Já foi surpreendido por ter seu cartão bloqueado? Para muitas pessoas o fato pode ser constrangedor. Saiba mais!

Normalmente, a máquina de cartão acusa Erro 57, mas diversos podem ser os motivos pelos quais o banco bloqueia o seu cartão de crédito ou de débito.

A seguir, veja quais são as causas mais comuns para não ser pego de surpresa na hora de realizar o pagamento de uma compra.

Cartão Bloqueado Para Uso

Os bancos enviam pelo correio cartões bloqueados, para maior segurança do cliente. Portanto, é fundamental seguir os procedimentos da instituição financeira para ativá-lo.

Algumas pessoas, porém, podem esquecer de realizar tal procedimento e tentar fazer uma compra com o cartão bloqueado. Nesse caso é simples, basta ligar para o atendimento do banco, que o desbloqueio é feito na mesma hora, mediante a confirmação de alguns dados sigilosos.

Senha Errada

Para a segurança do titular do cartão, os bancos permitem que a senha seja digitada por até três vezes. Caso você digite a senha errada ultrapassando essas tentativas, o cartão automaticamente é bloqueado.

Nesse caso, o pagamento não poderá ser feito e você terá que ir até a sua agência bancária pessoalmente registrar uma nova senha para o cartão.

Confira os motivos pelos quais o seu cartão pode ser bloqueado.

Não Pagamento da Fatura

Deixar de pagar a fatura do cartão de crédito também pode acarretar o seu bloqueio. É uma situação constrangedora, portanto, sempre confira se as contas estão em dia antes de sair às compras.

Cartão Vencido

Cartões de débito ou crédito possuem validade extensa. Mas algumas pessoas podem não se atentar a essa um novo cartão deve ser solicitado.

Alguns bancos disponibilizam esse pedido via internet, outros, porém, exigem o comparecimento do cliente na agência.

Não adianta ligar para o seu banco, pois não há meios de liberar um cartão vencido.

Outros Problemas

Suspeitas de fraude, clonagem ou outras ações que comprometem a segurança do cliente também podem fazer com que o banco bloqueie o cartão.

Nesse caso, o procedimento de desbloqueio depende muito das políticas do banco. No entanto, as instituições financeiras costumam avisar o cliente antes que ele saia usando o cartão e seja impedido de realizar compras.

Alguns dos motivos que levantam suspeita são: uso do cartão em lugares muito distante em curto espaço de tempo, compras acima do normal para o perfil do cliente, muitas compras feitas no mesmo dia, etc.

Fatura em análise

Clientes que contestam a fatura de um cartão de crédito ou compras feitas no cartão de débito podem sofrer bloqueio por segurança, até que o impasse seja resolvido.

Roubo ou perda

Além de ficar por dentro de como funciona o bloqueio de cartão, saiba que o próprio cliente pode solicitar o serviço. É muito importante fazer esse procedimento no caso de furto ou extravio, pois terceiros podem usar o cartão, causando grandes transtornos.

O bloqueio do cartão é simples e rápido de ser feito. Basta ligar na central de atendimento a cartões ou no SAC e pedir o bloqueio, que é feito imediatamente.

Se você não anotou o número do cartão, não tem problema, pois os bancos oferecem a opção de fazer esse bloqueio através do CPF ou dos dados da conta corrente.

Após o bloqueio é preciso fazer pedido de novo cartão, alguns bancos dão opção de pedir pela internet ou telefone, outros exigem que o cliente peça na sua agência.

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