Powered by Rock Convert

Poupar dinheiro é uma atitude muito importante para as pessoas que desejam ter controle de suas finanças, sendo essa a principal estratégia para quem procura emergir. Antigamente, as pessoas tinham hábito de guardar dinheiro em casa, porém hoje em dia o maior hábito é poupar o dinheiro em um banco.

Está interessado no serviço da poupança, mas não sabe exatamente o que ela é ou como funciona? Leia este artigo completo!

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre a conta poupança.

  • Ao longo dos anos, uma média de 80% dos brasileiros adquiriram uma caderneta de poupança ativa, o que significa investimentos sendo realizados constantemente.

Isso acontece devido ao fato de uma caderneta de poupança possibilitar rendimentos a longo prazo. A funcionalidade de uma conta poupança nos dias de hoje é proporcional a necessidade de focar seu crescimento financeiro a médio e longo prazo.

Por que devo ter uma conta poupança?

O principal motivo para você ter uma conta poupança é o fator economia.

Ou seja, você terá dinheiro guardado que será usado no futuro, seja em uma emergência ou em um planejamento de compra de um produto ou serviço. Você poderá usufruir desse valor acumulado e usá-lo no melhor momento. Levando em conta que esse dinheiro aplicado rende juros, esse também torna-se um grande motivo para você ter uma conta poupança, sendo esses rendimentos isentos de impostos.

A segurança incluída neste serviço também é digna de valer a pena, pois seu dinheiro estará guardado em um banco, o que significa alta confiança e seguro do seu dinheiro contra fraudes, furtos e roubos. O Fundo Garantidor de Crédito irá cobrir até R$ 250 mil caso o banco venha a quebrar um dia. Isso te dá mais garantias na hora de poupar com responsabilidade

Powered by Rock Convert
  • Outra grande vantagem de ter uma conta poupança é poder fugir das taxas de manutenção que são cobradas nas contas correntes.

Posso movimentar a Conta Poupança?

As contas poupanças são isentas dessas taxas, porém, uma grande movimentação nesta conta com retiradas, impossibilita o seu rendimento a curto, médio e longo prazo.

As cadernetas de poupança são os tipos de investimentos que menos se corre riscos independente do prazo. Você poderá fazer movimentações do seu dinheiro a qualquer instante.

A única desvantagem em uma conta poupança é o seu rendimento baixo em comparação a outros investimentos realizados no mercado.

Leia: Qual a melhor maneira de guardar dinheiro?

Isso se deve ao seu baixo risco de investimento, ou seja, risco baixo retorno baixo, regras dos investimentos no mercado financeiro. Ainda assim, é viável poupar em uma conta poupança devido às vantagens já citadas.

Com a baixa taxa de juros aplicada no Brasil em 2017 os investimentos em cadernetas de poupanças passaram a render menos. Um grande exemplo disso, são os investimentos em Renda Fixa, que permitem melhores rendimentos ao longo prazo devido ao atual momento inflacionário do Brasil.

  • Mas levando em conta que o valor total do investimento sempre estará preservado, as cadernetas de poupança sempre serão ótimas opções.

Como faço para adquirir uma conta poupança?

Para adquirir uma conta poupança você deverá procurar um banco de sua preferência

Documentos

levando junto com você os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência. Com esses documentos em mãos você pode se dirigir até o setor responsável dentro do banco e criar sua conta poupança. Você terá que fazer um depósito simbólico para ativar essa conta e começar a poupar seu dinheiro.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário