Powered by Rock Convert

O cartão de crédito é uma inovação que transformou o conceito de compras na atualidade. Principalmente no que diz respeito a compras online, ele traz toda facilidade, comodidade e segurança que somente um meio de pagamento eletrônico pode oferecer. E são as emissoras de cartões (instituições financeiras ou não), as responsáveis por emitir e controlar esse método de pagamento. Entenda o que significa emissora de cartões e como elas funcionam.

Os cartões de crédito revolucionaram os métodos de pagamento, trazendo mais agilidade e segurança.

Tipos mais comuns de cartões

Hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não possua um cartão. Seja de crédito ou de débito, além de oferecer mais segurança do que andar com dinheiro em espécie na carteira, os cartões proporcionam facilidade nos pagamentos; e o de crédito propicia ainda o parcelamento e um prazo maior para pagar as contas. Sem contar, a facilidade para controlar suas compras, uma vez que os pagamentos são todos agrupados em uma única fatura.

Os cartões variam em tipos de bandeiras e também, em tipos do cartão, que entre outros fatores podem ser nacionais ou internacionais, no caso dos de crédito. Outra coisa que varia também é a empresa que emite o cartão, ou seja, a empresa que é responsável por administrá-lo.

Além dos cartões de crédito, há também os estabelecimentos que emitem cartões de utilização exclusivamente em suas redes de lojas, sendo que esses cartões substituem o antigo sistema de crediário de loja. Sendo assim, esses estabelecimentos também funcionam como instituições emissoras de cartão, porém, sem emitir cartões de crédito, mas somente cartões para utilização da própria rede de lojas. Estes cartões também são conhecidos como cartões de loja.

Além desses cartões, também há os cartões de débito, utilizados para movimentação de conta bancária. Mas nesse caso, como é necessário que haja uma conta para emissão do cartão, somente instituições bancárias emitem este tipo de cartão.

O que significa emissora de cartões

Antigamente as emissoras de cartões eram basicamente instituições bancárias, cujas até então, eram as únicas instituições competentes para lidar com os trâmites financeiros que os cartões operam. Porém, visto a facilidade que o cartão de crédito trouxe para toda a cadeia comercial, outras instituições como lojas de departamentos, supermercados, farmácias, livrarias e até postos de gasolina, passaram a emitir seus próprios cartões.

Powered by Rock Convert

A emissora de cartão é responsável por todos os trâmites que envolvem a emissão, a gestão e o controle da utilização do cartão, seja este cartão de crédito ou não. Ou seja, a emissora é responsável por emitir o plástico do cartão e enviar para o cliente, efetuar os trâmites necessários para disponibilizar os pagamentos para as lojas onde as compras foram efetuadas, analisar o perfil do cliente para disponibilizar o limite adequado, emitir a fatura para pagamento e disponibilizar essa fatura para o cliente, efetuar a cobrança quando necessário; e também, deve possuir um serviço de atendimento ao consumidor para esclarecer todas as dúvidas e prestar toda assistência necessária para seus clientes.

Uma das características mais importantes do cartão de crédito é o limite disponível para compras, e esse limite costuma ser definido pela emissora do cartão. Porém, quando a emissora do cartão não é uma instituição financeira, o controle dos trâmites financeiros que envolvem o cartão, costuma ser feito por uma instituição financeira, e não pela emissora do cartão. Isso acontece muito com cartões de crédito emitidos por lojas de departamento, como no caso dos cartões de crédito das Casas Bahia, que são administrados pelo Bradesco, ou os das lojas Americanas, administrados pela Cetelem.

As emissoras de cartões podem ser bancos como o Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, etc.; empresas físicas e que atuam também com lojas online ou não, como Magazine Luiza, Lojas americanas, Hipermercados Carrefour, Postos Shell, etc.; e por fim, lojas unicamente online como Submarino.com e Sou Barato.

Um exemplo da atuação de uma emissora de cartão é o de que quando o titular do cartão de crédito não arca com o pagamento integral da fatura, a emissora passa a representar o titular do cartão perante a instituição financeira, e assim, passa a assumir a posição de credora na relação jurídica do contrato financeiro de utilização desse cartão.

As bandeiras do cartão de crédito podem ser Mastercard, American Express, Visa, Elo, Hipercard, entre outros. Vale ressaltar que as bandeiras dos cartões não estão relacionadas às emissoras dos cartões, e, portanto, todo e qualquer problema com o cartão precisa ser tratado diretamente com a emissora.

As bandeiras dos cartões não estão relacionadas as emissoras de cartões.

Agora que você sabe o que significa emissora de cartões, em caso de dúvidas quanto ao seu cartão, seja ele de crédito, de débito ou de loja, entre em contato com a emissora do cartão para receber o atendimento adequado.

E não se esqueça de deixar os seus comentários e opinião sobre o post aqui!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares