empréstimo online
Dá para simular um empréstimo online pelo computador ou smartphone, onde você estiver. É uma opção que traz grande comodidade!

Contratar um empréstimo online pode ter várias vantagens. É uma opção cômoda, barata e bastante simples.

Porém, é preciso ter cuidado! Os golpes online estão cada vez mais comuns e podem gerar muita dor de cabeça.

Além disso, existem vários tipos de empréstimo. Vale a pena conhecê-los para decidir qual o melhor. Acompanhe tudo a seguir!

Como funciona o empréstimo online?

Um empréstimo online é aquele que você faz tudo pela internet. Cota o crédito, analisa suas opções, adquire o empréstimo e acompanha suas parcelas.

É algo que você pode fazer pelos sites dos próprios bancos e, muitas vezes, pelos apps das financeiras.

Outra opção interessante é usar simuladores de empréstimo como os Juros Baixos. Assim, é mais simples encontrar a oferta mais em conta para o crédito desejado.

Vantagens do empréstimo online sobre o presencial

A maior vantagem do empréstimo online sobre o empréstimo que você obtém pessoalmente é sua comodidade. Não é preciso ir a uma agência, visitá-la de modo presencial.

Em vez disso, você faz uma cotação pela internet e consegue analisar todas as informações sobre o empréstimo.

Outro ponto interessante é que o empréstimo online geralmente tem taxas bem mais baixas. Afinal, como não precisa manter um espaço físico para atendimento, o banco economiza. Então, ele consegue “transferir” essa economia também para o consumidor.

Também há a agilidade na aprovação do crédito, já que ela é toda online. E, além disso, é mais simples comparar opções de crédito. Você pode fazer a comparação na tela do computador ou celular, em vez de visitar vários bancos para avaliar as informações.

Quais cuidados tomar ao contratar?

Apesar das várias vantagens de um empréstimo online, é essencial tomar alguns cuidados básicos na hora de pedir o seu. 

São cuidados que vão facilitar que você encontre o empréstimo online mais interessante ao seu caso. 

Ao mesmo tempo, são cuidados para evitar golpes e prevenir muitas dores de cabeça.

Analisar reputação do site

Na hora de obter um empréstimo online, tenha a certeza de que o site consultado é de confiança. 

Para isso, você pode pesquisar sobre ele na internet e avaliar o que outros clientes falam sobre o site. O Google e as redes sociais são boas ferramentas para essa pesquisa.

Se você encontrar muitas críticas ou reclamações sobre a financeira do crédito, ligue o alerta mental. Pode ser que o portal não seja uma boa opção para você.

Verificar registro no Banco Central

As financeiras têm ou certificações para trabalhar, ou registro no Banco Central. Tenha a certeza de que a empresa escolhida tem o devido registro.

Isso vai dar a você maior garantia de que o negócio é confiável e trabalha dentro da lei.

Conferir segurança do site

Na hora de simular o empréstimo, você vai precisar inserir alguns dados pessoais no site. Então, é essencial ter a certeza de que ele é seguro e vai proteger seus dados.

Para isso, procure por Selos de Segurança dentro do portal. Outra dica é ler a Política de Privacidade do site.

Quais são as opções disponíveis?

Existem muitas opções de empréstimo online disponíveis para obter. Com diferentes bancos e financeiras, com valores variados.

É importante escolher o empréstimo mais em conta e que ofereça os valores de que você precisa. Para isso, você poderá comparar as opções que têm por meio de simuladores de empréstimo.

Outra dica é sempre comparar o CET (Custo Efetivo Total) das opções de empréstimo. Quanto menor o CET, mais barato você vai pagar pelo crédito, o que será ótimo para seu bolso.

A seguir, falamos de três opções de empréstimo online bem comuns. Mas tenha em mente que existem várias outras alternativas. Vale a pena conferir mais opções de crédito antes de se decidir pelo melhor!

Empréstimo online pessoal

Um empréstimo pessoal é o tipo mais simples de crédito oferecido aos consumidores. Com o crédito obtido, você pode comprar o que quiser, como quiser.

Ou seja, diferente de um financiamento, você não precisa dizer ao banco para o que quer o dinheiro. Não há um “empréstimo para imóvel”, como há um “financiamento para imóvel”.

Empréstimo online com garantia

O empréstimo com garantia também é chamado de refinanciamento. Para obtê-lo, você vai oferecer ao banco um bem como garantia: um imóvel ou carro.

Se as parcelas do empréstimo não forem pagas em dia, o banco poderá reter o bem e usá-lo para quitar a dívida. Mas fique tranquilo: isso só é feito após negociação. O banco não quer realmente tirar o bem do cliente, apenas ter a dívida paga.

A vantagem é que, por causa da garantia, as financeiras aprovam o empréstimo com garantia de forma mais simples. Além disso, ele tem taxas baratas.

Empréstimo online consignado

O empréstimo consignado é aquele em que as parcelas para pagamento são descontadas direto da folha de pagamento do indivíduo.

Como no refinanciamento, então, há maior segurança para o banco. Por isso, as taxas desse crédito são menores do que o empréstimo pessoal.

Mas para conseguir empréstimo consignado, é preciso ser aposentado ou pensionista do INSS. Esse tipo de empréstimo também é oferecido para trabalhadores contratados por CLT, funcionários públicos e membros das Forças Armadas do Brasil.

Cuidado com golpes!

Para obter um empréstimo online, você precisará ter atenção especial. Os golpes na internet são cada vez mais comuns, e você quer evitá-los!

Então, cuidado com ofertas atrativas demais. Conhece o ditado “Quando a esmola é demais, o santo desconfia?”. Pois é: taxas muito baixas ou dinheiro super fácil pode ser um golpe.

Outra dica é nunca fazer depósitos ou transferências antes de receber o empréstimo. Você nunca vai pagar por um crédito antes de obtê-lo. Se a empresa solicitar qualquer transação, interrompa o acordo. 

Além disso, denuncie o site à polícia. Assim, você poderá proteger outras pessoas de caírem no golpe.

Por último, pesquise bem sobre a empresa antes de fazer qualquer empréstimo. Ou mesmo antes de fazer qualquer simulação. Tenha a certeza de que a financeira e que o site são de confiança antes de preencher seus dados.

Conclusão

Como você viu ao longo do texto, alguns pontos são fundamentais na hora de obter um empréstimo.

Então, tenha a certeza de contar com uma empresa idônea. Além disso, escolha bem seu tipo de crédito, e compare as opções do mercado.

Usando um simulador de empréstimo online, você terá ainda mais facilidade de obter o melhor empréstimo possível. Faça sua simulação!

Comentários