Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

A diferença entre ativos e passivos determina o valor do seu empreendimento

Plano de Contas

Você deve saber da importância do plano de contas para o seu negócio. O plano de contas é importante, para falar a verdade, é indispensável quando pensamos em pleno desenvolvimento de um empreendimento de modo saudável.

Você sabe o que vem a ser o plano de contas, ou elenco contábil?

Catalogando todos os gastos da sua empresa

Um plano de contas simplificado, ou até mesmo gerencial nada mais é do que um documento onde estão discriminados todos os gastos da empresa.

Com o plano de contas, o empresário ou empreendedor consegue facilmente visualizar quanto está sendo gasto pela empresa e em que estes recursos estão sendo gastos.

Contudo, é preciso algumas ponderações:

  • Quando falamos de um elenco de contas simplificado estamos falando de uma lista com todos os gastos do empreendimento, todos estes descritos em uma listagem, basicamente como uma fatura de cartão de crédito.
  • Mesmo que pareça extremamente fácil, o plano simplificado deve ser feito por um profissional de contabilidade, isso porque ele deve atender a algumas determinações vigentes em relação a legislação contábil e fiscal de nosso país.

O plano de contas gerencial que provavelmente você está acostumado a fazer em casa segue o mesmo ideal do plano simplificado (uma listagem com todos os gastos que a empresa tem) mas não necessariamente atende aos requisitos legais ou fiscais.

Com o plano de contas gerencial, sem valor fiscal, o empreendedor pode visualizar todos os gastos que está tendo e com o que dentro do negócio.

Por não buscar atender a nenhuma determinação legal, o plano de contas ou elenco gerencial de contas pode ser feito por qualquer empreendedor familiarizado com os números e as finanças do seu empreendimento.

Sobre o plano de contas não gerencial, feito pelo contador ,é possível que ele seja detalhado, ou seja, além da lista com cada gasto da empresa é possível contar ainda com informações sobre o setor responsável por aquele gasto e um pequeno explicativo sobre o que foi feito com o recurso.

Por exemplo: Gasto X -Setor de Comunicação.

No caso deste gasto ter sido destinado a uma empresa, ao invés de vir apenas o nome da empresa, temos o que esta empresa fez pelo seu negócio.

Benefícios do elenco de contas

De maneira bem simplória tudo o que o empreendedor quer é que o seu empreendimento prospere.

Sabemos que manter as finanças em dia é bem encaminhado não é uma tarefa fácil e é aí que o plano de contas pode te ajudar.

Como adiantamos, o plano de contas é um documento onde estão discriminados todos os gastos que a sua empresa teve no mês anterior ou terá no próximo mês. No caso dos planos detalhados é possível ainda saber com o que foi gasto além de apenas o nome de para onde o dinheiro foi destinado.

Desta forma, como gestor, fica muito mais fácil para você cortar gastos e saber onde os recursos estão sendo gastos.

Powered by Rock Convert

Viu? Cortar gastos ou saber onde seria bom investir depende e muito de um bom plano de contas. Quão maior for o seu empreendimento mais vale a pena investir em um plano de e acompanhar mensalmente os seus diagnósticos.

Agora que você já sabe bem como funciona e quais os benefícios para o seu empreendimento, que tal providenciar um plano de contas para o seu negócio?

O plano de contas na prática

Entender o plano de contas feito pelo seu contador depende da compreensão de alguns conceitos fundamentais, dentre eles os conceitos de ativo e passivo

Para que o plano ou elenco tenha peso legal e valor fiscal é necessário que um contador habilitado e experiente no mercado o faça para você. Neste modelo, as informações vão muito além de uma listagem dos gastos da empresa e visam atender às determinações contábeis vigentes.

Para que você saiba se o seu contador está realizando um bom trabalho você precisa conhecer alguns preceitos do PC (Plano de Contas), alguns termos e os seus respectivos efeitos na sua empresa.

Ativos

O primeiro e principal conceito do seu plano de contas sem dúvida é o conceito de ativo.

Você deve estar se perguntando o que significa o ativo no plano de contas. Bom, quando falamos de ativos estamos falando de tudo o que pertence a sua empresa positivamente.

Estes são os nossos ativos, tudo o que a empresa possui.

Passivos

O passivo do plano de contas é outro conceito que você deve conhecer também. Como o nome pressupõe sabemos que ele vem a ser um oposto do ativo, e realmente os passivos são opostos aos ativos da sua empresa.

Por este pensamento, conclui-se que passivo é tudo o que a empresa possui em seu nome negativamente.

Vamos também a um exemplo para que você possa entender melhor.

Quando falamos de passivos, estamos falando de tudo o que é descontado do ativo da empresa, em linhas gerais. O passivo é tudo o que a empresa deve.

Ou seja…

Agora que você sabe quais os principais conceitos do elenco de contas é preciso que antes de contratar um profissional você tenha cada um deles para que o seu plano seja feito.

Mesmo que seu empreendimento comece sem muitos recursos estes serão os seus primeiros ativos, tudo o que pertence a você e está sendo direcionado a este empreendimento.

Os passivos pode ser que você os adquira progressivamente com o tempo, por meio de financiamentos, empréstimo, contratação de funcionários e etc.

Esteja apto para procurar um profissional para que ele elabore o seu plano de contas. Você sempre terá os ativos quando parte para abrir um empreendimento, agora, os passivos você acaba adquirindo.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares