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O marketing é o coração de um negócio, não é possível uma empresa crescer sem a utilização de uma boa estratégia de marketing. Porém ele não é algo genérico, pelo contrário, é específico, individual e complexo.

Uma das ramificações do marketing é o marketing de serviços, ou seja, aquele que é voltado para a promoção e venda de um serviço específico. Este é muito procurado e essencial nos dias atuais, onde a concorrência do mercado é muito grande e a funcionalidade do serviço muda de acordo com o perfil de cada consumidor.

O setor de serviços toma cada vez mais espaço no cenário do mercado atual, já tomando conta da maior parte dele. Hoje não é possível oferecer um serviço a um terceiro se restringindo ao mesmo marketing de oferta de um produto. É necessário inovar e utilizar técnicas capazes de convencer o cliente a comprar seu trabalho.

Conceituando o marketing de serviços

O marketing de serviços é um conjunto de técnicas para mostrar ao mercado o valor de um serviço prestado por você ou por sua empresa e o quanto ele irá agregar as soluções de necessidades do cliente.

Ele é responsável por captar clientes de acordo com os objetivos destes através de conteúdos e informações relevantes ao mesmo. Afinal o serviço prestado por você pode ter diferentes utilidades para cada cliente, variando de acordo com o objetivo e a necessidade dele.

Os 7 P’s do marketing de serviços

Com certeza em algum momento você já ouviu falar do 4 P’s do marketing, mas quando se trata da área de serviços esse marketing desenvolve 7 P’s que são essenciais para a conquista e bom relacionamento com seus clientes.

Veja abaixo uma breve explicação que será esclarecedora para que você promova seus serviços com maior qualidade:

Produto

O nome produto pode parecer estranho, mas entenda que este produto a qual falamos é o serviço prestado por você ou sua empresa e possa agregar valor ao cliente, além de lucros para você.

O produto está no centro da estratégia de marketing de serviços e qualquer ação ou investimento realizado precisa ter como finalidade a venda deste.

Preço

O preço é um ponto difícil de ser acertado pois leva em consideração todo o trabalho gasto, valor de custo do produto e lucro desejado para você, mas ele não pode ser algo que o cliente não possa pagar e muito menos ser o provedor de débitos da sua empresa.

É preciso calcular o preço mais adequado para todas as partes e desenvolver promoções que não sejam prejudiciais a empresa, assim o cliente terá mais atração pelo seu serviço e você continuará com lucros regulares.

Praça

A praça faz referência ao local utilizado para a realização do trabalho, se ele será feito na casa do cliente, na sua empresa, em outro local determinado ou se pode ser feito remotamente.

É necessário aqui oferecer qualidade e acessibilidade para seu público de acordo com os desejos deles, considerando prazos, distâncias e valores primários que o cliente possa ter para acessar seu serviço.

Promoção

Aqui é desenvolvido os meios para disseminação do seu serviço. Como assim? Blog posts, banners, autdoors, vídeos, propagandas e outros tipos de conteúdo que terão como referência a promoção da venda deste serviço prestado por sua empresa.

Processos

Não basta terminar o serviço, é necessário cumprir ou, se possível, superar as expectativas do cliente, por isso no Marketing de Serviços os processos são muito importantes.

Os processos são uma forma de garantir a boa funcionalidade do seu serviço de forma contínua, sem empecilhos e insatisfações para o seu cliente. Neste ponto é necessário fazer a seguinte pergunta: “como que qualidade eu (ou minha empresa) está realizando o trabalho?”

Pessoas

É a especialização daqueles que estarão trabalhando com você na realização deste determinado serviço. Este ponto se refere a qualificação profissional e satisfação pessoal dos agentes do seu departamento de trabalho.

Eles também são peças indispensáveis para a qualidade do seu serviço e satisção dos clientes.

Palpabilidade

A palpabilidade está envolvida com a divulgação do produto. O cliente precisa de dicas visuais e informações que justifiquem o valor agregado ao serviço que você ou sua empresam prestam.

Quanto mais “palpável” for o serviço, mais clientes se interessarão por ele e, consequentemente, contratarão sua empresa.

Como aplicar o marketing de serviços na prática?

Já falamos da concorrência forte e do conceito do marketing de serviços, mas é necessário que você entenda como ele se aplica na prática, como colocar uma estratégia de marketing de serviços em ação.

Como qualquer área do marketing, aqui também é necessária uma estratégia bem definida e bem clara para que sua equipe consiga promover um serviço prestado e ganhar reconhecimento para o mesmo.

Não poupe tempo para planejar, seja criterioso e avalie os melhores caminhos para um relacionamento de qualidade com seu público em potencial.

A disseminação de conteúdos para que sua empresa se torne uma autoridade no assunto é fundamental, assim, quando as pessoas tiverem dúvidas sobre o assunto, elas irão até você e procurarão seus serviços.

Além disso, este serviço prestado precisar ter um diferencial em relação aos seus concorrentes, principalmente os mais fortes. Para que o seu serviço saia na frente e seja o primeiro a ser procurado pelos consumidores, ele precisa ter algo que nenhum outro tenha. O preço também deve ser acessível, sem perder o valor do seu trabalho, mas também sem supervalorizar e não obter clientes.

Esse diferencial do seu serviço pode ser encontrado quando sua equipe tem o foco centrado nos clientes. A persona ideal, o público deseja e o desejo do mercado consumidor devem ser os pontos que norteiam sua estratégia de marketing de serviços.

Invista em aprendizado sobre a área

O mercado atual está em constante atualização e remodelamento de suas estratégias, não se permita ficar para trás em relação aos seus concorrentes e esteja sempre se atualizando sobre o assunto.

Cursos e certificações são grandes motores para impulsionar seus negócios, existem especializações, seminários e até mesmo cursos de aperfeiçoamento disponíveis no mundo online para que você aprenda a promover seus serviços.

Além disso, estar antenado nos principais sites que falam sobre serviços e vendas do cenário atual ajuda muito, pois eles desenvolvem e testam várias técnicas que podem lhe oferecer um diferencial de marketing em relação ao seu concorrente.

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