Powered by Rock Convert

Aprenda 5 incríveis dicas para organizar seu orçamento para aproveitar a Black Friday sem complicar a sua vida financeira.

A Black Friday chegou! Em meio a tantas ofertas, muitos cometem o erro de querer aproveitar todas as “oportunidades” de descontos significativos, sem antes saber se possuem condições financeiras para tais compras. Não quer ter este problema? Então veja agora como organizar o seu orçamento para aproveitar a Black Friday!

É natural que você queira abraçar o mundo, mas sem organização e planejamento financeiro, em pouco tempo você pode estar abraçando uma pilha de dívidas.

Para que isto não aconteça, confira neste artigo 5 dicas para organizar o seu orçamento para aproveitar a Black Friday.

Crie um controle

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas e formas de se realizar um bom controle financeiro. Porém, na dúvida entre qual escolher e, ainda, na falta de dinheiro para realizar o investimento em uma ferramenta paga, opte pelo habitual, funcional e gratuito software da gigante da internet, o Google Planilhas.

Neste software, muito semelhante ao Excel, porém gratuito, você será capaz de anotar seus gastos e receitas, guardar dados e informações, fazer controles e utilizar gráficos e ferramentas como o fluxo de caixa para entender melhor como andam as suas finanças.

Você será capaz de realizar tais controles mesmo com um nível básico de domínio da ferramenta. Por sua extrema semelhança com o Excel, os utilizadores do software da Microsoft encontram muita facilidade no seu uso.

Por isso, não perca mais tempo, confira agora mesmo o curso de Introdução ao Excel da Voitto.

Defina as suas prioridades

Não se esqueça de priorizar os seus custos mensais. Por exemplo, custos de sobrevivência devem estar a frente de quaisquer outros, ou seja, deve-se pensar no seu salário de verdade, como o que sobra após pagar gastos mensais com alimentação, aluguel, conta de água, luz, internet e etc.

Somente após deduzidos tais valores, você poderá decidir o que fazer com o restante do salário.

Lembre-se também que é um ótimo hábito separar uma parte do seu dinheiro para investir no curto, médio e longo prazo. Se você possui este hábito, tente não deixar de fazê-lo neste mês apenas para comprar mais itens. Se você não possui este hábito, não acha que está na hora de começar?

Após deduzidos tais gastos, liste quais itens você, ou a sua casa, está mais precisando.

Por exemplo, você já percebeu que sua geladeira está pra estragar, e não é uma boa ficar sem geladeira. Por mais que trocar seu carro pagando a diferença pareça uma possibilidade incrível, comprar uma geladeira tem que estar na frente dele na sua lista de prioridades.

Prepare-se e economize onde for possível

Todos sabemos que a Black Friday se tornou um grande evento anual mundial, algumas empresas inclusive fazem um mês inteiro de ofertas e utilizam datas como 11/11 também para promover descontos em produtos.

Powered by Rock Convert

Sendo assim, programe-se durante o ano para este evento. Dessa maneira você pode criar o hábito de guardar determinado valor mensalmente, de maneira a ter um bom montante, destinado às compras no mês de novembro.

Porém, se a Black Friday chegou e não deu tempo de se preparar, vai ser preciso fazer sobrar dinheiro neste mês para poder aproveitar. Quer saber como? A resposta é simples, economizando.

Neste momento precisaremos voltar a falar de prioridades. Se deseja aproveitar as ofertas deste mês, será preciso cortar ou rever alguns hábitos, pelo menos, momentaneamente.

Se você come sempre na rua, busque fazer o almoço em casa, tende a ser bem mais barato. Se você sai a noite 3 dias por semana, busque reduzir para apenas 1. Os cortes variam de acordo com os seus objetivos, coloque na balança e verifique o que é válido para você.

Quite suas dívidas

Sim eu sei, é mais fácil falar do que fazer. Mas é bom lembrar que você deve buscar quitar suas dívidas o mais rápido possível, principalmente aquelas em que existe a incidência de juros, pois nessas, quanto mais demorar, mais caro irá pagar.

Caso não pense nisso com antecedência, você pode chegar no mês da Black Friday com o seu cartão sobrecarregado de parcelas de outros produtos e outros tipos de dívidas, que o impedirão de realizar novas compras sem se comprometer ainda mais financeiramente.

Lembre-se ainda de, utilizar o cartão de crédito de forma inteligente e ao seu favor e jamais confunda o seu limite como seu salário!

Elimine ou reduza custos e tarifas

Não há nada pior do que pagar por algo que poderia ser gratuito não é mesmo?

Mas é o que acontece com muitas pessoas e, possivelmente, com você em relação as tarifas cobradas em suas contas em bancos e contas de serviços que você contrata.

Se você ainda paga tarifas em sua conta bancária, ligue agora mesmo para o seu gerente e peça a redução das mesmas. Caso ele não o faça, não tenha medo de cancelar a sua conta e busque agora mesmo por bancos digitais (eles não possuem nenhuma taxa e, na maioria das vezes, apresentam mais benefícios que os bancos físicos).

A internet é um exemplo. Muitas vezes você contrata um plano com benefícios que sequer utiliza e que, se cortados, poderiam baratear muito sua conta final.

Busque também eliminar serviços duplicados. Se você paga Netflix, é assim tão necessário continuar com a conta da Amazon Prime Video? Ou vice e versa. Escolha o que melhor te atende e elimine o outro.

Dica bônus: não caia na “Black Fraude”!!

Já ouviu falar na expressão “o dobro pela metade do preço”? Pois é, é o que muitas empresas passaram a fazer, simplesmente para aproveitar o peso que o termo “Black Friday” tem no marketing, sem dar descontos reais em seus produtos.

Use de ferramentas como “Zoom” e “Vigia de Preço” para saber se as ofertas dos sites são reais ou se apenas subiram o valor cheio do produto para que o valor real parecesse um desconto. Com essas ferramentas você pode obter um histórico do preço dos produtos além de conseguir comparar com o preço de outros sites.

Agora, para aproveitar os melhores preços do mercado quando o assunto for finanças, empreendedorismo, gestão, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros, os melhores preços, qualidade e custo benefício você encontra nas capacitações da Voitto, visite o blog da Voitto e confira!

Powered by Rock Convert

Comentários