Você sabia que desde 2009, uma resolução do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) permite que você cadastre o seu número para não receber ligações de telemarketing? Afinal, é muito desagradável ter o seu telefone recebendo ligações sobre venda de produtos e serviços.

Então, se você não aguenta mais receber tantas ligações, cadastre o seu número no Procon e pare de receber ligações de empresas.

Saiba como bloquear ligações de empresas.

Como fazer esse cadastro em SP

No estado de São Paulo o cadastramento é simples. Basta que o consumidor cadastre os números de seus telefones de celular ou fixo no link do site do Procon – SP, no link “Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing”.

Esse cadastramento é controlado pelo Procon – SP. Após 30 dias da inscrição dos números de seus telefones você não receberá mais ligações de telemarketing oferecendo produtos e serviços. Porém ainda poderá receber chamados de entidades filantrópicas ou de organizações que obtiveram sua autorização por escrito.

Vale ressaltar que a medida considera ligações de telemarketing aquelas que fazem publicidade ou ofertas de produtos ou serviços por chamada de voz.

Como fazer esse cadastro em outros estados

Para pessoas de outros estados, em que não existe uma regra específica para barrar ligações de telemarketing, fica valendo o direito institucional à privacidade – direito que toda pessoa possui.

A dica aqui é que a pessoa empresa em contato com a empresa que realiza as ações de telemarketing e peça que retire o seu número da lista – coisa que a empresa tem obrigação de fazer – explicando que não tem interesse nas promoções, produtos ou serviços que tal organização oferece por chamadas telefônicas.

Além disso, é recomendado que esse pedido de exclusão seja feito por escrito – para que o consumidor tenha provas de que pediu o descadastramento do número do telefone. Se a empresa não cumprir com a solicitação, cabe medida judicial contra a companhia. A pessoa também pode fazer uma reclamação formal ao Procon de sua região.

Campeãs de reclamações

Mesmo o consumidor registrando o seu número de telefone para não receber mais chamadas, algumas empresas não respeitaram a decisão e continuaram a fazer ligações telefônicas.

Abaixo você confere algumas das empresas que receberam notificação do Procon – SP por descumprir a medida:

  • Abril Comunicações;
  • Banco BMG S.A;
  • Banco Bradesco S.A;
  • Banco Citibank S.A;
  • Banco Pan S.A;
  • Banco Safra S.A;
  • Banco Santander S.A;
  • Banco Votorantim S.A;
  • Brasfilter Indústria e Comércio Ltda;
  • Brasil Brokers Participações S.A;
  • Caixa Econômica Federal S.A;
  • Car System Alarmes Ltda;
  • Carrefour Comércio e Indústria Ltda;
  • CDM Comercial Eirelli;
  • Cetelem Serviços Ltda;
  • Claro S.A;
  • EF Viagens e Turismo Ltda;

Não seja mais incomodado

Não aguenta mais receber ligações de telemarketing? Então procure Procon de sua região e cadastre o seu número no Procon e parece de receber ligações de empresas!

Comentários