O Pix, lançado em 5 de outubro de 2020, iniciativa do Banco Central, veio para revolucionar as transações financeiras.

Um sistema de pagamentos rápidos e práticos super democrático que permite receber pagamentos online entre quaisquer instituições bancárias instantaneamente.

E, ao contrário do que muitos pensam, o Pix traz inúmeros benefícios não só para pessoas físicas como também para empresas.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Primeiramente, o que é e como usar o Pix?

O Pix é uma iniciativa lançada pelo Banco Central que permite a transferência financeira instantânea entre pessoas e empresas.

É mais uma opção juntamente com o TED e DOC, apresentando algumas vantagens adicionais.

Transferências com Pix podem ser feitas em qualquer dia ou horário da semana, inclusive em finais de semana e feriados.

Com o Pix, consumidores podem fazer pagamento em tempo real em estabelecimentos e quitar faturas de luz, água e impostos.

Lembrando que o Pix é totalmente gratuito para Pessoa Física e, para Pessoas Jurídicas, são cobradas taxas a depender da instituição financeira escolhida.

Como usar o Pix?

Para usar o Pix é necessário apenas utilizar o app do seu banco para fazer a transferência e utilizar o CPF (ou outra chave cadastrada) da pessoa que irá receber o valor.

Não é necessário cadastrar todos os dados da conta, apenas a chave Pix cadastrada pelo destinatário.

Em até 10s a transação é concluída e o pagamento compensado.

Quem pode usar Pix?

Qualquer pessoa física ou jurídica, independente do segmento ou tamanho da empresa pode utilizar o sistema. A obrigatoriamente da adoção do Pix fica somente para empresas com mais de 500 mil clientes.

É possível realizar pagamento instantâneos entre: P2P, P2B/B2P, Empresas B2B, P2G/G2P e B2G/G2B.

Diferenças do uso do Pix para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas

O funcionamento do Pix é o mesmo tanto para PF e PJ.

Porém, existem algumas diferenças que vale a pena comentar aqui:

O custo da operação

Para pessoas físicas e MEIs, transferir dinheiro por Pix é totalmente gratuito.

Segundo determinação do Banco Central, as instituições financeiras estão impedidas de cobrar qualquer taxa em transferências e pagamentos por Pix para PFs.

No caso de as empresas optarem por receber pagamentos online por Pix estarão sujeitas a taxas.

De acordo com as mesmas determinações do Banco Central, fica a cargo das instituições financeiras decidir o valor das taxas cobradas em transferências por Pix para empresas.

Sendo obrigatório as instituições informarem os valores das tarifas praticadas.

Quantidade de chaves

Um grande benefício do Pix para empresas é poder cadastrar até 20 chaves, enquanto pessoas físicas podem cadastrar apenas 5 por conta.

E isso inclui todos os tipos de chaves: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone, etc.

Tipos de chaves

Pessoas físicas só podem utilizar o seu CPF como chave, não sendo possível cadastrar o CNPJ de empresas no qual são sócios.

O mesmo vale para empresas, não é possível cadastrar uma chave Pix no CPF dos sócios, apenas no CNPJ da empresa.

Privacidade

No caso da pessoa física, o CPF não é mostrado no comprovante da transação, apenas alguns dígitos.

No caso de pessoas jurídicas, o CNPJ do recebedor fica totalmente visível na transação.

Vantagens do Pix para PF e PJ

O Pix é um sistema de pagamento mais rápido, seguro e competitivo. Se destaca principalmente por ser moderno, democrático e muito mais econômico.

Receber pagamentos online por Pix é vantajoso tanto para pessoas físicas como empresas. Conheça algumas vantagens: 

  • Transferência financeira instantânea: os pagamentos são realizados em até 10s e o dinheiro compensado na conta sem intermediários.

Para empreendedores isso é fundamental, pois permite maior agilidade no dia-a-dia, maior capacidade de atendimento, redução de filas e muito mais comodidade para os clientes.

  • Redução de custos: o Pix é totalmente gratuito para pessoas físicas e um meio de pagamento muito mais econômico para empresas. A média de custo por Pix para empresas é de R$ 0,01 por cada 10 transações, enquanto cada TED custa R$ 0,07.

  • Segurança: o sistema de pagamento por Pix utiliza várias tecnologias para garantir a segurança das transações, como criptografia, autenticação mútua e assinatura digital. Além disso, a base de dados é protegida pelo sigilo bancário e a LGPD.

  • Disponibilidade imediata: não é necessário esperar até 3 dias úteis para o pagamento do boleto ser compensado ou esperar o fim de semana/feriados passarem. No Pix o dinheiro é compensado em sua conta imediatamente.

Com isso, empreendedores usufruem de muito mais agilidade ao receber pagamentos online e conseguem melhorar muito seu processo de cobrança.

Receba pagamentos online por Pix com o Galax Pay

Uma das maiores plataformas de pagamento do Brasil, o Galax Pay agora oferece a opção de pagamento por Pix para empresas.

O Galax Pay é uma instituição oficial homologada pelo Banco Central e oferece uma série de benefícios, inclusive, também, todos os meios de pagamento mais utilizados atualmente: boleto, TED/DOC e cartão de crédito/débito.

É uma plataforma completa que auxilia a otimizar a gestão de cobranças em sua empresa e tornar os processos de pagamento muito mais simples.

Comentários