Powered by Rock Convert

Quando se trata de gestão financeira, normalmente os termos e jargões utilizados são extremamente complicados para pessoas leigas, e isso costuma ser um problema quando precisamos entender do que algo se trata, visto que pode envolver as nossas próprias finanças. Por isso, é sempre importante tentar se inteirar quanto ao tema, e aprender o que significa alguns dos termos mais utilizados como, por exemplo, fluxo de caixa. Você sabe o que significa fluxo de caixa? Se não sabe, acompanhe esse post, aprenda o que é, e tire todas as suas dúvidas aqui!

É importante entender o que significa os termos e jargões financeiros mais comuns.

O que significa fluxo de caixa

O fluxo de caixa é importante não apenas para a saúde financeira da empresa, mas o conceito pode ser utilizado nas suas finanças pessoais também. Pois, o fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira criado para estimar receitas e despesas futuras, ou seja, a entrada e a saída de recursos, pessoais ou da empresa (dependente do que se refere o seu caixa). Ele serve, basicamente para projetar o saldo do caixa no futuro.

A estimativa é baseada nos números atuais e no histórico do caixa, sendo que com base nesses valores, é possível estimar os valores futuros; e assim, o fluxo de caixa acaba sendo uma ferramenta valiosa para demonstrar a saúde financeira atual e potencialmente a futura, além de propiciar embasamento para possíveis iniciativas e decisões importantes para a empresa, ou até mesmo para a vida financeira de quem estiver relacionado ao fluxo de caixa criado.

O fluxo de caixa é considerado um instrumento de controle e acompanhamento da movimentação financeira da empresa por um determinado período de tempo, em que todas as entradas e também saídas de dinheiro precisam ser registradas, para que haja uma verificação e análise criteriosa desses números. Além disso, para tornar o processo ainda mais eficiente, é preciso estar atento e registrar todas as receitas e despesas, por menores que sejam, lembrando que esse controle pode ser feito, inclusive, através de uma planilha de computador, ou mesmo por sistemas de gestão financeira.

O controle do fluxo de caixa precisa ser feito no detalhe, e todos os valores incluídos, mesmo os menores.

Porque o fluxo de caixa é importante

Quem presta atenção somente ao faturamento atual da empresa pode ser induzido a pensar que os número estão bons, e consequentemente a saúde financeira da empresa está boa. Porém, é um erro considerar isso a partir somente da análise de número atuais. Portanto, quem deseja efetivamente conhecer a realidade financeira da empresa, precisa saber o que significa fluxo de caixa, implementá-lo e conhecê-lo, de modo a poder executar ações estratégicas e convenientes ao desenvolvimento da empresa.

A partir do levantamento de todos esses números, o que na verdade já deveria ser uma boa prática adotada para controle da saúde financeira da empresa, você terá a sua disposição uma verdadeira base de dados financeiros, com informações de suma importância para a sua gestão. E com essas informações, você terá todo o subsídio necessário para a tomada de decisões. Isso porque, o fluxo de caixa permite uma visão mais realista e concreta sobre o momento financeiro da empresa.

Se por exemplo, ao analisar o fluxo de caixa você chegar a conclusão de que o saldo está negativo, isso significa que a empresa tem mais despesas do que receitas, e dependendo do nível de detalhes do seu fluxo, você conseguirá identificar onde pode estar o problema dessas despesas e o que pode ser mudado. Em compensação, se o saldo do seu fluxo de caixa for positivo, isso indica que a empresa está conseguindo arcar com as despesas e que há disponibilidade financeira para investimentos.

Seja uma empresa grande ou pequena, acompanhar o fluxo de caixa dela e ter certeza da sua saúde financeira e das projeções para o futuro é fundamental, pois, essa é a melhor maneira de levantar informações históricas e concretas. Vale lembrar ainda a importância de manter os controles da empresa sempre atualizados e fiéis à realidade, pois, isso garante muito mais facilidade e agilidade na hora de elaborar e controlar o fluxo de caixa.

Como fazer o seu fluxo de caixa

Há diversos sistemas de gestão financeira disponíveis, alguns para instalação em seu computador, alguns online, gratuitos, pagos, com mais ou menos funcionalidades, projeções de estatísticas gráficas, enfim, diversos modelos; e até aplicativos de celulares que podem ajudar você a elaborar e manter o seu fluxo de caixa atualizado.

Sabendo o que significa fluxo de caixa, você já pode tirar proveito dessa ideia e aplicar na sua empresa ou mesmo no controle financeiro das suas despesas pessoais, para ter uma gestão financeira mais eficiente. Esperamos que o post tenha sido útil, e contamos com você para deixar os seus comentários e opinião sobre o ele, aqui!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares