Powered by Rock Convert

Nós explicamos! Trata-se do principal instrumento do Governo Federal para investimentos e financiamento a longo prazo  com objetivo de fomentar a economia do país.

Criado em 1952, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é um dos maiores bancos do mundo.

Como funciona o BNDES

Para estimular a economia e o desenvolvimento social do país, o BNDES oferece apoio, tanto para pessoas físicas como jurídicas – para que seus projetos se tornem viáveis e rentáveis. Com isso a economia cresce, o país se moderniza, gera-se renda e emprego e outros fatores importantes para o crescimento geral do Brasil.

O trabalho da instituição se dá por meio de investimentos e financiamentos de valores e cessão de recursos de projetos de tecnologia, cultura e social. As condições de apoio visam o crescimento econômico e social do país, já que se trata de um órgão de fomento e não um banco comercial que visa apenas lucros.

BNDES financia projetos e ações que visam desenvolvimento do país.

Outras atividades do BNDES

O banco também atua concedendo condições especiais de fomento para micro, pequenas e médias empresas – com faturamento até R$ 300 mil. Ainda trabalha com linhas especiais de crédito e juros para entidades e programas das áreas social, cultural, socioambiental, saneamento, agricultura familiar, transporte, entre outras.

Sempre empenhado no crescimento do país, o BNDES vai além e apoia soluções de retomadas de crescimento em situações de crise econômica.

O BNDES funciona por meio de regras criteriosas que envolvem diversas esferas para garantir a transparência da entidade junto a sociedade. Entre as instâncias que participam das ações apoiadas pelo banco estão o Ministério da Transparência e Fiscalização e a Controladoria Geral.

O banco também tem mecanismos de controle para otimizar processos e garantir o uso correto de recursos. Ou seja, cada ação tomada pelo BNDES deve priorizar o desenvolvimento geral do país.

Áreas em que o BNDES atua

A seguir você fica sabendo em que e como o banco atua:

– Infraestrutura

A instituição estimula o setor energético, financiando projetos que visam o abastecimento e melhorias na geração e distribuição de energia térmica, hídrica, nuclear, eólica e outras. Tem o objetivo de estimular programas que melhorem a infraestrutura dos brasileiros.

Também fomenta a construção, reforma e melhorias em estradas, rodovias, aeroportos, portos. Tudo isso para melhorar a mobilidade urbana e oferecer transporte de qualidade a todos.

– Desenvolvimento territorial e regional

Para desenvolver extensões territoriais e regionais, o banco atua na diminuição da desigualdade de renda do desenvolvimento regional, com vistas à redução de desigualdades de renda. Para isso, promove integração entre agentes econômicos públicos, privados e do 3 º setor, por meio de financiamentos.

– Inovação

Financia, promove e fortalece novos produtos, pesquisas e serviços, que visam o crescimento e modernização do país. Também incentiva e capacita empresas de diferentes portes para o crescimento e geração de empregos.

Esses produtos, pesquisas e serviços podem estar relacionados a área da saúde, habitação, tecnologia, transporte, entre outras.

– Exportação

A entidade apoia e financia a capacidade de exportação das empresas brasileiras para o crescimento econômico. Atua em duas principais frentes: financiamento da comercialização para o exterior e apoio à produção de bens e serviços.

– Investimentos Sociais de Empresas

Apoia e fomenta programas de responsabilidade social de empresas de todos os portes. Visa incentivar o desenvolvimento social e conscientizar as empresas quanto a sua importância dentro da sociedade

Powered by Rock Convert

– Desenvolvimento social e urbano

O banco financia diretamente projetos que envolvam melhorias no âmbito social. Dentre os setores apoiados estão: hospitais, transportes públicos, escolas, entre outros.

– Micros, pequenas e médias empresas

Concede financiamento a longo prazo e com condições especiais para garantir o desenvolvimento dessas empresas. Produtores rurais e caminhoneiros também estão inclusos nessa categoria.

BNDES apoia micro, pequenas e médias empresas.

– Comércio, indústria e serviços

Dá apoio a esses setores para fortalecer a economia. Apoiando o comércio, indústria e serviços, além de contribuir com o crescimento da economia, possibilita a geração de renda e postos de trabalho.

– Cultura e artes

O BNDES incentiva, apoia e fomenta a diversidade da nossa cultura e suas manifestações. O

apoio objetiva dar acesso às pessoas as diferentes manifestações culturais brasileiras, assim como viabilizar programas e projetos.

Por exemplo, o BNDES é, hoje, o maior incentivador e financiador audiovisual, concedendo apoio, patrocínio e crédito a filmes e produções audiovisuais brasileiras.

O setor conta com o chamado BNDES Fundo Cultural, que tem o objetivo de apoiar o nosso patrimônio cultural. O incentivo se dá por meio de ações de preservação de museus, acervos, monumento, grupos de dança, etc.

– Agropecuária

A instituição apoia empreendedores agropecuários de todos os portes, com o objetivo de valorizar o setor. O financiamento pode ser usado para a aquisição de animais, máquinas e melhorias na criação e comercialização dos produtos de origem animal.

– Meio ambiente

O BNDES contribui com o crescimento sustentável do país, preservando e recuperando o meio ambiente. Também estuda o impacto do desenvolvimento e progresso na natureza, por meio de um serviço chamado Análise Socioambiental.

Além disso, trabalha com o Crédito Ambiental, que financia empreendimentos que priorizam o desenvolvimento sustentável no país. Esse crédito é voltado a programas que incluem saneamento, recursos hídricos, energia e destinação de recursos sólidos.

– Mercado de Capitais

Apoia empresas em processo de abertura ou desenvolvimento, contribuindo com o crescimento econômico do mercado. O apoio é oferecido por meio de fundos de investimentos.

Como ter acesso aos serviços do BNDES

Diferentemente de outros bancos, o BNDES não tem agências distribuídas pelo país. Para obter apoio, incentivo ou mesmo financiamento, o banco disponibiliza ferramentas virtuais.

No site da instituição é possível ter acesso a um guia de orientação sobre como conseguir financiamento pela instituição. A ferramenta também permite que os interessados identifiquem as opções de crédito e apoio que melhor se encaixe no seu perfil e de suas necessidades.

O guia é bastante explicativo e interativo. Nele, é possível informar o porte, setor, objetivos e local do projeto ou empresa. Ao completar as opções, o site do banco apresenta as melhores operações para fomentação.

Em alguns casos a negociação pode ser feita pela internet mesmo. A ferramenta ainda apresenta todas as informações do que é preciso para se obter um financiamento: documentos, orientações, taxas, etc.

Para saber mais e até mesmo fazer uma simulação, você pode acessar o site do banco, na página Programas e Fundos.

Vale lembrar que o interessado também pode buscar informações em bancos públicos e agências de fomento.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário