O WhatsApp tem sido um aplicativo cada vez mais usado pelos brasileiros. O que, no início, era para ser apenas uma maneira de enviar mensagens para amigos e familiares, atualmente tem se tornado cada vez maior, com uma série de ferramentas facilitadoras. O WhatsApp Pay é uma delas, mas será que fazer o pagamento por ele é seguro?

Ainda que os bancos ofereçam diversas funcionalidades para a realização de pagamentos e de transferências, é importante buscar aquela ferramenta que traga a maior facilidade possível. Sendo assim, conheça todas as vantagens em apostar nessa funcionalidade do aplicativo e se realmente ela é segura.

O pagamento pelo WhatsApp é realmente seguro?

É válido dizer que o pagamento via WhatsApp é seguro. Muito embora o aplicativo ainda não tenha uma criptografia de ponta a ponta, como acontece com suas mensagens, os dados são armazenados posteriormente e criptografados em um sistema mais avançado, permitindo que os usuários tenham suas informações preservadas.

A criptografia de ponta a ponta não foi disponibilizada por causa de uma falha da empresa, mas sim porque ainda é necessário que os bancos possam ter acesso às informações dos clientes para que as transações sejam perfeitamente executadas. Sendo assim, não é necessário ficar preocupado.

Quando o assunto é pagamento, a criptografia acontece por intermédio dos servidores da própria empresa, fazendo com que os números bancários e os cartões previamente cadastrados possam ser processados na hora de um pagamento ou transferência. É válido lembrar que os dados não são compartilhados com terceiros.

Aqui no Brasil, para definir que o pagamento via WhatsApp é seguro, a tecnologia utilizada para a realização de pagamentos e transferências provém do Facebook Pay, sendo processadas pela Cielo. Por conseguinte, o Facebook Pay informa que as compras e pagamentos são devidamente monitorados por um sistema contra fraudes.

Vale lembrar que a opção de pagamento não pode ser utilizada em Apps de terceiros como o GB WhatsApp.

Como se manter seguro com o WhatsApp Pay?

Ainda que o próprio aplicativo possa oferecer muita segurança para os seus usuários, é necessário adotar alguns cuidados para não acabar caindo em golpes ou desperdiçando o seu dinheiro. Muitas correntes falsas são divulgadas na internet e, por um pequeno descuido, você poderá cair em uma.

Veja, abaixo, algumas dicas para manter seus dados bancários em total segurança.

Não repasse os códigos que receber por SMS

Você sabia que muitos criminosos virtuais podem acabar clonando o seu WhatsApp e utilizando o aplicativo para solicitar dinheiro ou aplicar golpe nos seus contatos? É exatamente por esse motivo que os usuários precisam estar atentos a qualquer tentativa de roubo de dados.

Muitos golpistas entram em contato sob a identidade de falsas empresas conhecidas, solicitando que os usuários repassem seus códigos enviados por meio de um SMS. Esses dígitos, na verdade, acabam sendo os responsáveis por liberar o acesso da conta para o WhatsApp de outras pessoas.

Sendo assim, sempre desconfie de qualquer conta que venha até você para solicitar um código de acesso. Ele nunca deve ser compartilhado, fazendo com que você possa ter total domínio sobre sua própria conta e, consequentemente, evitar golpes digitais, ainda mais com o WhatsApp Pay registrado.

Não faça transações em redes públicas

Muito embora seja possível andar pelas cidades e se comunicar por meio de redes WI-FI públicas, é necessário tomar cuidado. Por serem abertas, essas redes podem representar uma grande ameaça para as suas contas, sejam elas de WhatsApp ou referentes aos bancos.

Por isso, se você estiver fora de casa e precisar utilizar uma rede pública, evite fazer qualquer transação financeira por meio dela. O ideal é que espere retornar para a sua residência ou ative o 3G/4G para conseguir completar o processo.

Comentários