Powered by Rock Convert

Para entrar no mundo dos investimentos, a pessoa interessada nessa empreitada deve ter em mente que o conhecimento é a chave do sucesso nessa área. Por conta disso, os investidores sempre estão em busca de saber mais sobre todo e qualquer coisa que pode influenciar diretamente nos ganhos que tal aplicação, evitando sempre perguntas como “o que é a taxa selic?

Essa é uma das perguntas mais constantes que existe no mundo dos investidores e isso demonstra o tamanho da importância que saber sobre a tão falada Selic, que com certeza muitos já ouviram falar na televisão. Ela é utilizada de muitas maneiras, principalmente no comportamento de outros indexadores e como ponto de referência para as determinar o preço de outros juros no país.

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic possui muita importância dentro da economia brasileira e é um sistema idealizado pelo Banco Central (BC) em 1979, onde a instituição consegue registrar todo o tipo de operação que envolve títulos escriturais do Tesouro Nacional. A sua sigla significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia e o principal comprador do ativo da Selic são os grandes bancos.

  • De forma resumida, a Selic é a taxa básica de juros definida pelo Banco Central a partir da venda dos títulos públicos aos grandes bancos. Em outras palavras, ela é a restituição que o Governo Federal faz as instituições financeiras que adquiriram esses títulos do tesouro nacional. Para entender melhor, é possível comparar essa negociação com o que acontece com investimentos no Tesouro Direto.

Quando alguém adquire um título do Tesouro Direto, essa pessoa está fazendo uma espécie de empréstimo ao Governo Federal, que ao devolver o valor aplicado, irá pagar juros em cima do valor que foi investido. Ele age da mesma maneira dos contratos de crédito pessoal, onde uma pessoa pega dinheiro emprestado com o banco e paga o valor corrigido com adição de juros.

Ou seja, para responder o que é a taxa Selic o investidor precisa entender que investir em títulos públicos é algo possível tanto para pessoas física, por meio do Tesouro Direto, como para os grandes conglomerados financeiros, através dos títulos escriturais. Além disso, é necessário entender que esse tipo de investimento funciona como um empréstimo feito entre o Governo e o aplicador.

A partir deste pensamento fica mais fácil entender como a taxa Selic é calculada, pois através desta forma de obter mais fundos, o Governo vai comercializar os títulos para os grandes bancos e pagar, com juros, o valor obtido por meio da venda. O percentual de juros que será pago as empresas que adquiriam as cota-partes é o valor da taxa Selic.

Saiba como ela influencia a economia e seus investimentos

A Selic é estipulada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, que define o valor oficial da taxa, que é atualizada periodicamente (a cada 45 dias). Por meio das variações existente, o órgão procura estabilizar e controlar a economia do país, deste modo o aumento da Selic representa em ótimos investimentos no Tesouro Direto.

O mesmo acontece com o modo contrário, quando a Selic cai. Isso acaba fazendo com que a taxa seja o principal controlador da inflação, influenciando diretamente na economia. Para diminuir a inflação, o governo utiliza a taxa para fazer com que menos dinheiro entre em circulação, baixando-a propositalmente, evitando o aumento dos preços e a circulação de mais dinheiro no país.

Na área dos investimentos, a taxa também tem grande atuação, principalmente em produtos como a poupança, CDB, LCA e LCI, que proporcionam maior lucro ao empreendedor de acordo com o aumento da Selic. Por isso, saber o que é a taxa Selic é essencial para aquele que desejam aplicar suas economias em aplicações e investimentos como os citados.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares