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Um negócio só é considerado pequena empresa quando a receita bruta anual for superior a R$360 mil. A Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte contribui com a atividade financeira de pequenos empreendedores, pois fica muito mais fácil abrir e fechar uma empresa.

Entenda o que é o Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário para que empresas se inscrevam e aumentem a alíquota de imposto. Não é obrigatório que as empresas participam, mas ele possui algumas vantagens:

  • Redução de custos trabalhistas
  • Facilitação do processo de contabilidade
  • CNPJ para inscrição da empresa

A única desvantagem do Simples Nacional é que mesmo a empresa estando com prejuízos, terá que pagar os impostos.

Empréstimos para pequenas empresas

  • Financiamento: Utilizado para pagar um produto ou investir no negócio. O BNDES oferece um programa específico para máquinas e equipamentos.
  • Linhas de crédito: Ideais para investir em negócios de baixo custo.
  • Conta garantida: Possui taxas mais baixas que as do cheque especial e traz liberdade para os empreendedores investirem em matérias-primas e equipamentos.

Táticas e planejamentos 

Antes de tomar um empréstimo e antes mesmo de abrir uma empresa, é preciso ter alguns detalhes em mente:

  1. Analise as opções de crédito, desde a instituição credora, até as taxas, e a finalidade do empréstimo
  2. Faça um planejamento prévio do seu negócio, o que inclui quais atividades a empresa desenvolverá, missão e valores, público-alvo e a localização
  3. Atente-se à contabilidade: contratação de funcionários e férias dos mesmos, obrigações federais e municipais, além do fluxo de caixa
  4. Faça uma constante pesquisa de mercado para entender o que os consumidores querem.

Vantagens de ter uma pequena empresa

Diferente do que muitos pensam, grandes investidores e clientes costumam preferir relações com pequenas empresas do que com as grandes, uma vez que o diálogo é direto e prático.

Há linhas de crédito específicas para pequenas empresas, com maiores prazos de pagamento e juros menores. Os bancos e credores facilitam o processo de empréstimo, sendo menos burocráticos.

Divulgue seu negócio

A experiência do cliente conta muito na hora de divulgar seu trabalho. Crie um ambiente confortável e seja sempre atencioso.

Faça cartãozinhos com as principais informações da empresa, como telefone, endereço e horário de funcionamento.

Mantenha sua rede de clientes por perto. Enviar e-mails e mensagens (não de forma exagerada) com promoções e outros tipos de brindes é uma forma de fideliza-los.

Participar de feiras e conferências, além de estar presente nas redes sociais são técnicas importantes para alavancar o negócio.

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