabalhadores domésticos, urbanos, rurais ou avulsos. Com 15 dias de serviços, o funcionário já pode receber o 13° salário, porém o pagamento deve ser proporcional ao tempo trabalhado durante o ano, ou seja, só recebe o valor completo, quem trabalhou o ano inteiro.

O benefício também é dado a aposentados e pensionistas do INSS. O pagamento do 13° salário é feito em duas parcelas, geralmente nos últimos três meses do ano. Pela lei nacional, o pagamento da primeira parcela deve acontecer entre fevereiro e novembro e a 2° parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Ao contrário da segunda parcela, a primeira parcela não sofre com descontos previdenciários, por isso muitas empresas acabam pagando o 13° salário numa única parcela.

Como conseguir receber o 13° salário antes de dezembro?

A possibilidade de antecipar parte do benefício foi dada com o objetivo de ajudar no controle do orçamento doméstico de muitas famílias brasileiras e com isso diminuir dívidas e gastos maiores do que os planejados.

O dinheiro serve para conseguir arcar gastos anuais necessários como IPTU, IPVA, despesas com material escolar, consultas médicas e outros serviços. Para conseguir antecipar parte do valor do décimo terceiro, converse com o seu patrão e tente negociar com ele, a antecipação do benefício.

O valor pago pela Previdência Social é calculado com base no valor mensal dos benefícios com alguns descontos, não só por contribuição previdenciária, mas também por faltas não justificadas e por licenças por motivos de saúde, por exemplo.

Quando vale a pena pedir a antecipação do 13° salário?

De acordo com especialistas, os usuários têm bons motivos para pedir a antecipação da 1° parcela do décimo terceiro salário, pagar realizar o pagamento de alguma dívida ou quando a pessoa tem planos para investir em alguma aplicação ou comprar uma casa ou um carro e necessita do dinheiro antes do fim do ano. O dinheiro na mão com antecedência só é útil quando ele tem um destino correto.

Especialistas também afirmam que caso ocorra reajuste salarial ou promoção, após o período de férias do funcionário, a empresa deve pagar o valor integral referente a nova função ou do novo valor registrado em contrato e na carteira de trabalho, sendo pago décimo terceiro de forma proporcional.

Como muitas empresas não adiantam o pagamento da parcela, o que acontece mais nos casos de pensionistas e aposentados que recebem o valor diretamente do Governo Federal, é preciso o próprio empregado saber se é conveniente solicitar a antecipação do 13° no seu caso.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares