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Conquistar um cliente tem direta relação com primeiro contato que o seu consumidor tem com o seu produto, a fidelização vai muito além disso

Você tem uma empresa ou está pensando em abrir uma? Uma pergunta rápida, o que é melhor, ter mais clientes fiéis ou mais clientes em números absolutos?

Provavelmente você deve ter respondido que o mais importante é ter um número maior de clientes ao invés de ter um maior percentual de clientes fiéis.

Está começando agora?

Se você está começando agora essa é uma dica de ouro: o mais importante não é o número de clientes absolutos, pessoas que compram vez ou outra em sua loja mas o número de clientes fiéis que você tem.

É como o engajamento do Facebook, é melhor ter um número menor de engajamento do que ter muitos seguidores que às vezes nem chegam a ver as suas postagens e muito menos se interessaram por elas. O engajamento vale mais do a que presença (no caso da presença ser mensurada por likes).

Um cliente fidelizado demandou muito mais esforço do que um consumidor propriamente dito, desta forma a principalmente diferença entre um consumidor fidelizado é a periodicidade de compra que ele faz em sua loja.

O consumidor conquistado apenas é o número de potenciais clientes que conhecem a sua empresa ou realizam compras esporádicas nela.

A importância da fidelização é que embora você não possa presumir o número de compras que o cliente fará, você sabe que de certa forma terá-lo regularmente na sua lista de consumidores/compradores.

Qual o segredo da conquista para a fidelização?

Daremos a princípio um exemplo bobo para que você possa visualizar melhor.

Bom: quando você está tentando conquistar alguém (um parceiro ou parceira) você precisa se mostrar interessante, estar dentro do conceito que ela(e) julgue apropriado para ele e deve se mostrar como diferencial.

Quando estamos falando de conquistar um cliente estamos falando basicamente da mesma coisa, ao menos em um primeiro momento.

O se o produto deve tentar conquistar o seu consumidor ou público alvo bem como deve mostrar-se útil interessante e diferente para ela, para que possa dessa forma finalmente conquistar a compra daquele consumidor.

Conquista vs. Fidelização

A fidelização tem haver com a periodicidade de compra e esta por sua vez está atrelada a qualidade do serviço, do atendimento e do produto

Há três tipos de relação que é possível estabelecer com o seu cliente/consumidor.

A primeira e inicial é a conquista que comentamos logo acima. Você precisa conquistar o seu cliente para que ele possa adquirir pela primeira vez o seu produto.

Esse é o passo número um para todos os outros dois tipos futuros de relacionamento que se é possível estabelecer.

Quando você conquistar um cliente, isso significa que ele conhece a sua empresa e poderia vir a consumir nela, ou está pensando em fazer isso, ou mesmo já o fez.

A segunda é após a conquista e a compra seria a fidelização, mas o que separa um cliente conquistado de um cliente fidelizado

Para que você consiga fidelizar um cliente deve investir nisso, afinal não vai acontecer da noite para o dia.

Uma ação ou atitude que a sua empresa pode adotar para ajudar no processo de fidelização e que não chega a custar muito é criar uma ouvidoria.

Sim, uma ouvidoria. Quando o cliente tem uma sugestão ou reclamação a fazer ele sente que não é prontamente ouvindo pelo vendedor ou que a sua solicitação ficará por isso mesmo, uma vez que o vendedor tem tantas outras atribuições e dependendo da solicitação isso pode resultar em trabalho extra para ele.

Desta forma, o seu consumidor tende a se calar e nesse caso o pior pode acabar acontecendo, uma vez que se por algum motivo o cliente não gostou de algo que aconteceu na loja durante o atendimento, ou pode ter gostado muito mas você não tem uma métrica para mensurar isso.

Então tenha uma ouvidoria, o cliente se sentir ouvido e respeitado é fundamental para que ele possa criar um certo apego pela sua empresa, visto que atualmente grande parte das empresas estão acostumadas a vender e a não ouvir.

Última e terceira dica que pode ajudar na fidelização é um programa de benefícios. Crie um cartão que de acordo um determinado número de vezes utilizado dá direito a um brinde para o seu consumidor. Apesar de incentivar a fidelização por meio do brinde não deixa de ser uma alternativa válida.

A fidelização

Depois de todos estes procedimentos você finalmente conseguiu fidelizar uma parcela dos seus clientes, quais valem mais, os clientes fidelizados ou os conquistados? A essa altura você já não deve ter dúvidas que o cliente fidelizado é muito mais vantajoso.

As chances de perder um cliente fidelizado é possível, mas mais difícil de acontecer, mas caso venha a ocorrer, um cliente fidelizado que deixa de comprar na sua loja não é medido apenas pelo valor médio das compras que faz mas por todas as que acabaria fazendo. Um super prejuízo não é?

Quando falamos de clientes fidelizados estamos falando daqueles clientes que não só habitualmente acabam consumindo o seu produto, como uma criança que come apenas uma determinada bolacha ou biscoito, mas estamos falando concomitantemente dos clientes que indicam a sua marca.

É claro que você vai trabalhar para melhor atender os seus clientes sejam eles fidelizados ou conquistados, mas sabemos que imprevistos acontecem e nesse caso, bom, de acordo com pesquisas, os consumidores fidelizados tem mais chances de relevar e até mesmo voltar a comprar com uma empresa caso haja algum transtorno na compra ou no produto em si.

Clientes encantados

Esse sem dúvida é o melhor estágio de relacionamento que você pode estabelecer com seus clientes, o melhor, o mais saudável e o mais lucrativo.

O encantamento vem logo após a fidelização e trás ao consumidor um sentimento de pertencimento do empreendimento.

O encantamento engloba desde o momento em que o seu potencial cliente conhece a marca, consome, gosta do atendimento e retorna. Mas você deve estar se perguntando que desta forma parece fidelização e chega a ser de certa forma.

Mas com o encantamento o consumidor se torna fiel a todos os seus produtos e passa a querer colaborar com o crescimento da marca, sendo completamente apaixonados pelos produtos e pelo posicionamento de mercado da sua empresa.

Alcançar o encantamento demanda tempo, produtos e atendimentos de qualidade além claro de tratar o seu consumidor como alguém especial e singular, não apenas como mais um número que representa ou não os seus lucros.

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