Powered by Rock Convert

Seu pedido do cartão de crédito foi negado, e você não tem ideia do porquê? Pois saiba que são diversos os fatores que podem levar a esse impedimento. Muitos deles, também, podem ser facilmente corrigidos, garantindo a reconsideração da financeira.

Acompanhe abaixo o que pode levar à negativa do crédito, e saiba como reverter a decisão!

Motivos pelos quais o seu pedido do cartão de crédito foi negado

Motivo 1: informações incorretas

O primeiro motivo comum para a negativa de crédito é o fornecimento de informações incorretas ou incompletas ao banco. Isso pode ocorrer por um erro simples, como a falta de uma letra em seu nome, ou por algo maior, como a incompatibilidade da renda informada com a renda indicada nos contracheques mensais.

Caso haja divergência de informações, é necessário apenas informar à financeira os dados corretos. Ela deverá solicitar mais comprovantes das informações, mas nada que cause dificuldades ao consumidor.

Ao mesmo tempo, é fundamental entregar ao banco a documentação completa solicitada. Muitas vezes, o crédito é negado pela falta de alguma declaração ao solicitar a análise de crédito.

Motivo 2: nome sujo

Quando o indivíduo está com uma dívida atrasada, pode ter seu nome inserido nos registros de proteção ao crédito, como do Serasa. Ao analisar o nome do consumidor, então, o banco verifica o débito, e pode negar o pedido de crédito pela insegurança em não receber o que lhe for devido. A lógica é simples: “se este consumidor não pagou essa dívida, será que vai pagar as faturas do cartão?”.

Nessa situação, o único modo de obter uma reconsideração da operadora é quitar a dívida em aberto. Assim, o indivíduo pode argumentar que aquele foi um período financeiro difícil, mas já superado.

Há outra situação que pode ser um problema: ter o nome “limpo demais”. Ou seja, caso não haja registrado em seu nome nenhum tipo de boleto anterior. Neste caso, a operadora de cartão terá dificuldades em saber do seu histórico financeiro, e também poderá se sentir insegura quanto ao pagamento das suas faturas.

A solução aqui é passar algumas contas simples para o seu nome, como de água ou de energia elétrica, e pagá-las em dia. Assim, haverá um registro de bom pagador disponível à empresa credora.

Cada consumidor possui um score de crédito. O atraso de contas pode provocar a queda da sua pontuação, dificultando a obtenção de operações financeiras.

Powered by Rock Convert

Motivo 3: score de crédito

O score de crédito é uma pontuação que órgãos como o SPC e o Serasa dão à cada consumidor. De 0 a 100, ele indica o quão comprometido com o pagamento das dívidas o indivíduo é. Quanto mais próximo do 100, melhor a “reputação” do cliente no mercado.

Em uma situação assim, é importante que o consumidor invista no pagamento das suas contas atuais. Sempre que possível, é interessante, inclusive, quitá-las antecipadamente. Isso poderá indicar o seu controle financeiro e, com o tempo, aumentar seu score.

Motivo 4: histórico financeiro

Como já citado, caso você esteja com o nome sujo, provavelmente terá seu crédito rejeitado. Contudo, estar com o nome limpo, mas com histórico de mau pagador, também pode ser um problema.

Afinal, as operadoras de cartão analisam cada aspecto presente e passado da sua vida financeira. Se este for o seu caso, é possível tentar negociar com a operadora, novamente ressaltando uma fase financeira difícil, mas já superada.

Motivo 5: valor da renda

Finalmente, é possível que o pedido do cartão seja negado porque o consumidor não possui uma renda adequada. Segundo especialistas, o ideal é que o limite do dispositivo seja correspondente a, no máximo, 30% da renda do indivíduo. Caso seja requisitado um valor maior, o banco provavelmente irá negar o cartão – logo, é interessante diminuir o pedido de crédito.

Algumas operadoras ainda estabelecem uma renda mínima mensal do cliente, e caso não a possua, obter um cartão será impossível.

Se seu pedido do cartão de crédito foi negado por um banco, você pode tentar obter o dispositivo em outras financeira. Os critérios de concessão variam de empresa para empresa.

De qualquer forma, é importante destacar que, se o seu pedido do cartão de crédito foi negado, pode não haver solução. As operadoras e bancos não são obrigadas a reconsiderar o benefício, e você pode continuar sem a alternativa. O melhor a se fazer, então, é manter suas contas em dia e fazer uma nova tentativa nos meses seguintes.

Quando está negativado, isto dificulta ou até impossibilita a obtenção de crédito como empréstimos e financiamentos. Sem mencionar que isto faz com que as taxas oferecidas a você sejam as mais altas.

Mas, assim como existe um cadastro de maus pagadores também existe um de bons pagadores. É o cadastro positivo, uma ajuda a mais para ter o seu cartão de crédito aprovado além de facilitar na obtenção de crédito. Vamos explicar o que é e como funciona.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário