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Perder o documento é algo complicado, mas a que todos estamos sujeitos. É claro que nunca estamos preparados, pois nunca esperamos que isso vá acontecer.

No entanto, vale a pena se informar caso isso venha a acontecer com você ou se, por acaso, você já está nessa situação.

Neste post, confira o que fazer se você perdeu seus documentos. Não são processos muito complexos, mas é importante que você aja rápido para evitar maiores frustrações.

É importante prevenir-se para evitar problemas com sua documentação.

A primeira coisa a fazer

Um dos primeiros passos, e também um dos mais importantes, é registrar um boletim de ocorrência. Com isso, você informa à Polícia que seus dados podem estar soltos por aí.

Sendo assim, se alguém usar seus dados e você não tiver esse documento, será difícil provar que não foi você o responsável pela compra ou mesmo por algum crime.

Como fazer um boletim de ocorrência

Este procedimento pode ser feito de uma maneira bem simples, por meio do site da Delegacia Eletrônica.

Tela de início do site da Delegacia Eletrônica.

Você mesmo preenche todos os dados. O número de informações pedidas é grande, então separe um bom tempo para fazer isso. Escolha o tipo de ocorrência oe leia a descrição, para ver se encaixa com o ocorrido.

Feito isso, na primeira parte do processo, é preciso preencher informações sobre o local do ocorrido, como endereço, tipo de local, data e hora aproximada.

Na segunda parte, são seus dados pessoais como RG e dados profissionais. A terceira parte depende do tipo de ocorrência. Na última parte, é preciso descrever com detalhes o que aconteceu. Existe a possibilidade de que um policial civil queira confirmar a confecção do boletim por telefone. Além disso, você receberá uma confirmação do preenchimento por e-mail.

Proteja seu nome

Algo que também é muito importante, mas não muito praticado pela maioria das pessoas, é avisar o Serasa sobre a perda de seus documentos.

Isso porque, se você perdeu seus documentos, infelizmente pode haver alguém com más intenções que vá usar o seu nome para fazer compras ou realizar empréstimos, por exemplo. Segundo o Serasa, o risco de fraude é 120% maior para consumidores que tiveram seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados.

Por isso, é importante avisar o Serasa de que você está sem seus documentos. Assim, você evita ficar com o nome sujo devido a terceiros.

Para notificar o sistema, é preciso que o consumidor entre no site da Serasa Experian e faça o cadastro avisando a instituição do sumiço ou roubo dos documentos. Num primeiro momento, é possível a pessoa cadastrar um alerta provisório, online e válido por 10 dias úteis.Após este prazo, esse registro é excluído do banco de dados.

Para que o aviso seja definitivo, é preciso mandar os documentos que comprovem a ocorrência. Mais um motivo importante para que você registre o boletim de ocorrência, citado anteriormente.

Procure no site dos Correios

Você pode realizar buscas também em algumas instituições que possuem divisões especializadas em recuperar documentos extraviados, sendo que a principal delas está nos Correios.

Exemplo de busca no site dos Correios.

Quando os documentos são deixados nos Correios, ficam à disposição dos devidos donos pelo período de 60 dias, contados a partir da data em que deram entrada nas agências.

Também existem as centrais da polícia. Por padrão, após chegarem às centrais, eles ficam disponíveis por 60 dias antes de serem incinerados.

Em caso de perda de documentos, tire a segunda via

Em geral, obter a segunda via dos documentos não é muito trabalhoso.

A grande maioria dos documentos pode ter a segunda via pedida por meio da internet. Se você deseja realizar o pedido de uma nova versão da sua identidade, CPF ou qualquer que seja a certidão, precisa pensar em quais são os órgãos expedidores.

Por exemplo, se você quer uma nova via da sua certidão de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), só precisa acessar o site da Receita Federal.

Carteiras de habilitação e documentos de veículos precisam ser solicitados diretamente nos DETRANs de cada estado, não havendo uma centralização federal. Quanto ao RG, também é necessário fazer a solicitação por meio das delegacias de identificação ou secretarias de segurança pública de cada estado.

Em relação às carteiras de trabalho, não é possível realizar o procedimento pela internet. Por causa disso, é necessário ir até a instituição em que retirou a primeira via e pedir por uma nova versão do documento. Por padrão, as emissões ocorrem nas Delegacias Regionais de Trabalho e também em subdelegacias. No site da prefeitura da sua cidade deve ser possível encontrar estes locais.

Uma opção é trocar o número do documento

Essa alteração não é obrigatória, mas você pode pedir um novo documento se estiver com receio de ser prejudicado. Quem mora em São Paulo, pode ir a um PoupaTempo, não sem antes fazer um agendamento via site ou telefone.

Em cidades onde não há PoupaTempo, a segunda via de documentos deve ser pedida em órgãos separados. Por exemplo: o RG é feito em uma Delegacia de Polícia e a renovação da CNH na Ciretran local. Se você perdeu o CPF, entre em contato com uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios.

Lembre-se de bloquear os cartões

Se você perdeu os documentos, deve inevitavelmente seguir os passos citados para proteger-se.

Além disso, é muito importante também lembrar de bloquear os cartões (caso você tenha perdido-os também). Assim, você evita que qualquer pessoa consiga realizar compras pela internet, saques ou mesmo pagamentos presenciais, caso possuam as senhas utilizadas na conta.

Esse passo é vital para que as suas finanças não sejam prejudicadas por compras falsas e roubos.

Apesar de alguns bancos permitirem que este passo seja realizado pela internet, o mais recomendado é que você faça isso por telefone. O processo pode até ser um pouco mais demorado do que aconteceria pelos sistemas online, mas existe mais garantia de que o bloqueio vai realmente ser efetuado.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou solicitação, não hesite em nos mandar uma mensagem abaixo. Teremos prazer em te ajudar!

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