Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Todo empresário sabe da importância do planejamento. Seja o planejamento de marketing e vendas, logístico ou financeiro, planejar é fundamental.

Dentro do planejamento financeiro há o planejamento de caixa. O planejamento de caixa é fundamental para manter a saúde financeira de sua empresa.

Vamos explicar o porquê.

Saúde preventiva

Todos nós sabemos que uma alimentação saudável, aliada a prática de exercícios, cuidados com higiene pessoal e uma boa saúde mental, são fundamentais para a saúde de uma pessoa.

Da mesma maneira, a saúde financeira da empresa deve ser baseada em práticas saudáveis que tem como objetivo controlar gastos, evitar desperdícios, calcular custos e indicar os rumos do negócio, prevenindo prejuízos e falta de recursos.

A saúde financeira da empresa passa pelo planejamento de caixa.

O planejamento de caixa tem como objetivo projetar o quanto de dinheiro a empresa terá ao longo de um período ou se precisará buscar recursos com terceiros para honrar seus compromissos.

Este planejamento trabalha com o movimento de entradas e saídas e os saldos finais. Para isso, é necessário conhecer e utilizar uma ferramenta chamada fluxo de caixa.

Fluxo de caixa: uma ferramenta fundamental

O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para o planejamento financeiro e de caixa.

O fluxo de caixa registra tanto as entradas quanto as saídas de recursos financeiros da empresa e apresenta o saldo final.

Powered by Rock Convert

Estes registros são feitos diariamente, mas pode-se utilizar o total semanal ou mensal, dependendo do tamanho da empresa e do tipo de análise.

Com o fluxo de caixa, é possível projetar o saldo ao final do dia, da semana, do mês. Assim, a empresa poderá tomar decisões quanto a investimento ou captação de recursos no mercado.

O fluxo de caixa deve ser atualizado diariamente e com informações precisas, baseadas nas operações diárias do contas a pagar e contas a receber e nas projeções apresentadas por outras áreas das empresas como a comercial (faturamento, contas a receber) e RH (folha de pagamento, encargos trabalhistas).

Como fazer a projeção de caixa

Com o fluxo de caixa, a empresa pode fazer projeções de quanto terá em caixa ou se, ao contrário, precisará de recursos de terceiros (dos sócios ou empréstimos bancários, por exemplo).

Além de manter o registro atualizado e com informações precisas, também deve-se considerar despesas financeiras como juros e tarifas e analisar a inadimplência, e considerar também particularidades do mercado como sazonalidades.

O indicador de inadimplência é importante porque a empresa deve evitar o risco de projetar um saldo positivo por conta do recebimento de um determinado cliente e o mesmo não honrar o compromisso em dia trazendo como consequência o efeito contrário, ou seja, um saldo negativo.

Uma dica é ter sempre uma postura conservadora ou pessimista, nunca considerando como certo o recebimento de todos os seus clientes.

O fluxo de caixa é a ferramenta que permite controlar e projetar o caixa da empresa por um determinado período (diariamente, semanalmente ou mensalmente). Trata-se de uma ferramenta de uso diário e operacional.

O orçamento traz, em linhas gerais, o resultado esperado do negócio para um determinado período. É feito, geralmente, ao final de um determinado período ou no começo de outro e para 1 ano ou mais.

Se para cuidar da saúde você adota práticas saudáveis e faz um check up. Para cuidar da saúde financeira da sua empresa você precisa de planejamento financeiro, controle, análise e indicadores e do planejamento de caixa.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares