Um negócio só é considerado pequena empresa quando a receita bruta anual for superior a R$360 mil. A Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte contribui com a atividade financeira de pequenos empreendedores, pois fica muito mais fácil abrir e fechar uma empresa.
Entenda o que é o Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime tributário para que empresas se inscrevam e aumentem a alíquota de imposto. Não é obrigatório que as empresas participam, mas ele possui algumas vantagens:
- Redução de custos trabalhistas
- Facilitação do processo de contabilidade
- CNPJ para inscrição da empresa
A única desvantagem do Simples Nacional é que mesmo a empresa estando com prejuízos, terá que pagar os impostos.
Empréstimos para pequenas empresas
- Financiamento: Utilizado para pagar um produto ou investir no negócio. O BNDES oferece um programa específico para máquinas e equipamentos.
- Linhas de crédito: Ideais para investir em negócios de baixo custo.
- Conta garantida: Possui taxas mais baixas que as do cheque especial e traz liberdade para os empreendedores investirem em matérias-primas e equipamentos.
Táticas e planejamentos
Antes de tomar um empréstimo e antes mesmo de abrir uma empresa, é preciso ter alguns detalhes em mente:
- Analise as opções de crédito, desde a instituição credora, até as taxas, e a finalidade do empréstimo
- Faça um planejamento prévio do seu negócio, o que inclui quais atividades a empresa desenvolverá, missão e valores, público-alvo e a localização
- Atente-se à contabilidade: contratação de funcionários e férias dos mesmos, obrigações federais e municipais, além do fluxo de caixa
- Faça uma constante pesquisa de mercado para entender o que os consumidores querem.
Vantagens de ter uma pequena empresa
Diferente do que muitos pensam, grandes investidores e clientes costumam preferir relações com pequenas empresas do que com as grandes, uma vez que o diálogo é direto e prático.
Há linhas de crédito específicas para pequenas empresas, com maiores prazos de pagamento e juros menores. Os bancos e credores facilitam o processo de empréstimo, sendo menos burocráticos.
Divulgue seu negócio
A experiência do cliente conta muito na hora de divulgar seu trabalho. Crie um ambiente confortável e seja sempre atencioso.
Faça cartãozinhos com as principais informações da empresa, como telefone, endereço e horário de funcionamento.
Mantenha sua rede de clientes por perto. Enviar e-mails e mensagens (não de forma exagerada) com promoções e outros tipos de brindes é uma forma de fideliza-los.
Participar de feiras e conferências, além de estar presente nas redes sociais são técnicas importantes para alavancar o negócio.
Comentários