Powered by Rock Convert

Na hora de controlar o orçamento, é sempre bom contar com uma ajuda. Por isso, gerenciadores financeiros têm se tornado cada vez mais populares. Você já utiliza algum? Não?! Conheça as vantagens da alternativa e comece já a aproveitar da economia que ele “oferece”!

O que é o gerenciador financeiro?

O chamado gerenciador financeiro é um sistema disponível para computadores e notebooks, ou aplicativo para smartphones e tablets. A alternativa funciona para o registro das despesas e ganhos mensais do indivíduo, e assim auxilia no controle das suas finanças.

Além de facilitar a organização do orçamento, os serviços auxiliam na definição de objetivos e economia para realização deles.

Em geral, os aplicativos funcionam pelo registro diário das despesas, qualquer que seja ela. Assim, compras no cartão, alimentação e até um lanche devem ser registrados, e ao final do mês conseguem oferecem uma visão completa do orçamento. A facilidade também é ótima ferramenta para definição de definição de gastos, uma vez que será possível perceber cada consumo.

Como funciona o gerenciador financeiro online?

Existem algumas versões gratuitas e outras pagas no mercado, dependendo de sua necessidade.

O sistema é totalmente online e você pode acessar de qualquer lugar. Basta inserir seus dados e consultar suas despesas e receitas pelo seu gerenciador financeiro.

Além de listar todas as suas movimentações, elas são categorizadas e exibidas em gráficos e relatórios que ajudam a analisar como está sua vida financeira.

Gerenciadores financeiro online disponíveis

  • Contas online controle financeiro – Para uso pessoal ou empresarial, é oferecido gratuitamente ou através de assinaturas de planos. O sistema é totalmente online e pode ser utilizado pelo computador ou dispositivos móveis. Possui sistema de segurança na nuvem certificado pelo SSL, mesma tecnologia utilizada pelos bancos e compras.
  • Guia Bolso – Possuem duas versões, uma acessada pelo computador e outra pelo celular. Para acessar, é possível inserir os dados do internet banking, dessa forma o aplicativo atualiza as transações automaticamente. O download do gerenciador financeiro online é gratuito. A segurança das informações é criptografada.
  • Minhas Economias– É oferecido gratuitamente e viabilizado através de parcerias, publicidade e patrocínios. O sistema é online e pode ser acessado via web ou pelo celular, utilizando o aplicativo de controle financeiro para Android e iPhone. As transações são categorizadas e exibidas em gráficos e relatórios. As informações são criptografadas por 256-bit SSL, a mesma utilizada pelos bancos.
  • Flua– Para uso empresarial, é um Software de gestão financeira online que garante a proteção de seus dados via “nuvem” e está hospedado na estrutura da Amazon Web Service (AWS). É 100% online, onde todos os seus relatórios financeiros estarão seguros na rede. Você pode acessar seus relatórios financeiros através de qualquer aparelho conectado à internet em qualquer lugar. Você pode experimentar o Software gratuitamente por um tempo e depois precisará pagar assinatura.
  • Mobills– É um aplicativo para uso pessoal, onde você analisa seus dados, com gráficos e relatórios. O sistema pode ser acessado sempre que precisar, pelo computador, tablet ou smatphone. Você pode se cadastrar gratuitamente.
  • Granatum– Gerenciador financeiro para empresas. Com ele você pode fazer o controle das cobranças, dos recebimentos e dos gastos de sua empresa, além de fazer a análise dos relatórios das movimentações financeiras. As tarifas do Granatum são cobradas por transação aprovada. Se não houver transação, nenhuma taxa será cobrada.
  • Conta Azul– Para uso empresarial, você controla suas contas bancárias, o fluxo de caixa diário ou mensal, faz análise de pagamentos, recebimento e consegue manter a gestão financeira de sua empresa atualizada em tempo real. Possui um sistema de controle financeiro integrado que importa os arquivos OFX. Para experimentar é grátis.
  • Meu Dinheiro– Sistema para controle financeiro online gratuito. Para uso pessoal, faz importação de extratos bancários, gerenciamento de cartões de crédito e importações de transações financeiras via SMS e notificações push recebidas do seu banco ou cartão. Disponível no app Android. Você pode criar usuários adicionais para sua família e deixar todos participarem da organização das finanças.
  • Gerenciador Financeiro BB– Sistema empresarial ou pessoal. É possível transferir valores entre contas correntes, efetuar pagamentos, emitir DOC/TED, realizar aplicações financeiras, enviar a relação de faturamento bruto anual, liberar crédito e controlar sua carteira de cobrança, tudo de forma online. Para usá-lo é necessário ser correntista do Banco do Brasil.
  • Controlle– Controle de finanças empresarial onde você faz a gestão de contas e cartões de crédito. Configura e emite Notas Fiscais e você pode acessar usando seu computador, Android ou iPhone. Para se cadastrar é grátis.

Vantagens da opção

Mais simples que o Excel

Alguns indivíduos gostam de utilizar o Excel. Com a possibilidade até mesmo de utilizar planilhas no celular, ficou ainda mais prático aproveitar da ferramenta. O Excel, entretanto, pode ser trabalhoso: há fórmula para adição ou subtração automática dos valores, o que dá um pouco mais de trabalho para manter.

Assim, um gerenciador financeiro pode ser muito mais prático: é necessário apenas incluir cada débito, a que ele se refere, e ver o programa, sozinho, entregar os dados financeiros.

Muitos dos sistemas ainda oferecem gráficos como resultado, permitindo visualizar o que do total de rendimentos é consumido com cada “categoria”. As categorias podem ser definidas pelo próprio indivíduo, e incluem, por exemplo, alimentação, casa e lazer.

Atualização e consulta rápida em qualquer lugar

Disponíveis para aparelhos móveis como smartphones e tablets, os gerenciadores financeiros são bastante práticos. A possibilidade de uso do Wi-Fi e dados móveis permitem o acesso em qualquer local. Alguns deles ainda contam com opções offline, o que permite que mesmo sem internet o usuário atualize dados.

Assim, fica mais fácil conhecer as despesas atuais e o que ainda poderá ser gasto no mês, principalmente em emergências.

Unificação das informações

Se você já tentou controlar o orçamento, provavelmente registrou os valores em colunas ou mesmo em arquivos diferentes. Mas este método dificulta a visualização dos dados. Por isso, o gerenciador financeiro unifica todas as informações de gastos e ganhos do indivíduo, e oferece uma visão clara dos seus rendimentos, em apenas uma tela!

Gerenciador financeiro estabelece categorias e oferece uma visão clara e dinâmica dos ganhos e consumos do consumidor.

Planejamento das finanças

Saber os valores do orçamento permite, por exemplo, fazer planejamentos a médio e longo prazo. É possível pensar o melhor modo de pagamento de uma dívida em aberto, verificando qual o padrão de gastos. Da mesma forma, é facilitado programar corte de gastos, pois o usuário terá melhor noção ao que se refere seu consumo.

Outra possibilidade de planejamento da ferramenta é com novos bens ou mesmo a férias. Os aplicativos costumam contar com recursos como as “metas”, que definem o valor que deve ser economizado para um sonho específico. Assim, o indivíduo sente-se mais motivado à economia.

Segurança

Para utilizar um gerenciador financeiro, é preciso realizar cadastro de dados básicos, como nome e data de nascimento. Em geral, também é solicitada a criação de uma senha de acesso, o que restringe o uso das informações e evita que curiosos descubram sua movimentação financeira.

O tráfego de informações também é criptografado, e os códigos evitam acessos por outros sistemas desautorizados. Ao mesmo tempo, as informações são salvas automaticamente, o que dá ao usuário a segurança de que seus registros não serão perdidos.

Conexão à conta bancária

Além de sistemas próprios para o gerenciamento das finanças, há disponível para dispositivos móveis sistemas dos próprios bancos. Acessíveis por meio dos aplicativos de cada instituição, a opção especial do menu permite a visualização dos gastos e investimentos realizados pelo usuário ao longo do mês. Os dados costumam indicar, inclusive, o número de transações realizadas para cada tipo de bem.

A alternativa se faz mais interessante para aqueles que costumam concentrar seus valores em apenas uma conta bancária. Para quem utiliza mais de uma, pode ser mais prático o uso de um gerenciador geral. A outra opção é o emprego de sistemas separados, ou seja, aplicativo específico de cada banco em que se tem conta.

Gerenciadores para negócios

Além dos sistemas de gerenciamento financeiro para pessoa física, as empresas também podem contar com as facilidades e vantagens da alternativa. Ao utilizar um programa, o empreendedor utiliza de recursos como a verificação de valor em caixa, ganhos previstos e dívidas a serem pagas. Como costumam movimentar valores mais altos, as empresas dependem grandemente da visualização dos dados de forma simples e prática.

Em muitos casos, os aplicativos para empresas têm um custo. Isso acontece devido ao número de funcionalidades de programa, que costuma ser mais amplo.

Entretanto, há opções mais simples que podem ser utilizadas pelos negócios, que oferecerão visão mais funcionais que as clássicas planilhas de Excel.

Sistemas para empresas oferecem diversas alternativas, e garante maior organização nas finanças do negócio.

Para utilizar um gerenciador financeiro, basta acessar à loja de aplicativos do seu dispositivo (Play Store ou App Store). Então, é só escolher ao que melhor se encaixa à sua demanda e perfil, e aproveitar tudo que o controle das finanças tem a oferecer!

Efeito do gerenciador no financeiro

Com todos os dados do orçamento à disposição, inclusive com registro de datas de cada gasto, o consumidor consegue analisar sua vida financeira.

Que aspecto tem gasto muito dinheiro? Este valor é aceitável, ou o consumo é supérfluo? É possível cortar a despesa? Questões deste tipo tornam-se mais rápidas de responder, e ajudam na organização.

Além disso, os gerenciadores permitem o estabelecimento de metas. Você pode, por exemplo, planejar economizar R$300 no próximo mês. Assim, a cada economia, mostrada pela mudança no padrão de consumo, o sistema irá indicar o progresso da economia. A funcionalidade mantém o cliente motivado, e economizar deixa de ser uma tarefa custosa.

Após organizar as dívidas e cortar gastos, o orçamento terá uma folga. Colocando tudo em dia, lembre-se de iniciar a economia de uma reserva de emergência, que poderá ser bastante útil com imprevistos.

Ter uma reserva de valores e garantir uma “boia salva vidas” para os imprevistos.

Depois, basta traçar objetivos maiores, como poupar para uma viagem de férias, e o controle do financeiro se tornará cada dia mais parte da rotina.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares