O pagamento recorrente – modelo de assinatura – é uma tendência global de pagamento para empresas de vários segmentos e tamanhos, mas, principalmente, no mercado B2B.

Com certeza você já utilizou o pagamento recorrente para pagar algum serviço, como serviços de streaming ou de telefonia, internet e TV a cabo.

É um modelo de cobrança que traz uma série de benefícios para a empresa e para o consumidor.

Saiba mais sobre esse método de pagamento e como funciona uma plataforma de pagamento recorrente.  

Primeiramente, entenda o que é pagamento recorrente

Basicamente, o pagamento recorrente é um contrato fechado por um determinado período, no qual a cobrança do valor do serviço é descontada automaticamente no cartão de crédito/débito do cliente ou por boleto.

A periodicidade varia de acordo com o contrato, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Geralmente as empresas estipulam um tempo mínimo para o contrato e uma multa caso o vínculo seja quebrado antes do que foi previamente acordado.

Pagamento recorrente e parcelamento: Quais as diferenças?

Não, eles não são a mesma coisa.

O parcelamento é um valor único total cobrado por um serviço/produto que já foi entregue no ato da compra que é dividido por meses ou anos.

No pagamento recorrente o cliente continua usufruindo de algum serviço regular da empresa.

Assim, o cliente paga a empresa pelo serviço que ela está oferecendo dentro do período contratado.

Como funciona o pagamento recorrente?

Por ser um sistema que gera uma cobrança automática via boleto bancário, cartão de crédito ou débito online, a empresa precisa de uma plataforma de pagamento recorrente como intermediadora.

A plataforma de pagamento recorrente realiza todo o processo de emissão das cobranças e recebimento do dinheiro em uma conta digital do cliente.

As taxas ou mensalidades pagas pelo serviço irão variar de acordo com a plataforma escolhida.

Vantagens do pagamento recorrente para empresas e consumidores

Vamos agora aos benefícios que o pagamento recorrente ofereça para sua empresa e seus clientes. Olha só!

Benefícios para as empresas

Conheça os benefícios do pagamento recorrente para empresas:

Redução da inadimplência:

Com o pagamento recorrente há uma drástica redução na inadimplência.

Como o comprometimento do contrato de pagamento recorrente é constante, dificilmente o cliente deixará de pagar a fatura. Já que o valor a ser pago é descontado todos os meses fica mais difícil esquecer de pagar.

Fazer projeções financeiras mais sólidas: 

Você consegue fazer projeções financeiras mais previsíveis, já que os clientes fazem o pagamento pelo serviço em uma data marcada todos os meses.

E isso é ótimo pois você consegue ter dados mais concretos para definir estratégias e tomar decisões mais sólidas relacionadas ao estoque ou investimentos.

Sabendo o número X de clientes fica muito mais fácil saber o que o seu negócio precisa para atender a demanda e para crescer.

Mais praticidade e mais vendas:

Além de poder oferecer um preço mais convidativo, o pagamento recorrente permite ao cliente pagar pelo serviço mesmo que o valor total seja mais caro que o limite no cartão de crédito que ele dispõe.

Isso permite que o cliente não desista da compra caso não tenha o dinheiro em mãos na hora ou não tenha limite no cartão suficiente.

Maior fidelização do cliente:

Com o pagamento recorrente você pode aliar também estratégias de marketing – como o e-mail marketing, por exemplo – para manter o contato com o cliente e sua empresa não ser esquecida.

Permitindo, também, que ele tenha um relacionamento mais próximo com a marca e seus serviços.

Além disso, os contratos geralmente possuem fidelidade com tempo mínimo, permitindo que os clientes conheçam e aproveitem mais o serviço antes de tomar decisões precipitadas para interromper ou cancelar o contrato.

Benefícios para os clientes

Confira agora os benefícios do pagamento recorrente para os clientes.

Conveniência:

Com a rotina moderna que estamos vivendo, as pessoas pagam por comodidade e querem poupar o máximo de tempo e esforços possíveis.

O pagamento recorrente oferece ao cliente a chance de ter um bom serviço de forma regular sem precisar gerar faturas ou se esforçar por isso.

Os pagamentos estão agendados e o serviço será entregue com recorrência de forma automática.

Controle financeiro:

O modelo de cobrança recorrente permite uma maior organização financeira do cliente, já que ele se livra de surpresas desagradáveis na fatura ao fim do mês ou faz compras por impulso.

Além disso, por saber exatamente quanto e por quanto tempo ele irá pagar o serviço, permite que ele consiga planejar melhorar suas finanças.

Segurança:  

O cliente tem acordado por contrato o tempo determinado que irá usufruir dos serviços e tem a segurança que a empresa se comprometerá.

Preço mais atrativo: 

Quando uma empresa fecha um acordo de um longo período de tempo com o cliente, é comum que ela ofereça descontos.

Serviços de telefonia, TV a cabo, internet e academias, por exemplo, oferecem preços bem convidativos para os clientes que colocam o pagamento no débito automático.

Um exemplo de plataforma recorrente é o Galax Pay, ele é completo para você que deseja usar a recorrência para sua empresa, seja no boleto, cartão de crédito ou débito online e também funciona com um sistema de gestão de cobranças integrado, no qual você tem acesso a relatórios e dados de pagamentos dos clientes.

É excelente para uma maior transparência dos dados e gestão de pagamentos, permitindo que a empresa estruture novos métodos de fidelização e melhore seus serviços.

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