Se por força maior fomos obrigados a ficar mais tempo em casa, devemos aproveitar essa oportunidade para desfrutar melhor dos ambientes de descanso em casa. 

A varanda é aquele recanto especial que nos proporciona o mínimo de contato com o meio externo. Este também é um bom espaço para o cultivo de plantas. Um cantinho zen onde podemos relaxar, meditar e encontrar a paz interior de que tanto precisamos atualmente.

É claro que existem diversas alternativas de decoração próprias para varandas. Inclusive, é fácil encontrarmos itens novos de ornamentos e também mobiliário à venda em lojas físicas e online. 

Será possível resgatarmos aquilo que já temos em nossa varanda ou artigos perdidos em casa para uma nova opção de decoração de varanda? Bem, exatamente sobre isso que se trata o texto a seguir.

Nos próximos tópicos, acompanhe ideias e exemplos de utilização de móveis antigos e reformados, além de outros artigos lindos, para recantos de varanda.Milla Holtz & Bruno Sgrillo Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/66076/varanda

Como tornar a atmosfera de uma varanda mais agradável?

Sabe por que essa pergunta é tão importante? É porque a sua resposta pode revelar qual a utilização que você deseja fazer da varanda da sua casa. 

E o conjunto de móveis e ornamentos que você escolher depois devem contribuir para a funcionalidade deste espaço e também a sua beleza, é claro. E podemos te ajudar na escolha deste se tem, sim. Confira as nossas recomendações:

  1. Aproveite ao máximo a boa energia que as plantas podem emitir para os ambientes decorados. Em varandas, super combina a ideia de jardineiras feitas com material reciclado, como madeira.
  2. O contraste das cores e texturas das espécies naturais com elementos de decoração feitos em alumínio e plástico, por exemplo, pode ser algo bem interessante para a decoração da sua varanda de casa. Aposte nessa ideia.
  3. Por conta da exposição que a varanda tem ao meio externo, é pouco provável que os seus móveis sejam tão confortáveis quanto os que vemos nos interiores. Contudo, existe sempre a possibilidade de, sobre algumas peças utilizadas, serem colocados finos acolchoados ou até almofadas envoltos com tecido impermeável acquablock. E, neste caso, quanto mais pudermos explorar as estampas e cores vivas e alegres, melhor.
  4. Itens de decoração que também combinam com varanda são as peças entalhadas ou recortadas em madeira, assim como as lamparinas de metal.
  5. Por fim, indicamos os arranjos naturais e também miniaturas que remetem às atividades e práticas realizadas ao ar livre, como bicicletas e carrinhos de mão.

Em se tratando de decoração de varanda, é importante que você pense no todo, mas não esqueça de imaginar zonas individuais dentro deste conjunto. 

Por exemplo, um espaço onde você possa sentar e ler um livro; outro onde você possa criar uma pequena horta; e ainda outro que seja base para o seu cantinho do café. E para cada uma destas áreas não esqueça de dar o seu toque pessoal; é isso que tornará o ambiente mais acolhedor.

Paula Russo https://www.vivadecora.com.br/foto/28407/sofa-com-tecido-azul-e-mesa-de-centro-de-madeira

SQ+ Arquitetos Associados https://www.vivadecora.com.br/foto/65496/mesa-de-centro-de-madeira-e-poltronas-estofadas 

Quais os móveis inusitados que posso usar para compor uma decoração de varanda?

Certamente, você pode encontrar peças mobiliárias para exteriores lindíssimas à venda nas lojas. Mas lembra que indicamos que você utilizasse esse recanto de casa para dar o seu toque pessoal? 

Então, que tal explorar a sua criatividade? Decoração de varanda permite isso. Como se trata de uma área mais descontraída, torna-se coerente que o seu cenário sai um pouco do padrão que existo na decoração de dentro de casa.

Por exemplo, ao invés de termos um sofá tradicional, podemos optar por um banco longo acompanhado de almofadas e também alguns banquinhos menores. 

O conjunto de estar também pode ter mesinhas auxiliares; e as mesmas podem ser feitas talvez por rolos de fios de energia reaproveitados. E se a área for fechada? Daí podemos ter junto a isto algumas cadeiras e poltronas estofadas e multicoloridas. O que acha?

Devemos lembrar que muitas varandas são utilizadas como varanda gourmet. Curiosamente, neste caso, podem surgir outros itens na decoração do ambiente. É o caso das bancadas de pedra ao lado de churrasqueiras. Ou então das mesas de jantar e também das mesas tipo bar, com altura mais elevada.

Eder Mattiolli https://www.vivadecora.com.br/foto/30486/outros-ambientes

Serra Vaz Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/169614/mesa-e-cadeiras-de-madeira

Revista Viva Decora 2 https://www.vivadecora.com.br/foto/214592/varanda-com-mesa-de-madeira-com-pintura-colorida

Como aproveitar um móvel antigo em decoração de varanda?

Você pode fazer uma busca apurada por toda a sua casa e separar alguns itens que podem vir a compor uma nova decoração para varanda do seu imóvel. Mantenha a mente aberta para as possibilidades. 

Pegando o gancho do tópico anterior, uma sugestão que te damos é tentar aproveitar as velhas cadeiras da sala de jantar, mas com uma cobertura de revestimento de tecido novo, preferencialmente impermeável.

Artigos como aparador de hall de entrada, mesinha de centro de sala de estar, e até escadas antigas de lavanderia podem ser utilizados nesta nova decoração. 

Se estas peças são feitas de madeira, como medida de proteção, é melhor que elas sejam envernizadas. Outra ideia é pintá-las com tinta acrílica, inclusive imitando efeitos de desgaste – como é possível se fazer através da técnica artesanal da pátina.

Estantes e cadeiras de metal, por exemplo, também podem fazer parte desta decoração desde que não apresentem pontos de ferrugem. Isto poderia comprometer o piso da área externa. 

Se for possível, pode-se tentar passar uma solução de removedor de ferrugem nas peças e, depois disso, dar uma nova cobertura de fundo galvanizado mais uma camada de tinta esmalte contra ferrugem.

Esperamos que você tenha tido boas ideias através deste texto. Aproveite e comece logo a mudar sua varanda para melhor!

RAP Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/162513/moveis-de-madeira-com-patina 

DM Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/41398/gazebo-com-moveis-em-madeira

Essas dicas de como decorar a varanda foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentários