Powered by Rock Convert

Você está planejando adquirir um automóvel neste ano? Saiba aquilo que a maioria das pessoas ignoram no momento de comprar um carro. Geralmente as pessoas não fazem nenhum planejamento ou sequer conhecem profundamente o veículo que estão prestes a adquirir. Isso acontece porque grande parte das pessoas, senão a maior parte, compram por causa de suas emoções, dificilmente são guiados pela razão.

O problema não é tanto adquirir um carro por causa de suas características, tais como: cores metálicas; bancos revestidos por couro; rodas deslumbrantes, etc. Apesar de que as nossas ações são muitas vezes baseadas nestas características mais atraentes, principalmente quando não entendemos nada a respeito do funcionamento do veículo, preço das pesas e tecnologias utilizadas.

Documentos para manter a regularidade e a segurança do seu veículo:

IPVA

Poupe uma pequena parcela do seu salário, alguns meses do ano, e tenha plena consciência do seu dever em pagar o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) uma vez a cada ano.

Licenciamento

É obrigatório a todo condutor possuir este documento regularizado, pois ele serve para testar a aptidão do seu veículo em transitar pelas vias terrestres de maneira adequada. O licenciamento é destinado ao departamento nacional de trânsito (DENATRAN); cujo pagamento é anual e o valor do mesmo é determinado por cada estado em particular. Só é possível fazer a licença desde que você esteja com o IPVA, DPVAT, multas, regularizados.

Seguro opcional

O cálculo do seguro do seu automóvel é baseado no perfil do condutor, nas características do veículo e no trajeto que o mesmo irá percorrer.

Alguns fatores serão levados em consideração, tais como:

  • O condutor possui garagem em sua residência? ;
  • Reside em um local em que a taxa de crimes é elevadíssima? ;
  • Tem pouca experiência em direção? ;
  • Qual é o modelo e o ano do veículo? ;
  • O condutor sofreu muitas multas ao longo de sua experiência? .

Esses são alguns pontos que a seguradora vai observar e incluir no cálculo, antes de determinar o valor do seguro do carro. Então faça um planejamento e se possível uma simulação para lidar melhor com este tipo de despesa.

Seguro obrigatório – DPVAT

O DPVAT (danos pessoais ocorridos por veículos automotores de via terrestre) é um seguro obrigatório destinado ao amparo das vítimas de transito, e qualquer pessoa pode requerer a indenização. O DPVAT deve ser pago uma vez ao ano, assim como o IPVA.

Gastos necessários para transitar com o seu automóvel

Combustível:

O gasto do combustível está diretamente proporcional a quantidade de horas que você transita com seu veículo, não apenas isso, deve também ficar atento à potência do motor do seu veículo, carros menos potentes com motor 1.0 e com menos sofisticações tecnológicas tendem a percorrer mais km/litro do que um veículo mais luxuoso.

Entretanto é importante não depender de apenas um combustível seja etanol ou gasolina, pois o preço de mercado pode estourar pra cima e você acabar ficando sem opções. Logo, escolha um veículo flex e tenha essa flexibilidade ao seu favor.

A dica é fazer um planejamento do seu trajeto principal e do tempo médio que você locomove-se com seu veículo. Para isso tenha em mente a capacidade do tanque de combustível e também da quantidade de quilômetros que seu carro percorre com um litro, seja de etanol ou gasolina.

Estacionamento:

Os estacionamentos facilitam e muito a vida do motorista, no entanto ele é prejudicial para suas finanças. Portanto, evite ao máximo ir para shoppings, pontos comerciais, restaurantes, com seu veículo, se possível vá a pé, além do mais, será recompensado com boas práticas para sua saúde.

Manutenção:

É de extrema importância contabilizar as manutenções regulares como troca de filtro de óleo, água e revisões preventivas.

Além do mais, ficar atento a imprevistos como, troca de pneu furado, problemas nos faróis, alinhamento de direção, etc. O conserto para esses casos varia muito entre as oficinas mecânicas, então a pesquisa por bons preços e também a preservação da boa qualidade de serviços são essenciais.

O gasto com a limpeza do seu veículo também é importante e recorrente, se você não dispor de tempo e condições para tal, portanto inclua este item nas suas despesas também.

Despesas eventuais

Poucas pessoas consideram as despesas variáveis, por conseguinte, não dispor de um fundo de emergência para lidar com pedágios, multas, trocas de peças, gastos com serviços de tecnologia para seu veículo… A ocorrência desses infortúnios pode ser preocupante para suas finanças e ameaçador para sua estabilidade emocional.

Como vimos anteriormente o custo para manter um automóvel não é para qualquer pessoa, no entanto desde você mantenha tudo bem planejado não terá sofrimentos futuros. Deixe nos comentários se você sofreu com algumas dessas despesas e também qual foi o aprendizado tirado desta situação.

Para último caso, se algumas dessas despesas lhe assombrar, simule um empréstimo e mantenha a casa em ordem.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares