Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Confira como conseguir crédito para o seu pequeno negócio.

Existem linhas de créditos específicas para microempresas no Brasil.

As microempresas são consideradas pequenas no mercado e devem se encaixar dentro do faturamento anual de R$ 360 mil, para seguir nessa categoria. As empresas que crescem e superam este valor passam a se enquadrarem como empresa de pequeno porte.

Os números de funcionários também são específicos: para o ramo da indústria, até 19 empregados; serviços e comércio, até 9 pessoas.

Esses tipos de empresas são beneficiados pelo governo, assim como os microempreendedores individuais e tem uma certa facilidade para conseguir crédito e para declarar impostos, entre outros pontos.

As leis para as microempresas tendem a tornar a vida dos pequenos negócios mais fácil, dando mais oportunidades de crescimento, isso para aquecer ainda a concorrência de mercado. O governo propõe uma maior flexibilidade para as empresas desse tipo para que estas gerem emprego e renda para mais pessoas, além de baratear o valor de produtos e serviços.

Powered by Rock Convert

Com isso, as microempresas têm um regime de tributação específico se encaixando dentro do Simples Nacional.

Tipos de MEs

  • Sociedade simples: Prestação de serviços a partir da prestação de serviços de forma pessoal (advogados, médicos, dentistas, escritores). Deve haver pelo menos um sócio.
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): apenas o empreendedor. Os patrimônios empresarial e pessoal do empreendedor são separados.
  • Sociedade empresária: conjunto de profissionais que executam atividades relacionadas a produção e circulação de bens e serviços. É necessário sócio e contrato social.
  • Empresário: empreendedores individuais como autônomos, mecânicos, encanadores e outros.

Crédito para microempresas

Para fazer um negócio é preciso investir e para isso muitos empreendedores buscam por opções para conseguir créditos para ampliar suas empresas. E para isso também o governo oferece algumas boas opções.

Antes de tudo é preciso avaliar se pegar créditos é realmente necessário. Também é preciso se atentar a prazos de pagamento e ter certeza de que você poderá arcar com estes custos. Confira algumas dicas para conseguir crédito para seu micronegócio:

Saiba qual o valor de crédito sua empresa precisa

Esse é o ponto de partida, antes de buscar por linhas de crédito. Como empreendedor, você deve somar o valor de todos os equipamentos, máquinas, entre outros, para ter a real noção do montante que você precisa para conseguir comprar os recursos necessários para o seu negócio.

Impostos a pagar

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Programa de Integração Social de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Previdenciária Patronal (CPP).

Busque por informações sobre as instituições financeiras

Existem alguns bancos e financeiras que oferecem linhas de créditos específicas para microempresas. Por isso é preciso buscar por todas as informações sobre custos, prazos, valor dos juros, multas sob atrasos, entre outras. Os valores e as regras costumam mudar de banco para banco e antes de escolher um deles, é preciso pesquisar para saber qual é a melhor opção para você, de acordo com as suas prioridades.

Tenha um plano de negócios em mãos!

Os bancos devem pedir para que você apresente seu projeto de negócio para poder aprovar o crédito. Com isso, é preciso elaborar um bom plano de negócios e determinar todas as necessidades e objetivos da sua empresa. Isso tornará mais fácil que você consiga créditos para investir em seu negócio.

Financie apenas equipamentos

Priorize o financiamento dos equipamentos necessários para sua empresa, deixando para usar seus próprios recursos como o capital de giro, para fazer sua empresa crescer de imediato.

Tente conseguir crédito com o seu banco

É importante tentar contato com banco que você já é cliente e avaliar as condições da instituição. Ter um bom relacionamento com o seu gerente pode significar em maiores facilidades como juros menores, maior prazo de pagamento, entre outros.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares