Powered by Rock Convert

Gestão empresarial é um tema amplo e complexo, indispensável para qualquer empreendedor ou gerente que queira obter sucesso em sua empresa.

Pode-se definir gestão empresarial como um conjunto de estratégias e processos, baseados em recursos humanos, financeiros e estruturais, que podem ser utilizados para a alavancagem e sucesso de uma empresa.

O plano de gerência perfeito é o sonho de muito empreendedores, em especial aqueles de primeira viagem, porém, a falta da gestão empresarial leva a um desalinhamento da forma de conduzir os processos e situações, tendo como consequência o desalinhamento estratégico e a ruína do seu negócio.

O mercado é cada vez mais competitivo e dinâmico, está se atualizando a todo momento e a concorrência é cada vez maior, diante deste cenário é essencial ser assertivo em decisões de gestão para que sua empresa tenha sucesso e alcance as metas esperadas.

Microempresas ou pequenos negócios, apesar de parecerem mais simples, exigem também uma ótima gestão empresarial, isso se deve ao grande número de concorrentes no mercado, que é altamente seletivo com as empresas, mesmo elas sendo de pequeno porte.

Apps que ajudam na gestão

O trabalho do gerente de uma empresa é algo complexo, onde ele precisa lidar com liderança e gestão de pessoas a todo momento, além de saber administrar de forma competente o fluxo financeiro da empresa. Para que isso ocorra da melhor forma, existem apps que você pode utilizar da melhor forma possível para te ajudam a gerir processos, compromissos. Listamos a seguir, 4 aplicativos que podem ser muito úteis em sua gerência empresarial:

Evernote

O Evernote é um dos mais completos aplicativos de anotações e lembretes que existe hoje para smartphones e IOS, com ele você pode criar notas escritas, listas de compromissos, fotos com informações importantes e ter isso quando quiser, na palma da sua mão.

Quer mais? Quando desejar você ainda pode transformar suas anotações em slides para uma futura ou repentina apresentação para sua equipe ou parcerias, antecipando determinados imprevistos.

ZeroPaper

Um aplicativo totalmente desenvolvido para você empreendedor e microempreendedor, com a possibilidade de, em seu smartphone ou IOS, analisar a situação financeira de seu negócio e ter apontado os melhores caminhos de gestão para sua empresa.

Além disso, o usuário tem a oportunidade de incluir fotos de comprovantes de pagamentos, geo localizados e indexados a fornecedores.

GuiaBolso

O GuiaBolso traz ao Brasil uma tecnologia inovadora e capaz de otimizar suas relações financeiras com Bancos que você, empreendedor, possui vínculos.

Este aplicativo reúne todas as suas informações de bancos e instituições financeiras a fim de criar métricas mais otimizadas e gráficos que te ajudam a ter uma melhor visão de como está a situação financeira de sua empresa.

A sua gestão empresarial será ainda mais efetiva se estiver o GuiaBolso a sua disposição.

Microsoft Office

O pacote Office da Microsoft é indispensável para a gestão de sua empresa, possibilitando fazer planilhas orçamentárias, de gestão de pessoas e gráficos com o Excel, textos e documentos redigidos com a qualidade do Word, notas práticas e de alta qualidade com o OneNote e ainda ter 1TB de armazenamento de documentos na nuvem com o OneDrive.

O OneDrive se torna muito relevante para a gestão empresarial, pois no caso de danificar algum computador de sua empresa, seus documentos mais importantes ficam salvos e um espaço na nuvem para você recuperá-los a qualquer momento, além disso, é possível salvar automaticamente todos os seus arquivos nesta plataforma, otimizando a segurança.

Dicas para uma melhor gestão de sua empresa

A gestão de um negócio é desafiadora e cheia de situações simultâneas, fazendo com que o gerente da empresa seja hábil, porém cauteloso em suas decisões, principalmente no período de fundação e construção inicial do negócio. Pensando nisso, nós da Juros Baixos separamos 6 dicas que poderão ajudar você, gerente, a alavancar seu negócio a partir de estratégicas eficazes.

Mapeie o seu negócio!

Essa dica é fundamental para sua empresa não ir a ruína! Saber mapear sua empresa, seu mercado, sua equipe, seus gastos e suas metas é de fundamental importância para seu sucesso como gerente ou empreendedor.

A primeira coisa a se fazer é mapear suas estratégias de venda, seus diferenciais, modos de divulgação e atalhos para alavancar sua ideia. Logo após isso ser feito, métricas claras devem ser definidas, analise com cautela seus concorrentes a fim de se diferenciar e oferecer um melhor produto e/ou serviço.

Trabalhe o tempo todo com métricas!

Métricas, de forma clara e específica, são os objetivos que você deseja chegar e que podem ser medidos por números de forma objetiva.

Todo gerente de empresa deve possuir métricas bem definidas com, por exemplo, quantidade de vendas realizadas, quantidade de views em páginas de redes sociais e sites da empresa, leads capturados em determinado espaço de tempo, lucros pretendidos, teto de despesas, entre outros.

É importante que estes objetivos desejados sejam possíveis de alcançar, não sendo métricas impossíveis para o nível da empresa a qual se está gerindo. Porém, não se pode limitar a objetivos fáceis de serem alcançados e que não irão elevar o nível da empresa. Cabe ao gerente ou empreendedor encontrar um equilíbrio, de forma que a evolução seja gradativa.

Tenha métricas para seus dias, semanas e meses e também para cada equipe de sua empresa, elas irão guiar o seu sucesso!

Antecipe os imprevistos!

Uma certeza que toda gestão empresarial possui é que sempre irão existir imprevistos. Independente de como a gestão é feita, mais cedo ou mais tarde a empresa irá sofrer com desalinhamento financeiro, perda inesperada de funcionário, problema estrutural, entre outros. Cabe ao gerente, cabeça pensante da empresa, antecipar estes acontecimentos a fim de não estagnar a evolução do negócio.

A dica que nós da Juros Baixos recomendamos as empresas e microempresas é que tenham sempre um fundo de emergência relevante, que seja possível de cobrir prejuízos de caixa e permitir o avanço do negócio, além de sempre contar com seguros e parceiros que possam oferecer ajuda a seu negócio.

Invista em sua equipe

No início deste artigo você viu que a gestão empresarial está intimamente ligada a gestão de pessoas. De fato, não importa o quanto o gerente ou empreendedor do negócio ou microempresa seja hábil e competente, sua equipe deve ser bem formada e especializada.

Isso não significa que apenas os melhores possam ser contratados para cada área, pelo contrário, é totalmente possível que um funcionário com baixo conhecimento técnico, porém, que tenha dedicação e empenho nas suas atividades diárias, ao conviver com um gerente competente e líder nato se torne um grande especialista.

Para diminuir o número de demissões, o segredo está em investir na formação e especialização de seu funcionário. Grandes empresas, ou ate mesmo pequenas empresas que tenham grandes objetivos, investem naqueles que já estão dentro dela, possibilitando assim que cada departamento de seu negócio seja impulsionado e otimizado.

Qualifique sua equipe, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal, melhore as relações, promova momentos que unam a equipe, realize formações, incentive, você é o responsável por fazer esta diferença!

Invista em marketing digital

O mercado de trabalho é cada vez mais seletivo com suas empresas e produtos, só os melhores permanecem e aqueles que se utilizam da internet começam na frente nesta corrida.

Isso acontece porque o consumidor está se tornando cada vez mais virtual, o alcance e o poder de vendas da internet é algo que a poucos anos as empresas não pensavam que iria existir.

Investir em marketing digital é algo barato para uma empresa ou microempresa e pode ampliar o público e o poder de vendas de forma extraordinária.

Busque um site para seu negócio, seja interativo nas redes sociais, adquira leads e clientes em potencial, oferece entrega expressa de seus produtos através da internet, se utilize de marketing digital.

Controle sua vida financeira

Mantenha um controle rigoroso sobre a sua vida financeira. Não misture a sua vida financeira pessoal com a sua vida financeira empresarial. Separe-as e mantenha-as independentes.

Siga sempre as orientações dos consultores financeiros, evitando entrar no cheque especial e exceder no cartão de crédito. Isto é importante para a sua empresa e para você, como pessoa física.

Tenha controle dos gastos e somente faça investimentos dentro da sua capacidade de pagamento.

Benefícios de uma boa gestão empresarial

Uma gestão empresarial é o conjunto de estratégias e processos utilizados por uma empresa para conduzi-la a benefícios, como:

  • Medir resultados;
  • Mensurar os problemas;
  • Evitar as falhas;
  • Corrigir os erros;

Gestão empresarial: Grandes empresas x Pequenas empresas

A gestão empresarial é algo de extrema importância no ambiente empresarial, seja ele de pequeno ou grande porte, podendo levar o negócio a ruína ou ao sucesso.

Porém, existem algumas diferenças entre a gestão empresarial de pequenas e grandes empresas, isso leva a algumas situações que o empreendedor ou gerente precisa estar atento dentro de um ambiente de trabalho.

Neste contexto, separamos algumas características da gestão empresarial que possuem diferenças em pequenas e grandes empresas. Veja:

Responsabilidade

A primeira diferença de gestão de uma empresa pequena e de uma grande empresa é a responsabilidade.

Em uma empresa de grande porte, existem vários gerentes e cada um é especializado e responsável por um setor específico da empresa, por exemplo: setor de vendas, setor de marketing, setor financeiro, entre outros.

O número de funcionários de cada um destes departamentos é maior e a demanda de trabalho também, o que exige um gerente especifico a fim de se aproximar mais da realidade daquele setor especifico da empresa.

Enquanto isso, em uma microempresa existe, geralmente, um gerente que é responsável por todos os departamentos de trabalho. Dessa forma, o gerente geral dessa microempresa deve saber o suficiente para gerir cada setor com a melhor qualidade possível para o crescimento do negócio.

Neste sentido, a empresa de grande porte fica com a vantagem devido a especialização de seus gerentes para cada setor.

Recursos financeiros

A microempresa possui recursos financeiros limitados para a produção, divulgação e venda de seus produtos, enquanto uma multinacional possui milhões para investir em propagandas e desenvolvimento de qualidade do seu produto.

Serão vários gestores e vários especialistas envolvidos na confecção, design, divulgação e venda de um produto em uma empresa de grande porte, porém, na microempresa apenas um gestor será responsável por intermediar todos estes processos que acontecem, muitas vezes, de forma simultânea.

Velocidade de tomada de decisões

Em uma empresa de grande porte, a decisão é tomada em conjunto entre os gestores da empresa e um gestor principal (geralmente existente), o que exige uma reunião ou série de reuniões e consenso entre os gestores. Além disso, as necessidades particulares de cada departamento também são apresentadas a equipe de gestores da empresa, o que leva maior tempo para planejamento e execução de estratégias empresariais.

A microempresa tem muita vantagem neste sentido, visto que um mesmo gestor, ou uma equipe muito menor de gestores toma as decisões estratégicas da empresas, agilizando o planejamento e desenvolvimento de novas táticas de mercado.

Avaliação de desempenho

Em uma grande empresa o desempenho do funcionário é medido através de métricas formais, como relatório de metas, pesquisas, relatórios anuais e feedback recebido de seus superiores. Dessa forma, o desempenho é contínuo.

Em uma microempresa o desempenho dos funcionários é medido de forma mais casual e informal, ou seja, além das metas e feedback recebido dos superiores, este funcionário é acompanhado de perto pelo seu gerente em necessidades mais especificas e comuns ao dia a dia de trabalho.

A importância de uma consultoria empresarial

Uma consultoria empresarial não é um luxo reservado a pequenas empresas ou empresas com porte maior, pelo contrário, é necessária e totalmente acessível a qualquer empresa e microempresa, inclusive a sua.

Para melhor adequação do modo de trabalho, é importante apenas procurar uma consultoria especializada que esteja de acordo com as realidades e objetivos de sua empresa.

Uma consultoria empresarial não tomará as decisões para os gestores de uma empresa, essa tomada de decisão será sempre do gerente, porém, ela oferece caminhos dentro do mercado competitivo atual por onde a empresa tem mais possibilidades de ter sucesso.

O foco das consultorias está intimamente ligado ao objetivo final do cliente (empresa), ou seja, o porte e o sucesso que você deseja alcançar com sua empresa fará com que a consultoria monte estratégias personalizadas que podem te ajudar a seguir este caminho com menor risco e maior precisão. Para isso, os consultores partem da realidade pessoal, financeira e estrutural da empresa e se utilizam de meios básicos, porém importantes do mercado de trabalho.

Outro ponto importante é que o serviço prestado pela consultoria é um serviço de parceria, onde o cliente (empresa) não apenas dará os seus objetivos e então a consultoria realizará um plano estratégico, pelo contrário, existem reuniões onde determinadas decisões são tomadas em conjunto, onde existe um diálogo e aconselhamento entre as duas partes.

Importância de uma gestão empresarial de qualidade

A gestão empresarial é de extrema importância para a empresa que deseja o sucesso financeiro, estrutural e com melhor gestão de pessoas e qualidade de trabalho para os funcionários. Um bom gestor não faz apenas com que a empresa tenha lucros maiores, mas realiza o trabalho de harmonizar todo o ambiente de trabalho.

Para o gerente, independente se ele coordena um determinado setor, ou se está ainda mais alto na hierarquia empresarial, o espírito de liderança e motivação é essencial.

Os conceitos aplicados a gestão empresarial são fundamentais para todo o crescimento corporativo. Eles devem ser seguidos para que a empresa atinja o sucesso esperado, caso contrário, decisões ruins serão facilmente tomadas e a empresa correra riscos de falência ou fechamento.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares